Vedando o encaixe do Escapamento e evitando que Bina suje de óleo

matheus19

New member
Ideia Vedar o encaixe do Escapamento

Quem ai tem uma bina 2t seja 50cc ou 80cc (Nas 4t acredito que isso não ocorra, mas se quiser tentar por mim tudo bem hehe.) ja deve ter se incomodado com a sujeira de óleo no pé de vela ou mesmo na coroa dianteira da bina, olhando para o escapamento, podemos ver que isso ocorre por que o escapamento tem um encaixe que nao tem nehuma vedação e por isso os gases saem por esse encaixe sujando seu quadro, pé de vela, coroa dianteira e ate mesmo seu pé deixando seu sapato com pingos de óleo (ja aconteceu comigo). A ideia que vou mostrar aqui e como vedar esse encaixe com uma simples tira de camara de ar de bicicleta.

Tentem por sua conta e risco, não me responsabilizo por nada que acontecer de errado durante o processo ok!

Como estou limitado a postar somente 4 imagens vou deixar o link para as imagens.

Então para começar, retirámos o escape do motor usando uma chave 10mm (Faça isso com o MOTOR FRIO se não pode danificar os parafusos de fixação)

Depois de retirado o escape do motor, retirámos o parafuso que fica na parte inferior do escape, ele segura a parte inferior do escape, "aquele copinho"
Imagem003.jpg

http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem005.jpg

Após retirar o parafuso puxe o "copinho" do escape de modo que ele saia como na foto abaixo.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem006.jpg

E uma boa idéia limpar esse copinho com um pano para retirar o excesso de óleo, feito isso pegue uma camara de ar (aquela que você ia jogar fora, que está furada).
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem004.jpg

Corte uma tira de uns 1,5 cm como na foto abaixo. Atenção a tira tem que ser em forma de anel, não corte apenas um lado da camara de ar.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem008.jpg

Vamos colocar essa tira entre esse "degrau" do "copinho".
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem010.jpg

Ela vai ficar assim.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem011.jpg

Observe que tem que sobrar em torno de 1mm na parte superior como na foto abaixo.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem012.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem013.jpg

Se montarmos o escape agora o óleo que saia pelo encaixe, agora ira ficar preso dentro do escape e como não há nehuma saida para ele, vamos ter que fazer um furo no tubo da saida dos gases para que o óleo tambem saia veja o exemplo nas imagens abaixo:

Escape Normal sem modificações.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/escapamentonormal.jpg

Escape agora com encaixe vedado mas sem furo no tubo da saida dos gáses (o óleo fica retido no escapamento).
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/escapamentooleo.jpg

A solução e fazer um pequeno furo com uma furadeira na base do cano da saida dos gases para que o óleo tambem saia.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/escapamentofuro.jpg

Olha como o "copinho" deve ficar (Repare o furo na base do cano da saida dos gáses)
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem009.jpg

Após fazer o furo e colocar a tira na posição certa (1mm sobrando na parte superior) vamos pegar o "copinho" e coloca-lo novamente no escape.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem015.jpg

Depois pegamos o parafuso e apertamos novamante de modo que não fique muito aparteado mas tambem nem desapertado ou seja aperte ate ficar um pouco duro
(Atenção se Apertar de mais corre o risco da tira ser cortada pelo "copinnho" com a junção do escape)
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem016.jpg

Depois de aprertado o escapamento está pronto para ser colocado novamente no motor.
http://i1118.photobucket.com/albums/k615/matheusfreitas19/Outras imagens/Imagem017.jpg

Veja como ficou na minha Bina.
Imagem018.jpg

Olha como o quadro, coroa dianteria e o pé de vela não esta mais sujo de óleo. (os raios da roda traseira poderao continuar se sujando mas em menor quantidade).
Imagem001.jpg

O som do escapamento da minha Bina mudou apos vedar o encaixe ele ficou um pouco mais silenciosa, e o som dele ficou mais legal na minha opinião :)

Última edição:

Passaro de fogo

New member
Amigo,
Olha, até que vc teve uma idéia muito boa. Mais em meu ponto de vista, isso não vai durar muito e com certeza vc terá problema futuramente.
Porque: Primeiro que este anel feito de câmara de ar vai derreter, pois o escapamento esquenta muito. Segundo, vc em furar o escapamento já está saindo de seu projeto de fábrica.
Pra ser sincero eu jamais me arriscaria fazer esta modificação.
Abraços.

