Tanque em fibra de vidro para quadros Beach Cruiser

Carlos Mayer

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Achei este passo a passo na internet. Por se tratar de uma personalização interessante (e relativamente fácil) queria compartilhá-la com vocês.

O primeiro passo é fazer um gabarito do espaço destinado ao tanque no quadro. Para isso podemos utilizar um pedaço de papelão que servirá como molde. Muita atenção com este gabarito pois ele deve encaixar no vão do quadro de sua Beach Cruiser (o vão logo abaixo de onde instalamos o kit Bicimoto)

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Depois de estar com o quadro riscado verifique uma última vez antes de cortá-lo

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Se tudo estiver correto com um estilete corte o molde desenhado no papelão e encaixe-o no quadro para verificar novamente se está tudo em ordem

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Corte a parte superior deixando-a com o desenho que o seu tanque terá na lateral

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Carlos Mayer

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O material de que será feito o bloco que servirá de molde para o tanque foi feito originalmente de styrofoam que é uma espécie de isopor reforçado. Aqui no Brasil podemos utilizar o tijolo floral de espuma que é encontrado em lojas de flores para servir de base a arranjos (e é muito barato de acordo com minha mãe e encontrado em diversos tamanhos e formatos). É na verdade um tipo de espuma sólida de cor verde escuro muito mais resistente do que o isopor e tão barata quanto. O isopor não deve ser usado neste processo já que pode deformar quando em contato com resina e catalizador.

Comece a unir blocos de forma a ter o volume necessário para a confecção do molde (altura e largura).

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Reúna os blocos com fita (por enquanto) e sempre verifique com o molde se dispõe de altura e largura suficientes para o projeto

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Imagino que 4 blocos sejam suficientes para o molde

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Com uma lixa ou lima é hora de esculpir o bloco de forma que fique com o perfil do tanque de combustível. Verifique quantas vezes for necessário o encaixe do molde no quadro. Por fim com uma régua e uma caneta faça o desenho que afunilará o tanque mantendo-o com visual de "gota"

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Carlos Mayer

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Apenas a fita adesiva não será suficiente para segurar os blocos durante o processo. O idealizador desta idéia sugere que sejam utilizados espetinhos de churrasco para atravessar os blocos e mantê-los juntos

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O pedaço que foi cortado dois passos atrás deverá ser utilizado para completar a altura do tanque. Veja na imagem abaixo

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Bom agora é a hora de soltar seu lado escultor e começar a dar forma a este molde. Um daqueles "raspadores de pé" que se encontra em farmácias funciona muito bem, também pode ser usada uma grosa fina ou mesmo lixa de ferro

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A medida que o tanque vai ganhando forma marque uma linha central para que seja possível manter as proporções do tanque. lembre-se de encaixar o molde de tempos em tempos no quadro pois ele lhe dará uma perfeita idéia de como ficará o tanque depois de pronto

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Carlos Mayer

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Veja o bloco do molde de perfil já com a forma definitiva do tanque porém ainda com as arestas "quadradas"

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Teste novamente no quadro

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Continue a esculpi-lo de forma a arredondar todos os cantos e bordas

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Teste novamente no quadro (é muito importante repetir este processo até ficar 100% satisfeito com o desenho do seu tanque customizado

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Carlos Mayer

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Aqui o tanque com o formato definitivo e encaixando perfeitamente no vão do quadro

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É chegada a hora de recobrir o molde com fibra de vidro.

Material necessário:

* Resina de poliéster
* Fibra de vidro em manta
* Catalisador para endurecer a resina
* O molde de seu tanque
* Thinner ou acetona para limpeza
* Estopa ou pano velho que certamente irão para o lixo

NOTA: Não vou perder tempo dando uma "aula" de como aplicar a fibra de vidro. Caso não esteja familiarizado com este processo recorra a um profissional de fibra de vidro que não cobrará muito pelo serviço

Cobrindo o molde

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Cobrindo o molde

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Pequenas tiras de fibra de vidro facilitarão o trabalho principalmente nas laterais do tanque

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Carlos Mayer

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Tanque quase totalmente recoberto de fibra de vidro

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Tanque totalmente recoberto de fibra de vidro

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Deixe a fibra secar por pelo menos 2 horas. O tempo poderá variar de acordo com a quantidade de catalizador utilizado e marque o local do bocal de combustível

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Com uma serra copo faça o furo do bocal de combustível

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Carlos Mayer

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Aproveite para lixar a fibra deixando a textura da superfície o mais lisa possível. Examine o tanque sob luz forte para ver se nenhuma parte do molde ficou sem fibra, procure por bolhas...

