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<blockquote data-quote="Ed1972" data-source="post: 12533" data-attributes="member: 3966"><p>Roland,</p><p></p><p> Obrigado e desculpa pela demora em responder. Como só tinha tempo pra montar a junta no dia que postei, resolvi o problema no dia, mas não tive oportunidade de voltar ao forum até recentemente, quando percebi a sua resposta. Aproveitando então a oportunidade, deixo aqui o procedimento que utilizei:</p><p></p><p>Fiz o aperto utilizando um procedimento interessante até para "sentir" o mecanismo da máquina. Pode ser útil também para aqueles que possam ter dificuldade de traduzir o valor de torque recomendado em efetiva força a ser aplicada na chave de soquete como desta foto [ATTACH]2498[/ATTACH]. Segue abaixo:</p><p></p><p>1) Faça a montagem mas deixe as porcas folgadas</p><p>2) Segurando no volante, solte a embreagem e caminhe com a bicicleta alguns metros </p><p>3) Perceba como o motor gira deixando escapar ar pela junta</p><p>4) Em etapas sucessivas (no meu caso iterei umas 7 vezes):</p><p> a) dê um pequeno aperto incremental nas 4 porcas - lembrando que sequencia de aperto deve obedecer que a primeira e segunda porcas devem ser diagonais.</p><p> b) Solte a embreagem e caminhe ao alguns metros empurrando a bike.</p><p> c) Perceba um incremento na resistência ao giro da roda - causado pela compressão do ar na subida do pistão. A partir de um certo aperto dá pra ouvir a compressão escapando pela junta ao caminhar com a bicicleta com a embreagem solta</p><p></p><p>Repetindo sucessivamente os itens a) até c) do passo 4, chegará um ponto em que a roda vai travar por completo. Nesse ponto faça um certo peso sobre o celim e sinta a força que é necessária pra vencer a compressão. Note se ainda há som de ar escapando. Continue aplicando pequenos incrementos de torque nas porcas. Chegará um ponto em que o aperto incremental não causará aumento na força necessária sobre o celim pra vencer a compressão girando a roda sem deslizar e sem emitir som de escape de ar do cilindro. Neste ponto a junta está vedando.</p><p></p><p>5) Após finalizar o passo 4, aplique mais 10% a 20% (um pequeno incremento) da força - sobre o braço do soquete - que havia sido aplicada na última repetição do passo 4</p><p></p><p>Com isso tem-se a certeza, sem saber o torque recomendado e sem ferramenta pra medir torque, que se está aplicando torque adequado pois foi aplicado um pouco mais do que o suficiente para reter a compressão, portanto garantindo também que não se estava próximo do nível máximo de torque admissível para evitar o espanamento das roscas dos parafusos.</p><p></p><p>Olhando agora a informação do torque recomendado:</p><p></p><p>12 lb*ft = 165.9 kgf*cm</p><p></p><p>O que eu dispunha era de uma chave de soquete com comprimento de B= 13cm do centro do soquete até o ponto de apoio da mão (ponto médio da região recartilhada na foto).</p><p></p><p>Portanto:</p><p></p><p>Com o torque a aplicar: T=12 lb*ft = 165.9 kgf*cm, a força a se fazer no braço da ferramenta de soquete é de </p><p></p><p> F=T/B => F=165.9/13 = 12.8kgf.</p><p></p><p>Pelo que me lembro, foi bem próximo disso o que apliquei. Percebe-se que é uma boa força pra ser aplicada numa chave de soquete posicionada no plano horizontal. </p><p></p><p>Não tem meio de transporte mais versátil! </p><p></p><p>As elétricas ainda tem muito a evoluir na autonomia, praticidade ( motor a combustão "recarrega" em 1 min em qualquer posto de gasolina) e custo.</p><p></p><p>Obrigado!</p><p></p><p> Eduardo Lustosa</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Ed1972, post: 12533, member: 3966"] Roland, Obrigado e desculpa pela demora em responder. Como só tinha tempo pra montar a junta no dia que postei, resolvi o problema no dia, mas não tive oportunidade de voltar ao forum até recentemente, quando percebi a sua resposta. Aproveitando então a oportunidade, deixo aqui o procedimento que utilizei: Fiz o aperto utilizando um procedimento interessante até para "sentir" o mecanismo da máquina. Pode ser útil também para aqueles que possam ter dificuldade de traduzir o valor de torque recomendado em efetiva força a ser aplicada na chave de soquete como desta foto [ATTACH=CONFIG]2498._xfImport[/ATTACH]. Segue abaixo: 1) Faça a montagem mas deixe as porcas folgadas 2) Segurando no volante, solte a embreagem e caminhe com a bicicleta alguns metros 3) Perceba como o motor gira deixando escapar ar pela junta 4) Em etapas sucessivas (no meu caso iterei umas 7 vezes): a) dê um pequeno aperto incremental nas 4 porcas - lembrando que sequencia de aperto deve obedecer que a primeira e segunda porcas devem ser diagonais. b) Solte a embreagem e caminhe ao alguns metros empurrando a bike. c) Perceba um incremento na resistência ao giro da roda - causado pela compressão do ar na subida do pistão. A partir de um certo aperto dá pra ouvir a compressão escapando pela junta ao caminhar com a bicicleta com a embreagem solta Repetindo sucessivamente os itens a) até c) do passo 4, chegará um ponto em que a roda vai travar por completo. Nesse ponto faça um certo peso sobre o celim e sinta a força que é necessária pra vencer a compressão. Note se ainda há som de ar escapando. Continue aplicando pequenos incrementos de torque nas porcas. Chegará um ponto em que o aperto incremental não causará aumento na força necessária sobre o celim pra vencer a compressão girando a roda sem deslizar e sem emitir som de escape de ar do cilindro. Neste ponto a junta está vedando. 5) Após finalizar o passo 4, aplique mais 10% a 20% (um pequeno incremento) da força - sobre o braço do soquete - que havia sido aplicada na última repetição do passo 4 Com isso tem-se a certeza, sem saber o torque recomendado e sem ferramenta pra medir torque, que se está aplicando torque adequado pois foi aplicado um pouco mais do que o suficiente para reter a compressão, portanto garantindo também que não se estava próximo do nível máximo de torque admissível para evitar o espanamento das roscas dos parafusos. Olhando agora a informação do torque recomendado: 12 lb*ft = 165.9 kgf*cm O que eu dispunha era de uma chave de soquete com comprimento de B= 13cm do centro do soquete até o ponto de apoio da mão (ponto médio da região recartilhada na foto). Portanto: Com o torque a aplicar: T=12 lb*ft = 165.9 kgf*cm, a força a se fazer no braço da ferramenta de soquete é de F=T/B => F=165.9/13 = 12.8kgf. Pelo que me lembro, foi bem próximo disso o que apliquei. Percebe-se que é uma boa força pra ser aplicada numa chave de soquete posicionada no plano horizontal. Não tem meio de transporte mais versátil! As elétricas ainda tem muito a evoluir na autonomia, praticidade ( motor a combustão "recarrega" em 1 min em qualquer posto de gasolina) e custo. Obrigado! Eduardo Lustosa [/QUOTE]
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