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Hummmm borracha de câmara de ar e escapamento?

Uma vez depois de andar por uns 15 ou 20 minutos encostei o peito do pé (pois é estava de sandália) nesta tampinha e me queimei feio de tão quente que estava. Acredito que esta borracha não resistirá muito tempo ao enorme calor do escapamento vindo a derreter.

Se o problema era vazamento bastava levar a uma loja de escapes e aplicar entre a tampa e o corpo do silencioso a pasta de vedação utilizada nas juntas de escapamento de carro. Elas resistem a mais de 1.000ºC antes de esfarelar.

Quanto ao ato de furar o silencioso é considerado alteração e isso invalida a garantia além de causar desequilíbrio na compressão interna o que poderá levar o motor a falhar. Explicando melhor a saída dos gases é responsável pela criação do vácuo que puxa o combustível para dentro da câmara de combustão (isso em todos os motores 2 tempos) então qualquer alteração no silencioso deverá ser acompanhada de alterações no carburador que compensem a maior vazão nos gases. Abç

matheus19

New member
Bom e como eu disse faça por sua conta e risco eu fiz por que não aguentava mais o tennis cheio de pintos de óleos e com o cheiro forte de óleos queimado. Mas também se quiser só colocar a tira de borracha sem furar o escape só para ver como fica ou mesmo usando praia sempre unico problema e que ira juntar óleo e ai de vez em quando você ira ter que tirar a parte de baixo do escape e retirar o óleo. Sobre a questão da borracha derreter coloquei na minha a 1 semana e ate agora não derreteu acredito que talvez seja por que o final do escape ele não esquente tanto quanto o início do escape onde tenho certeza que ali a borracha iria derreter com certeza. Mas enfim eu modifiquei o escape e não me arrependimento disso :)
Abraço.

Passaro de fogo

New member
Bom e como eu disse faça por sua conta e risco eu fiz por que não aguentava mais o tennis cheio de pintos de óleos e com o cheiro forte de óleos queimado. Mas também se quiser só colocar a tira de borracha sem furar o escape só para ver como fica ou mesmo usando praia sempre unico problema e que ira juntar óleo e ai de vez em quando você ira ter que tirar a parte de baixo do escape e retirar o óleo. Sobre a questão da borracha derreter coloquei na minha a 1 semana e ate agora não derreteu acredito que talvez seja por que o final do escape ele não esquente tanto quanto o início do escape onde tenho certeza que ali a borracha iria derreter com certeza. Mas enfim eu modifiquei o escape e não me arrependimento disso :)
Abraço.

Amigo,
Isso aí só pode ser piada? borracha em escapamento?
Claro que em breve esta borracha vai virar mingal...
O mais certo seria vc vedar esta tampa do escape com silicone de alta temperatura. Aí, sim, vai vedar e durar por muito tempo. E ainda por cima vc pode abrir a tampa a hora que desejar, pois o silicone é fácil de descolar.
Isso que vc fez não tem nenhuma lógica viu!

matheus19

New member
Com a tira de câmara de ar eu posso retirar a tampa hora que eu quiser tambem.Sobre não ter lógica claro que tem lógica única coisa que esta errado e a utilização da borracha que derreteria fora isso minha ideia tem lógica pelomenos e o que eu acho.
Mas ainda bem que isso e um forum e aqui possamos discutir sobre a minha ideia e arruma-a adequadamente :)

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Concordo com a colocação do Mateus sobre a validade de ter uma idéia e testá-la. Pode dar certo? Pode não dar? Mas o que importa é que um problema que incomodava foi resolvido com criatividade e principalmente iniciativa.

