Vazamento de Oleo no Filtro de Ar

Guilherme Gomes

New member
Bom dia pessoal,

Tenho um motor 4 tempos e está vazando óleo pelo filtro de ar..não é muito mas fiquei preocupado!
Já olhei alguns fóruns de motos e tem algumas opções:
  1. Muito óleo (porém medi certinho 250ml)
  2. Problemas no carburador
  3. Ou pode ser vazamento de gasolina(descartada)

Enfim alguém teve algum problema deste tipo pra dar uma luz?!

Valeu.

Tenho algumas experiências como catraca da clutch box rodando em falso e quebra de junção da corrente que depois posto!


Abraços
 

Carlos Mayer

New member
O único óleo que pode vazar do carburador de uma 4 tempos é o óleo aplicado ao elemento filtrante na fábrica e que deve ser aplicado novamente após a lavagem do elemento a cada 300 ou 400Km de uso... Mesmo com o tubo de borracha inferior (um tubo mais grosso que sai do filtro em direção ao bloco) servindo de respiro do cárter não tem como chegar óleo do cárter no filtro de ar...

O teste para comprovação é simples... Retire a tampa do filtro, o elemento filtrante, limpe completamente todos os resíduos de óleo e coloque o motor para funcionar... Verifique então se aparece mais óleo... O elemento filtrante deve ser lavado carinhosamente com um pouco de gasolina limpa em seguida com água corrente e detergente. Deixe secar completamente a sombra e antes de instalar aplique um pouco de óleo retirando o excesso...

A clutch box não possui "catraca" nenhuma Guilherme mas dois pinhões (emparelhados) e duas engrenagens (emparelhadas) interligadas por corrente. A menor à campânula que recebe a rotação dos pads da embreagem e a maior é ligada diretamente ao eixo do pinhão...

Aqui você vê o conjunto aberto quando fiz a limpeza e aplicação de graxa...

PQAAANixF-Z-VyWUqEMk3nsQ2G3okl0m9Rw3ZQLhfp5GFF3oXn7cIsEo6GwppAe8JjgP-HTYFuio3v_d_LRSaBPEGsgAm1T1UEMjwqowCyu1I9ksC3PVELwCU_sd.jpg


Pelo outro lado (soltando a clutch box do motor) apenas a campânula...

PQAAAOVd3-kLS5KYcs75OUNSos5tSib_-R7UAG2-yyomEeqlu1a5hOCo7apppF6M-OcfUxiERkxg1aW4fzy0sHhDDswAm1T1UN91_xli29e07YoVeGVz-C5j8vu9.jpg


E os pads...

PQAAACvbHFQ3o2PCCaMRbTjrN1-KUemvzAedCtL8XaqHApiIH7Z3KskMwlaOrzCnvxcQsaFNN294PaPb9NhZ-pi6xUYAm1T1UB7Ew3_gswyyqPABbNM2qj8HLEkc.jpg


Verifique se a borracha de respiro do cárter está corretamente instalada e encaixada... Na foto abaixo a borracha preta mais grossa que sai do bloco e é conectada ao filtro...

PQAAAMv4ofqjTXoixq2FZUB5F4vrikXqhxC1oqCLWsUaBHvNyGxfRkSwlyjcfpL-s012ao9n0cYmDC2QsAlxvkL7tlcAm1T1UNIID6M_npmhnYiJBlmTfUht9dMP.jpg


Pedro Nizer... A sua não é uma 2 tempos???
 

Guilherme Gomes

New member
Carlos,

me ocorreu uma ideia...
Acho que a inclinação da bike parada(meu pezinho é horroroso), propicia esse problema.
Resolvi tirar fotos ilustram melhor o problema
2012-07-10_12-04-46_108.jpg
2012-07-10_12-05-00_978.jpg
2012-07-10_12-05-09_358.jpg
2012-07-10_12-05-22_264.jpg
2012-07-10_12-05-43_653.jpg

o que você acha!?
Vou comprar outro por via das dúvidas.

Abraços,
 

Carlos Mayer

New member
Guilherme continuo achando impossível amigo...

Veja um 4 tempos aberto... Aquelas abertura que você vê é o cárter e como pode ver pela imagem ela fica na parte baixa do motor. A engrenagem plástica da foto é a da bomba de óleo...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t2olJBTJo9OMQysL6S282DOp5r79S_en6pCW4cyiQ_p8zbaWfd70tIv8lX9AG5eXx1djWye2GQl1gaXYiZKazCAJtU9VC_4yccPh0cMJSrzBIKXXT93bpgJQ.jpg


Aqui sem a engrenagem de acionamento da bomba de óleo...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vNT5qq5cA8O279E363pX6m2PNi14QHj3_syrN7GvqihALsmVqo4Q0zW6pQVICHqnyLPxSQ91y7hW5Lb9GJccH0AJtU9VCYyTsvinDSAf9w_3CCEaRWeUz59g.jpg


Você fez o que eu te disse? Limpar o elemento, limpar o filtro e colocá-la em funcionamento?

Uma 4 tempos que vendi a pouco mais de 1 mês usava o mesmo descanso e nunca teve o filtro de ar molhado de óleo por isso...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uLZ9Jf6M21yuRO3FsJsIIakE54_j2bAAtqUVgSKBd9bVQCf8c4gwnTWRDbYKeoDCY5ztKZRuQ2RgpF01PDo5-mAJtU9VDwxnWbQD7wHvNPj4ZrnWux4BHJnw.jpg


Faça o teste Ok... Abç
 

Carlos Mayer

New member
Acho que sim Matheus...

Olhando a cuba do carburador na última foto percebe-se nitidamente que são respingos da corrente... Acontece com as minhas quando lubrifico...
 

Davitech

New member
Tenho uma 4T t belt com 300km rodados e acontece exatamente isso, exatamente igual as fotos do Guilherme, e posso afirmar que o oleo sai do filtro de ar, pois ja fiquei observando e vi pingar de lá; nao sei se tem haver mas o motor da minha bike fica inclinado uns 45ºpra tras no quadro,pq quase nao cabia, tipo, a bike normal com as duas rodas no chao, o motor fica numa posiçao de como se eu tivesse empinando ela uns 30cm.
 
Top