Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
Bicicletas Elétricas E-Bike
Bicicletas Elétricas, E-Bikes
TCC Bicicleta elétrica
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="felipecs" data-source="post: 9887" data-attributes="member: 3516"><p>bacana hahhaah da pra explicar direito então hahah</p><p></p><p>Então, o freio seria o próprio motor. Vc colocaria a bateria descarregada como carga do motor nos terminais, enquanto a roda da bicicleta fornece energia no eixo. Só tem que ver como diabos é a saída do motor.</p><p></p><p>Se for aquele dc de escova normalzão, sairia uma tensão dc variando de acordo com a velocidade do eixo. a ideia é pegar essa tensão variante e tornar ela constante na tensão da bateria (pra isso o conversor dc-dc, fazer uma fonte de corrente), porque se não a primeira freada que vc der pode queimar a bateria.</p><p></p><p>Se bobear, se o carregador funcionar que nem um de notebook (que carrega a bateria ao mesmo tempo que ela pode ser consumida), vc só precisa fazer esse conversor dc-dc pra soltar uma tensão igual a de entrada do carregador depois que ele passa da parte que retifica e abaixa a tensão da rede. Que aí quando vc freia vc só desliga a via que sai da bateria pro motor (alimentando o motor) e liga a que vai do motor, passa pelo conversor dc-dc e pelo carregador e vai pra bateria (carregando a bateria).</p><p></p><p>No caso da gambiarra do carregador (que desliga quando a bateria está cheia) vc precisa saber pra onde diabos vai o que está sendo gerado no motor. Eu acho que aconteceria seria que o carregador abriria os terminais do motor, e ele pararia de frear (seria interessante ligar o freio do motor no freio mecânico, se isso acontecer). E tem que ver o limite de entrada de corrente no carregador também.</p><p></p><p>Agora, se fizer tudo isso certo, deve dar pra estender o percurso aí em uns 50% se o rendimento do motor for 70% (muito baixo) e o rendimento do processo de carga for 70%:</p><p>0,7 [0,7 x] = 0,49x.</p><p>Com isso eu digo: a cada completa descarga da bateria e completa recuperação, me sobram 49%. Desconsiderando as perdas por atrito da roda com o chão, coisa dissipada nos rolamentos da roda, aquecimento da bateria, e muita coisa mais, o que deve fazer cair esse rendimento bastante. Mas se o rendimento chega em +10~20% é coisa que só tem como ver fazendo teste com tudo pronto.</p><p></p><p>Lembra que isso é a ideia que eu tenho! Só pra te guiar mesmo, nunca fiz nada parecido funcionar!</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="felipecs, post: 9887, member: 3516"] bacana hahhaah da pra explicar direito então hahah Então, o freio seria o próprio motor. Vc colocaria a bateria descarregada como carga do motor nos terminais, enquanto a roda da bicicleta fornece energia no eixo. Só tem que ver como diabos é a saída do motor. Se for aquele dc de escova normalzão, sairia uma tensão dc variando de acordo com a velocidade do eixo. a ideia é pegar essa tensão variante e tornar ela constante na tensão da bateria (pra isso o conversor dc-dc, fazer uma fonte de corrente), porque se não a primeira freada que vc der pode queimar a bateria. Se bobear, se o carregador funcionar que nem um de notebook (que carrega a bateria ao mesmo tempo que ela pode ser consumida), vc só precisa fazer esse conversor dc-dc pra soltar uma tensão igual a de entrada do carregador depois que ele passa da parte que retifica e abaixa a tensão da rede. Que aí quando vc freia vc só desliga a via que sai da bateria pro motor (alimentando o motor) e liga a que vai do motor, passa pelo conversor dc-dc e pelo carregador e vai pra bateria (carregando a bateria). No caso da gambiarra do carregador (que desliga quando a bateria está cheia) vc precisa saber pra onde diabos vai o que está sendo gerado no motor. Eu acho que aconteceria seria que o carregador abriria os terminais do motor, e ele pararia de frear (seria interessante ligar o freio do motor no freio mecânico, se isso acontecer). E tem que ver o limite de entrada de corrente no carregador também. Agora, se fizer tudo isso certo, deve dar pra estender o percurso aí em uns 50% se o rendimento do motor for 70% (muito baixo) e o rendimento do processo de carga for 70%: 0,7 [0,7 x] = 0,49x. Com isso eu digo: a cada completa descarga da bateria e completa recuperação, me sobram 49%. Desconsiderando as perdas por atrito da roda com o chão, coisa dissipada nos rolamentos da roda, aquecimento da bateria, e muita coisa mais, o que deve fazer cair esse rendimento bastante. Mas se o rendimento chega em +10~20% é coisa que só tem como ver fazendo teste com tudo pronto. Lembra que isso é a ideia que eu tenho! Só pra te guiar mesmo, nunca fiz nada parecido funcionar! [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
Bicicletas Elétricas E-Bike
Bicicletas Elétricas, E-Bikes
TCC Bicicleta elétrica