Quanto à questão do número de fotos permitido é coisa do software que utilizamos para o Fórum. Você poderá contornar este limite postando 4 fotos por postagem e respondendo à própria postagem com mais 4 fotos e assim por diante. Acredite que as imagens são muito mais atraentes do que os links :(

Teste seu "invento" e vá nos falando como está a durabilidade da borracha Ok. Abç

matheus19

New member
eu ate pensei em fazer 1 post a cada 4 imagens mais nao tinha certeza se era contra as regras entao coloquei os links. Se eu recriar um novo post você apagaria esse aqui? ou tem outro jeito de responder meu post mas sem que as imagens fiquem aqui em baixo? desculpe minha ignorancia qualquer coisa ai Valeu.

budget100

New member
A idéia proposta para a solução de um problema que possa incomodar a muitos eu achei muito interessante. Sobretudo, a vontade de compartilhar no fórum os resultados. Se o problema foi resolvido, isso é que importa. Creio que a câmera de ar não seja o material mais indicado por não ter sido feito para isso. Mas foi o que havia em mãos para a solução. Se a borracha se derreter basta executar, de novo, todo o procedimento, substituindo a câmera de ar por uma vedação mais indicada como "veda escape" ou o equivalente de silicone. Minha sugestão é a de colocar sikaflex 221 - que utilizamos em embarcações para todo o tipo de vedação inclusive em locais de temperatura elevada.

O que ainda tenho dúvida é o furo para a saída do óleo. Não creio que o projeto tenha sido concebido com uma má vedação na saída do silencioso para deixar escorrer o pouco de óleo que sai pelo escapamento. Assim, o furo realizado poderá alterar o funcionamento da saída da descarga e do motor. No caso do óleo que fica no interior da escapamento é normal em motores dois tempos. Embora dê a impressão de que ele precisa ser "retirado", ocorre que com o motor em funcionamento, o pouco de óleo existente é aquecido, agitado e vaporizado, saindo junto com os gases da descarga quando o motor estiver em funcionamento. Achei a idéia válida. Farei isso na minha bina usando veda escape e, a princípio, sem o furo para a saída do óleo por entender ser desnecessário.

matheus19

New member
So fiz o furo por que desde que eu montei meu kit eu ja avia colocado a tira da camara de ar mas ai me percebi que meu escape nao estava mais pingado óleo ao contrario da bina do meu amigo que o escapamente parecia "cuspir" óleo hehe, entao depois de uma semana eu fui abrir a tampa do escape e quando abri escorreu muito óleo ai que eu percebi que não tinha como aquele óleo sair a nao ser se juntasse tanto óleo ate chegar no tubo superior da saida do escape, sei que parece loucura mais eu pensei em fazer um furo na tampa mais não queria pois eu não queria fazer um furo extra na então cheguei a conclusão que se eu fizesse um furo bem na base do cano da tampa por onde sais os gáses, assim os gáses epurraria o óleo e tambem quando eu parasse em algum lugar o óleo escoaria por esse furo.

o furo que fiz foi pequeno não creio que mudaria alguma coisa pois no final o diametro do cano no qual os gáses sairiam seria o mesmo pelo menos é o que eu acho hehe
veja ai a imagem do furo
Imagem009.jpg

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Pode deixar a postagem como está Mateus pois se apagarmos agora para que você poste novamente as postagens de nossos amigos também sumiriam e o Tópico ficaria meio sem pé nem cabeça. Da próxima vez pode postar quantas imagens achar necessário lembre-se no entanto que devem ser 4 por tópico, mas poste quantos tópicos quiser. Por experiência própria tópicos com fotos são mais "interessantes" do que Tópicos com links já que muitos ficam receosos de abrir links externos ao Fórum.