No projeto original o americano usou um tudo de cobre... Seguimos na idéia original, volto a falar sobre o bocal no final da postagem

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O bocal de cobre foi soldado a uma lâmina de cobre que servirá para fixar o bocal ao tanque

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Veja como este bocal foi feito

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De perfil

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Carlos Mayer

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Momento da solda do bocal de cobre ao suporte

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Bocal já soldado e com tampa sendo encaixado no tanque

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NOTA: Eu pretendo fazer este projeto e para solucionar a questão da tampa pretendo cortar meu tanque original retirando o conjunto do bocal com uma pequena chapa quadrada que será ficada ao tanque com fibra de vidro antes do acabamento. Ai vai de cada um :)

Neste momento um tubo com rosca oco foi fixado na base do tanque (onde será a saída da gasolina) e um furo quadrado foi feito para que o "recheio" do tanque possa ser escavado

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Carlos Mayer

New member
Ao tirar a "tampa" quadrada que acabou de ser cortada o "recheio" fica a mostra

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Então é só começar a "escavar" o recheio para retirá-lo do tanque

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Continue com o processo até que toda a espuma floral tenha sido removida

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Aqui o tanque completamente vazio e limpo por dentro já com o bocal de cobre colado com resina e a saída de combustível (que obviamente deve ficar na parte mais baixa do tanque)

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Carlos Mayer

New member
Com um pedaço de manta de fibra de vidro um pouco maior do que o quadrado que foi aberto para o esvaziamento do molde feche o buraco. Espere secar e lixe para que fique com um bom acabamento.

Por fim chegou a hora de aplicar a base para a pintura. Novamente devo mencionar que caso não disponha de compressor, pistola ou esteja acostumado a trabalhar com pintura é melhor recorrer a uma oficina e contar com o trabalho de um pintor profissional

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Aqui já na segunda mão da base

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NOTA: O autor deste projeto não disponibilizou muitas informações sobre a forma de fixação do tanque ao quadro... Particularmente acho que o ideal seria manter o sistema de braçadeiras do tanque original fixando 4 parafusos diretamente à base do tanque com resina...

Resultado final

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Fica aqui a idéia de como o tanque foi feito e acredito que como alguns membros já trabalharam com fibra de vidro, pintura etc o projeto original possa ser melhorado ou mesmo o passo a passo que dividi com vocês...

Isso sem dúvida é customização... Eu vou encarar o projeto... E vocês?
 

budget100

New member
Carlos...

SEN-SA-CIO-NAL!

A utilização dos tijolos de espuma seca para plantas... é perfeita!!!!! Nossa, quanto tempo e dinheiro será economizado para se fazer este tanque sob medida!!!
Já estava pensando em utilizar o tanque original para andar na bicicleta... que nada!!!! Só falta a bicicleta chegar para eu medir e sair fazerndo o tanque. Muito bom! "Ovo de Colombö".

Começamos o nosso assunto de customização em alto nível. É algo que com capricho, de cara, valorizará nossas bicicletas.

Como contribuição, lembro de uma coisa: Descontar a espessura da fibra na hora de testar encaixar o tanque. Sugiro usar uma lavadora de alta pressão para retirar o material do interior. Ficará mais limpo.

Ganhei meu dia! Valeu!
 

Carlos Mayer

New member
Também fiquei bem impressionado com o processo. Relativamente simples, barato e que sem dúvidas deixará a motorizada daqueles que encararem o projeto com um visual único. Até mesmo a questão de fazer o molde um pouco mais largo na frente para aumentar a autonomia... Na verdade a idéia do americano é o "pulo do gato" pode e deve ser aperfeiçoada. Gostei da utilização do lava-jato na limpeza pois facilitará o trabalho ou como disse minha mãe água de morna para quente e os tijolos se desmantelam...

