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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 6150" data-attributes="member: 16"><p>Olá Matheus e Tioruja</p><p></p><p>De fato as campânulas não são perfeita ou absolutamente alinhadas já que não são balanceadas... Pequenas variações existem e realmente causam oscilações quando em funcionamento mas não o suficiente a ponto de causar danos ao retentor do virabrequim. Devemos levar em consideração que após poucos quilômetros de uso os próprios pads acabam desgastando a superfície da campânula e acabam acomodando-se a ela...</p><p></p><p>Estou hoje no meu terceiro kit de 4 tempos e nunca precisei substituir a campânula por quebra, problemas relacionados a vibração ou mesmo danos ao retentor do virabrequim. Uma solução seria retirar a campânula e levá-la a um torneiro mecânico de forma que fosse avaliada e se fosse o caso devidamente balanceada.</p><p></p><p>Com relação a troca do retentor Matheus é preciso saber se você usou o retentor original ou similar de boa qualidade e a forma como inseriu o retentor no eixo. Acredite que uma batida de mal jeito e o funcionamento acaba comprometido. Trancos na clutch box também podem "empenar" a campânula e até romper as molas de retorno dos pads (já vi os dois casos em motores que consertei em minha oficina).</p><p></p><p>Por curiosidade abrirei um dos meus kits amanhã (Domingo) e verificarei a situação da campânula dele. Volto com os resultados Ok. Forte abraço aos amigos</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 6150, member: 16"] Olá Matheus e Tioruja De fato as campânulas não são perfeita ou absolutamente alinhadas já que não são balanceadas... Pequenas variações existem e realmente causam oscilações quando em funcionamento mas não o suficiente a ponto de causar danos ao retentor do virabrequim. Devemos levar em consideração que após poucos quilômetros de uso os próprios pads acabam desgastando a superfície da campânula e acabam acomodando-se a ela... Estou hoje no meu terceiro kit de 4 tempos e nunca precisei substituir a campânula por quebra, problemas relacionados a vibração ou mesmo danos ao retentor do virabrequim. Uma solução seria retirar a campânula e levá-la a um torneiro mecânico de forma que fosse avaliada e se fosse o caso devidamente balanceada. Com relação a troca do retentor Matheus é preciso saber se você usou o retentor original ou similar de boa qualidade e a forma como inseriu o retentor no eixo. Acredite que uma batida de mal jeito e o funcionamento acaba comprometido. Trancos na clutch box também podem "empenar" a campânula e até romper as molas de retorno dos pads (já vi os dois casos em motores que consertei em minha oficina). Por curiosidade abrirei um dos meus kits amanhã (Domingo) e verificarei a situação da campânula dele. Volto com os resultados Ok. Forte abraço aos amigos [/QUOTE]
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