Olá Carlos e amigos.
A idéia do tanque já me fez não querer trabalhar hoje!!!! Depois de ver a idéia do Carlos, retornei ao computador, algumas vezes, para analisar os passos na construção do tanque. Como a minha bicicleta ainda não chegou não pude colocar-me em campo - apenas analisei o trabalho a ser feito - nos últimos anos tenho trabalhado com fibra de vidro para solucionar problemas na área náutica. Para a realização do tanque tenho algumas sugestões a fazer para que alguns, com pouca ou nenhuma prática em fibra de vidro, não se vejam frustrados na realização de um trabalho que tem o objetivo tornar sua bike mais espetacular.
A FIBRA E A RESINA:
1 - Os tanques de fibra em que foram utilizados resina poliéster (isoftálica ou ortoftálica) não se mostraram duráveis e confiáveis para acondicionar combustíveis como gasolina, gasolina misturada ao óleo, álcool ou óleo diesel.
2 - A soldagem de peças - como o bocal do tanque e as porcas para a fixação - não deveriam ser feitos em uma outra ação com resinas de poliéster com intervalo menor do que 12 horas. Mesmo assim, não considero indicado. Saliento, também, que a fibra de poliéster se aquece muito após a aplicação. O tempo de aplicação é curto e a falta de experiência elevará, muito, a temperatura da peça diminuindo sua resistência e amolecendo os tijolos de espuma.
3 - O ideal é utilizar resina EPOXI, de boa qualidade, TUBOLIT ou TECPOX. A qualidade do tanque torna-se impecável. Existem várias náuticas em Niterói que vendem esta resina aí na Estrada Fróes. Um kit de 1Kg dará para muita coisa e haverá muita sobra para outros trabalhos. Ela é mais cara. Custa entre 4 a 5 vezes mais do que a resina de poliéster. Mas dará um resultado infinitamente superior.
4 - A fibra ideal para ser usada é o tecido de 326g/m2 e aplicar, pelo menos, 3 camadas "vivas"da mesma. Eu aplicarei uma 6 para poder lixar despreocupado. Ou seja, depois de pronto e lixado para a tinta de base, temos que ter a certeza de existem 3 camadas. Isso é importante pois evita vazamentos e aumenta a resistência. Temos que ter em mente que cada camada desta fibra equivale a 0,3mm de espessura se aplicadas ao mesmo tempo e 0,4 em intervalos não inferiores a 6 horas.
5 - Qualquer fibra não deve ser laminada em dias de chuva ou com alta umidade. Um dia com um calor agradável é o melhor momento. Se ela for "curar" durante a noite não deixe a peça ao relento, principalmente nesta época de temperatura mais fria.
6 - A resina EPOXI permite a soldagem (colagem) de quaisquer peças depois de uma outra pronta. O poder de adesão é muito grande mesmo. Basta que para isso lixemos com lixa 80, de fero, todas as peças a serem soldadas.
7 - A preocupação de laminar todo o tanque depois que a resina começou a curar pode levar à pressa. Com a resina epoxi, podemos tranquilamente laminar metade do tanque, sem nos preocuparmos em que ele encoste o outro lado, já laminado, na mesa, no cabelo, nas mãos... formando bolhas e colando em tudo. No dia seguinte, uma lixada com lixa 80 nas bordas fará com que anova laminação se ligue à anterior.
8 - Sugiro que no momento em que se abrir o quadrado na frente para retirar os tijolos, após se lavar e secar o tanque, aplicar uma generosa camada de resina epoxi, começando a endurecer, para selar e impermeabilizar completamente. Há uns pincéis tortos que facilitaráo o trabalho.
FIXAÇÃO DO TANQUE E BOCAL
1 - Para ficar especial, farei um bocal de fibra de vidro enrolando a mesma em um cano de pvc, encerado com (qualquer cera) e, ainda, embrulhado em plástico filme (daqueles que enrolamos alimentos). Fazemos um cano deste material, cortamos do tamanho desejado, lixamos e o prendemos, fazendo uma filetagem em torno dele, de fibra e pó oriunda do lixamento (recolha o pó e guarde em um vidro).
2 - No local onde será feito o bocal sugiro, ainda no tijolo, fazer um rebaixamento de uns 3 a 4 milímetros onde será feito o buraco do abastecimento. Na hora da laminação, naquele local, corta-se vários pedaços e vai se laminando até ficar na altura do tanque ou um pouco a mais, que poderá ser igualada no lixamento. Este aumento da largura da parede proporcionará uma melhor fixação do bocal.
3 - Na parte inferior, faz-se o mesmo. Rebaixa-se o tijolo e enche-se com fibra, em torno de 1,5 cm. Parte do enchimento poderá ser feito com a fibra e, depois, entorna-se uma "papa" de resina na depressão.
Sabendo-se da espessura, quando o tanque estiver laminado, fazemos um furo, tomando cuidado de fazê-lo menos profundo do que a largura da parede e passa-se, com carinho, aos poucos, um "macho" na medida do parafuso que prenderá a barra ou abraçadeira de fixação.
3.1 - Pode-se ainda, mantendo-se uma boa espessura através de um orifício, prender um parafuso na medida desejada, dentro do buraco, préviamente pulverizado com uma fina camada de WD. A seguir, enche-se o buraco (poça) com resina misturada com pó de lixagem e deixe agir.
4 - A resistência da resina epóxi, em muitos casos, é superior ao do aço e infinitamente mais leve.
5 - O mesmo procedimento de aumento da espessura para trazer resistência, deverá ser feito onde será colocada a saída do tanque. Neste caso, faz-se uma rosca, na medida da saída (pode-se utilizar a medida da que vem no tanque original) sem preocupação de não ultrapassar a parede. Afinal, ela tem que ser vazada para passar o combustível.
Para que se tenha idéia da resistência do epoxi, em barcos de alta performance, alinha-se o motor sobre o seu berço. Depois dele alinhado, fura-se o berço (ou jazente), enche-se com metade de resina epoxi e coloca-se o estojo de fixação, maior do que o parafuso que será utilizado e deixa-se por 24 horas. Quando estiver pronto, aparafusa-se os parafusos indicados e, por ali, suspende-se a embarcação toda.
Gostei muito da idéia de uma caixa de ferramentas. Penso em também fazer, junto com o tanque, uma "caixa" para prendê-la no quadro, combinando com o tanque, escondendo e protegendo o módulo de ignição.
Bom, escrevi demais... mas estou muito interessado na idéia e de informar o que acho de importante para os amigos. Hummmmmmmmm... minha bicicleta ainda não chegou........