Se não estivesse chovendo a cântaros em Niterói hoje já estaria na rua comprando os tijolos de espuma pois a uns 4 ou 5Km de minha casa tem uma loja bem grande especializada em material de artesanato e minha mãe que trabalha com isso disse que eles tem os tais tijolos e ainda em diversos tamanhos.

Já comecei a pensar em usar o mesmo processo para um estojo de ferramentas personalizado... Aliás estes tais tijolos permitem uma infinidade de idéias não é?

Boa colocação sobre a questão da aplicação da fibra... Devemos mesmo levar em conta pois do contrário o tanque simplesmente não entrará no lugar...

Se fizer ai por favor tente fotografar o passo a passo e farei a mesma coisa aqui... Vamos começar a mexer nestas motorizadas... Forte abraço meu amigo e até a próxima
 

budget100

New member
Olá Carlos e amigos.

A idéia do tanque já me fez não querer trabalhar hoje!!!! Depois de ver a idéia do Carlos, retornei ao computador, algumas vezes, para analisar os passos na construção do tanque. Como a minha bicicleta ainda não chegou não pude colocar-me em campo - apenas analisei o trabalho a ser feito - nos últimos anos tenho trabalhado com fibra de vidro para solucionar problemas na área náutica. Para a realização do tanque tenho algumas sugestões a fazer para que alguns, com pouca ou nenhuma prática em fibra de vidro, não se vejam frustrados na realização de um trabalho que tem o objetivo tornar sua bike mais espetacular.

A FIBRA E A RESINA:

1 - Os tanques de fibra em que foram utilizados resina poliéster (isoftálica ou ortoftálica) não se mostraram duráveis e confiáveis para acondicionar combustíveis como gasolina, gasolina misturada ao óleo, álcool ou óleo diesel.
2 - A soldagem de peças - como o bocal do tanque e as porcas para a fixação - não deveriam ser feitos em uma outra ação com resinas de poliéster com intervalo menor do que 12 horas. Mesmo assim, não considero indicado. Saliento, também, que a fibra de poliéster se aquece muito após a aplicação. O tempo de aplicação é curto e a falta de experiência elevará, muito, a temperatura da peça diminuindo sua resistência e amolecendo os tijolos de espuma.
3 - O ideal é utilizar resina EPOXI, de boa qualidade, TUBOLIT ou TECPOX. A qualidade do tanque torna-se impecável. Existem várias náuticas em Niterói que vendem esta resina aí na Estrada Fróes. Um kit de 1Kg dará para muita coisa e haverá muita sobra para outros trabalhos. Ela é mais cara. Custa entre 4 a 5 vezes mais do que a resina de poliéster. Mas dará um resultado infinitamente superior.
4 - A fibra ideal para ser usada é o tecido de 326g/m2 e aplicar, pelo menos, 3 camadas "vivas"da mesma. Eu aplicarei uma 6 para poder lixar despreocupado. Ou seja, depois de pronto e lixado para a tinta de base, temos que ter a certeza de existem 3 camadas. Isso é importante pois evita vazamentos e aumenta a resistência. Temos que ter em mente que cada camada desta fibra equivale a 0,3mm de espessura se aplicadas ao mesmo tempo e 0,4 em intervalos não inferiores a 6 horas.
5 - Qualquer fibra não deve ser laminada em dias de chuva ou com alta umidade. Um dia com um calor agradável é o melhor momento. Se ela for "curar" durante a noite não deixe a peça ao relento, principalmente nesta época de temperatura mais fria.
6 - A resina EPOXI permite a soldagem (colagem) de quaisquer peças depois de uma outra pronta. O poder de adesão é muito grande mesmo. Basta que para isso lixemos com lixa 80, de fero, todas as peças a serem soldadas.
7 - A preocupação de laminar todo o tanque depois que a resina começou a curar pode levar à pressa. Com a resina epoxi, podemos tranquilamente laminar metade do tanque, sem nos preocuparmos em que ele encoste o outro lado, já laminado, na mesa, no cabelo, nas mãos... formando bolhas e colando em tudo. No dia seguinte, uma lixada com lixa 80 nas bordas fará com que anova laminação se ligue à anterior.
8 - Sugiro que no momento em que se abrir o quadrado na frente para retirar os tijolos, após se lavar e secar o tanque, aplicar uma generosa camada de resina epoxi, começando a endurecer, para selar e impermeabilizar completamente. Há uns pincéis tortos que facilitaráo o trabalho.