Quanto ao óleo pingando no escape, acredite isso é absolutamente normal em motores 2 tempos principalmente em motores em fase de amaciamento quando recebem maior quantidade de óleo 2 tempos por litro de gasolina (63Ml contra 43Ml após amaciado) e o carburador está regulado para trabalhar propositalmente com a mistura mais rica proporcionando melhor lubrificação e temperaturas mais baixas na câmara de combustão.

Depois dos primeiros 500Km de uso quando termina o amaciamento a mistura pode ser regulada e com a diminuição da quantidade de óleo 2T misturado à gasolina o "pinga pinga" tende a diminuir sensivelmente.

No mais foi o que disse antes. Parabéns pela iniciativa, pela qualidade das fotos e pela gentileza em compartilhar com a gente. Forte abraço

budget100

New member
Olá Matheus.
Ficou bom. Agora entendi melhor o furo. Você forçou sair pelo orifício normal. Boa a idéia! Mas os "pinguinhos" em motor 2T são marcas registradas!!! Lembra minha velha Harley Davidson que deixava marcas por onde eu estacionava. O serviço também ficou no capricho!

matheus19

New member
Está durando...

para enteder melhor o tão polemico furo hehehe estou postando uma foto do exterior do escape onde mostra o furo que foi feito

Imagem011d.jpg

Sobre a questão de não derreter hoje eu andei 26km direto e a borracha nao derreteu e olha que o escape esquentou pra caramba!

Imagem003-1.jpg

Imagem001-1.jpg

Imagem002.jpg

E o melhor de tudo e que nem o pé de vela e nem meu tennis sujou de óleo =)

Carlos Mayer

New member
Muito bacana Matheus... Quem sabe você descobriu a solução???

Considerando que uma câmara de ar velha seja suficiente para fazer mais de 200 destas juntas mesmo que venha a estragar ou derreter ou mesmo ressecar com o uso é muito simples e barato trocar por outra. Forte abraço e parabéns

budget100

New member
Olá Matheus.
Andei pensando, mais um pouco, sobre o "Polêmico" furo no escapamento. Uma coisa, a meu ver bastante relevante, foi você ter dito que após andar quase 27 quilômetros a bina estava muito mais limpa do que antes. Isso é realmente importante.

Como você fez um furo para dentro da saída, na parte mais baixa, aquele depósito de óleo não mais ficará no interior do silencioso. Isso poderá fazer com que o silencioso, com o motor em funcionamento, trabalhe com menos óleo se agitando em seu interior, vazando por onde vazava e se dirigindo para a saída correta. Aqueles indesejáveis vazamentos que você retirou, que permitia que o óleo saisse pingando sem um correto direcionamento, se não afetou o desempenho e não está sujando tanto a bina creio que sua idéia foi um sucesso. Tenho curiosidade de saber apenas se com a bina parada existem no chão (ou em um papelão) mais ou menos óleo do que antes...

matheus19

New member
Olá Matheus.
Andei pensando, mais um pouco, sobre o "Polêmico" furo no escapamento. Uma coisa, a meu ver bastante relevante, foi você ter dito que após andar quase 27 quilômetros a bina estava muito mais limpa do que antes. Isso é realmente importante.

Como você fez um furo para dentro da saída, na parte mais baixa, aquele depósito de óleo não mais ficará no interior do silencioso. Isso poderá fazer com que o silencioso, com o motor em funcionamento, trabalhe com menos óleo se agitando em seu interior, vazando por onde vazava e se dirigindo para a saída correta. Aqueles indesejáveis vazamentos que você retirou, que permitia que o óleo saisse pingando sem um correto direcionamento, se não afetou o desempenho e não está sujando tanto a bina creio que sua idéia foi um sucesso. Tenho curiosidade de saber apenas se com a bina parada existem no chão (ou em um papelão) mais ou menos óleo do que antes...

Existe menos agora pos antes pigava de dois lugares, um do escapamento e outro da coroa e do pe de vela que se sujava tanto que quando eu parava comçava a pingar tambem.

Escreva sua resposta ...