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<blockquote data-quote="felipecs" data-source="post: 9887" data-attributes="member: 3516"><p>bacana hahhaah da pra explicar direito então hahah</p><p></p><p>Então, o freio seria o próprio motor. Vc colocaria a bateria descarregada como carga do motor nos terminais, enquanto a roda da bicicleta fornece energia no eixo. Só tem que ver como diabos é a saída do motor.</p><p></p><p>Se for aquele dc de escova normalzão, sairia uma tensão dc variando de acordo com a velocidade do eixo. a ideia é pegar essa tensão variante e tornar ela constante na tensão da bateria (pra isso o conversor dc-dc, fazer uma fonte de corrente), porque se não a primeira freada que vc der pode queimar a bateria.</p><p></p><p>Se bobear, se o carregador funcionar que nem um de notebook (que carrega a bateria ao mesmo tempo que ela pode ser consumida), vc só precisa fazer esse conversor dc-dc pra soltar uma tensão igual a de entrada do carregador depois que ele passa da parte que retifica e abaixa a tensão da rede. Que aí quando vc freia vc só desliga a via que sai da bateria pro motor (alimentando o motor) e liga a que vai do motor, passa pelo conversor dc-dc e pelo carregador e vai pra bateria (carregando a bateria).</p><p></p><p>No caso da gambiarra do carregador (que desliga quando a bateria está cheia) vc precisa saber pra onde diabos vai o que está sendo gerado no motor. Eu acho que aconteceria seria que o carregador abriria os terminais do motor, e ele pararia de frear (seria interessante ligar o freio do motor no freio mecânico, se isso acontecer). E tem que ver o limite de entrada de corrente no carregador também.</p><p></p><p>Agora, se fizer tudo isso certo, deve dar pra estender o percurso aí em uns 50% se o rendimento do motor for 70% (muito baixo) e o rendimento do processo de carga for 70%:</p><p>0,7 [0,7 x] = 0,49x.</p><p>Com isso eu digo: a cada completa descarga da bateria e completa recuperação, me sobram 49%. Desconsiderando as perdas por atrito da roda com o chão, coisa dissipada nos rolamentos da roda, aquecimento da bateria, e muita coisa mais, o que deve fazer cair esse rendimento bastante. Mas se o rendimento chega em +10~20% é coisa que só tem como ver fazendo teste com tudo pronto.</p><p></p><p>Lembra que isso é a ideia que eu tenho! Só pra te guiar mesmo, nunca fiz nada parecido funcionar!</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="felipecs, post: 9887, member: 3516"] bacana hahhaah da pra explicar direito então hahah Então, o freio seria o próprio motor. Vc colocaria a bateria descarregada como carga do motor nos terminais, enquanto a roda da bicicleta fornece energia no eixo. Só tem que ver como diabos é a saída do motor. Se for aquele dc de escova normalzão, sairia uma tensão dc variando de acordo com a velocidade do eixo. a ideia é pegar essa tensão variante e tornar ela constante na tensão da bateria (pra isso o conversor dc-dc, fazer uma fonte de corrente), porque se não a primeira freada que vc der pode queimar a bateria. Se bobear, se o carregador funcionar que nem um de notebook (que carrega a bateria ao mesmo tempo que ela pode ser consumida), vc só precisa fazer esse conversor dc-dc pra soltar uma tensão igual a de entrada do carregador depois que ele passa da parte que retifica e abaixa a tensão da rede. Que aí quando vc freia vc só desliga a via que sai da bateria pro motor (alimentando o motor) e liga a que vai do motor, passa pelo conversor dc-dc e pelo carregador e vai pra bateria (carregando a bateria). No caso da gambiarra do carregador (que desliga quando a bateria está cheia) vc precisa saber pra onde diabos vai o que está sendo gerado no motor. Eu acho que aconteceria seria que o carregador abriria os terminais do motor, e ele pararia de frear (seria interessante ligar o freio do motor no freio mecânico, se isso acontecer). E tem que ver o limite de entrada de corrente no carregador também. Agora, se fizer tudo isso certo, deve dar pra estender o percurso aí em uns 50% se o rendimento do motor for 70% (muito baixo) e o rendimento do processo de carga for 70%: 0,7 [0,7 x] = 0,49x. Com isso eu digo: a cada completa descarga da bateria e completa recuperação, me sobram 49%. Desconsiderando as perdas por atrito da roda com o chão, coisa dissipada nos rolamentos da roda, aquecimento da bateria, e muita coisa mais, o que deve fazer cair esse rendimento bastante. Mas se o rendimento chega em +10~20% é coisa que só tem como ver fazendo teste com tudo pronto. Lembra que isso é a ideia que eu tenho! Só pra te guiar mesmo, nunca fiz nada parecido funcionar! [/QUOTE]
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