FIXAÇÃO DO TANQUE E BOCAL

1 - Para ficar especial, farei um bocal de fibra de vidro enrolando a mesma em um cano de pvc, encerado com (qualquer cera) e, ainda, embrulhado em plástico filme (daqueles que enrolamos alimentos). Fazemos um cano deste material, cortamos do tamanho desejado, lixamos e o prendemos, fazendo uma filetagem em torno dele, de fibra e pó oriunda do lixamento (recolha o pó e guarde em um vidro).
2 - No local onde será feito o bocal sugiro, ainda no tijolo, fazer um rebaixamento de uns 3 a 4 milímetros onde será feito o buraco do abastecimento. Na hora da laminação, naquele local, corta-se vários pedaços e vai se laminando até ficar na altura do tanque ou um pouco a mais, que poderá ser igualada no lixamento. Este aumento da largura da parede proporcionará uma melhor fixação do bocal.
3 - Na parte inferior, faz-se o mesmo. Rebaixa-se o tijolo e enche-se com fibra, em torno de 1,5 cm. Parte do enchimento poderá ser feito com a fibra e, depois, entorna-se uma "papa" de resina na depressão.
Sabendo-se da espessura, quando o tanque estiver laminado, fazemos um furo, tomando cuidado de fazê-lo menos profundo do que a largura da parede e passa-se, com carinho, aos poucos, um "macho" na medida do parafuso que prenderá a barra ou abraçadeira de fixação.
3.1 - Pode-se ainda, mantendo-se uma boa espessura através de um orifício, prender um parafuso na medida desejada, dentro do buraco, préviamente pulverizado com uma fina camada de WD. A seguir, enche-se o buraco (poça) com resina misturada com pó de lixagem e deixe agir.
4 - A resistência da resina epóxi, em muitos casos, é superior ao do aço e infinitamente mais leve.
5 - O mesmo procedimento de aumento da espessura para trazer resistência, deverá ser feito onde será colocada a saída do tanque. Neste caso, faz-se uma rosca, na medida da saída (pode-se utilizar a medida da que vem no tanque original) sem preocupação de não ultrapassar a parede. Afinal, ela tem que ser vazada para passar o combustível.

Para que se tenha idéia da resistência do epoxi, em barcos de alta performance, alinha-se o motor sobre o seu berço. Depois dele alinhado, fura-se o berço (ou jazente), enche-se com metade de resina epoxi e coloca-se o estojo de fixação, maior do que o parafuso que será utilizado e deixa-se por 24 horas. Quando estiver pronto, aparafusa-se os parafusos indicados e, por ali, suspende-se a embarcação toda.

Gostei muito da idéia de uma caixa de ferramentas. Penso em também fazer, junto com o tanque, uma "caixa" para prendê-la no quadro, combinando com o tanque, escondendo e protegendo o módulo de ignição.


Bom, escrevi demais... mas estou muito interessado na idéia e de informar o que acho de importante para os amigos. Hummmmmmmmm... minha bicicleta ainda não chegou........
 

Carlos Mayer

New member
Genial Ricardo...

Começo a pensar em fazer o molde e enviar para Cabo Frio porque já vi que você é fera no assunto heheheh... Já remendei uns caiaques e pranchas de surf e ia entrar nesta com a cara e a coragem mas parece que não é bem assim... Engraçada a questão da resistência ao combustível. Acredite que era algo que me preocupava...

Aqui em Itaipu conheço dois sujeitos que trabalham com fibra. Um especialista em carros e o outro em barcos, mas sinceramente nunca vi nenhum trabalho feito por eles só sei dizer que tem fama de careiros...

Quanto a idéia do bocal eu entendi a parte de fazer um tubo, mas qual seria a idéia em termos de tampa e respiro? No caso de nossos tanques originais o respiro está na própria tampa... Seria por acaso usar uma mangueirinha no bocal como nas motos de trilha? Ou aproveitar a tampa do tanque original?

No mais gostaria de te perguntar se você tem noção de quanto seria necessário de material para executar um tanque destes e mais ou menos quanto custaria pois como disse nunca passei de remendos logo um projeto destes requer estudo minucioso...

Muito bom saber destas suas habilidades... Imagino tenha outras pois já falou com sabedoria sobre solda... Olha tenho uma 2T 50cc aqui dentro do meu quarto e confesso que olho para ela e vejo o tanque instalado... Pode acreditar que quando coloco uma coisa na cabeça 99% das vezes levo a cabo...

Vou falar com o Moises amanhã para saber quando a transportadora pegou seu pacote... Neste caso não existe um número de rastreamento como quando enviamos eSedex ou Sedex?

Gostei muito das dicas. Obrigado mesmo amigo
 

budget100

New member
Se quiseres mandar e não tiveres pressa... quem sabe faço dois? A minha motorizada só irá andar com o tanque embutido. Ainda vou fazer um adesivo e umas faixas para decorá-los. Tenho uma plotter de recorte e creio que dará para fazer algo legal.

A aparente facilidade em se trabalhar com fibra provoca tanto excessos como falta no acabamento. O resultado costuma aparecer alguns meses depois com vazamentos,rachaduras, “pés-de-galinha” e em barcos, por causa da água, uma coisa desagradável chamada osmose. A ocorrência com resina de poliéster é 99 vezes maior do que com epóxi. Quanto a deterioração do poliéster com o combustível posso garantir que irá acontecer. Ainda mais com óleo.

Trabalhar com fibra é uma questão de prática. Eu não tenho tanta assim. Mas restaurei uma traineira de fibra que estava jogada, empenada, furada... foram 2 anos e 4meses e mais de 3000 fotos de todo o processo que fiz sozinho. Não encontrei nenhum “proficionau” que trabalhasse dentro dos padrões normais de qualidade.Ainda mais que colam fibra na madeira e com o tempo solta tudo. Quase perdi os movimentos de minha mão com uma “vacilada” operando uma esmerilhadeira de18.000 rpm. Mas está pronta e impecável. Tanto a mão quanto a traineira. Mas descobri que paciência e capricho são as palavras de ordem de um serviço bem realizado.

Eu irei evitar ao máximo usar o bocal do tanque. Hoje choveu muito e não pude procurar algo pela cidade. Irei, primeiro, em alguma loja de 1,99 para ver alguns utensílios com bocal e tampa. Em último caso, como o tubo de enchimento irá ficar com a maior parte para dentro do tanque, não forçará respingos de gasolina pela tampa. Assim poderíamos usar uma tampa com arrolhamento interno de borracha, tipo aquelas garrafas térmicas de rolha antiga. O acabamento superior poderia, neste caso, ser cromado com a tampa de combustível. Neste caso uma pequena perfuração através da tampa resolve problema de igualar a pressão interna com a externa. A opção de uma entrada de ar como moto de trail também resolveria. Mas creio que acharemos uma saída estéticmente melhor.

Se for com resina epóxi você poderá comprar um kit de resina de 1 Kg que é o menor. Acho que iremos gastar 1/5 da mesma. E creio que 1 kg a 1,5 de fibra dará para fazer o tanque, apoios e algumas outras pecinhas que iremos inventar. Um pincel de 2cm e um rolinho de lá de 4 cm. Gosto de usar o rolinho porque evita muita formação de bolhas. O pincel uso para bater em cantinhos.

Se tiveres garrafas de coca cola 2 litros guarde-as. É o ideal para misturar a resina. Corte com uns 15 cm de altura fazendo recipientes. Ajuda a não entornar e é mais fácil de misturar. Em casa de acessórios para aniversários de criança, compre um pacotinho de colherzinhas de madeira para tomar sorvete. É ótimo para misturar.Se tiveres uma balança de cozinha seria o ideal para fazer a mistura correta.Luva de borracha de cirurgião e álcool para limpar alguma coisa. Não aconselho limpar o material após fazer a laminação. Assim que acabar de serviço, coloque opincel e o rolinho dentro de um saco plástico e leve-os para freezer. No dia seguinte, basta retirar e continuar a laminação. Vamos resolver o problema da tampa e convido aos amigos do fórum a quebrar a cabeça com a gente! Abração a todos.
 

Carlos Mayer

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Como tenho aqui 3 motorizadas montadas com o mesmo quadro que você comprou posso me adiantar em fazer o molde de papelão. Vou retirar o tanque e os cabos para que fique o mais exato possível

Tenho ainda a sorte de ter por perto minha mãe que é habilidosíssima com estas coisas de escultura... Já mostrei para ela o passo a passo e ela disse que fazer o molde para um destes tanques é muito fácil... Inicialmente não pretendo fugir do padrão utilizado pelo gringo. Ficou suave em relação ao desenho do quadro e até mais abrigado do que ao tanque original já que está entre as barras do quadro.

Quanto ao bocal tenho a sorte de ter um tanque (um cliente me deu) que sofreu algumas avarias após um tombo mas permanece com o bocal, o encaixe da torneirinha e a torneirinha impecáveis. Logo para facilitar as coisas penso em usar estas peças mantendo a tampa cromada. Talvez uma outra solução fosse comprar um tanque de plástico de roçadeira. Aqui na Rua Barão de Amazonas na Casa do Produtor vi um preto com capacidade de 2 litros com uma tampa de rosca bem interessante e já com respiro. Pelos R$ 25,00 pedidos por ele pode ser uma boa alternativa.

Como te disse sou limitado em fibra de vidro. Pratiquei canoagem por alguns anos e era inevitável acabar com o casco rachado em corredeiras ou mesmo com as laterais de minhas pranchas de surfe "tecadas" por batidas ou mesmo desgaste. Mas é aquela história, meter a cara e no mais muita informação antes de colocar a mão na massa...

Vou começar amanhã cedinho com o molde de papelão e o molde de espuma seca. Assim que estiverem prontos posto as fotos aqui mesmo. Vamos ver como me saio neste primeira etapa ainda mais contando com a ajuda de uma artesã na tarefa... O importante é começar...

Quanto ao material que você passou vou fazer um orçamento de tudo amanhã também... Assim entre molde e material teremos uma base de custo para este tanque... Abç
 

budget100

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Isso é covardia. Com sua mãe te ajudando... aí não vale. Tenho certeza que ela vai dar um banho na gente.
Sugiro que você faça dois moldes iguais em papelão. Encostando em uma parede e apertando outro lado, com o nivelamento igual, ficará mais fácil ter as referência para fazer o "shape". Uma folha de serra, apoiada em cada lado com o molde, poderá cortar no desenho correto as partes mais longas. Se fores usar a tampa de ferro, corte-a maior e no "flange"que ficará na fibra faça furos vazados para ele se inteligar ao molde. Se possível, rebaixe a área onde vai ser fixado para passar uma mão de fibra por cima. Do jeito que vc é caprichoso, com a ajuda de sua mãe, não terás problemas.

Gostaria de ratificar o material.

No caso do Epoxi, gasta-se o dobro de fibra em peso em relação a resina. 1`Kg de tecido 326 g/m2 irá dar 3 metros quadrados de material.Assim, acho que de tecido, 0,5 Kg daria para fazer o tanque todo. Infelizmente, não conheço kits com peso inferior a 1 k. Se houver, 1/2 Kg de resina estaria de bom tamanho.

Lembro ao amigo que na resina epoxi não há catalizador. Existe uma relação, dependendo da resina, 3 x 1 ou 5 x 1 que deve ser rigorisamente respeitada. O material a ser usado deve ser muito bem limpo isentando qualquer contaminação. (sem óleo, sabão, solventes, detergente etc.). Os dois componentes fazem parte da resina. Na verdade, a resina epoxi é um araldite de última geração e com uma viscosidade baixa para impregnar melhor.

Bom trabalho!!!!
 

Marchel

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Fascinante Carlos, gostaria de morar por aí pra fazer parte da sua equipe ein hehehe... Vou tentar fazer um desses, recentemente troquei meu quadro por um caiçara, e acho que fazer um tanque sob medida desse jeito seria muito legal... ainda mais depois de customizar a pintura...
 
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