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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 6271" data-attributes="member: 16"><p>Olá, Tioruja</p><p></p><p>Dando uma olhada em meus alfarrábios encontrei informações interessantes para nosso papo...</p><p></p><p>Podemos começar com a forma como o motor é testado pelo fabricante e a forma como você testou o motor para chegar a suas conclusões.</p><p></p><p>O fabricante faz o teste em uma bancada sem transmissão. Este teste é conhecido no meio técnico como BHP ou Brake Horse Power onde um freio De Prony é conectado diretamente ao eixo ou volante do motor sendo testado e o resultado do teste se dá em função da "capacidade" do motor em "vencer" a força do freio que atua sobre o eixo ou volante. Considerando que neste teste não existem as perdas geradas pelo atrito dos componentes da transmissão os valores obtidos em termos de RPM e potência máxima geralmente são maiores do que os obtidos quando o mesmo motor é testado com a transmissão correto?</p><p></p><p>O seu teste poderia ser enquadrado na categoria de THP ou True Horse Power onde RPM e a potência (como no seu teste) é medida na roda.</p><p></p><p>Um motor de, por exemplo, 400 Hp testado pela metodologia BHP chega aos 400 Hp, e o mesmo motor testado pela metodologia THP chega no máximo a 370 Hp. A engenharia mecânica afirma que os valores de testes BHP sempre serão maiores do que THP.</p><p></p><p>Aqui não questiono a metodologia aplicada, tampouco a matemática, muito menos o quão preciso é o seu tacógrafo mas o fato de que o fabricante cita claramente que o limite, eu disse LIMITE de giros do motor é de 9.000 RPM se estivéssemos falando de uma diferença insignificante em torno de 100 ou 200 RPM's vá lá, mas 1.500 acima do ponto em que o CDI corta a centelha do motor?</p><p></p><p>Mais curioso ainda é se levarmos em conta o seu comentário sobre o motor 2T girar a 8.000 RPM's alcançando 55 Km/h e um 4T girar a 10.500 RPM's para alcançar 52 Km/h. </p><p></p><p>Vou comprar um tacômetro igual ao seu e testar em meu Huasheng Tai Honda e em meu Huasheng Tai original (ambos equipados com pinhão de 10 dentes e coroa de 44 dentes) e depois com os dois motores sem a clutch box, apenas com os pads da embreagem no lugar... Como tenho filmadora, filmarei os testes que farei em minha bancada e ai compartilho com vocês os resultados.</p><p></p><p>Imagino que o Huasheng Tai Honda gire melhor pois está com mais de 3.000 Km rodados e como sabe com pistão,anéis, pino, rolamento, biela e virabrequim do Honda GXH. Já o Huasheng Tai "original" nem sequer amaciado está...</p><p></p><p>Agora as incógnitas... Será que o CDI de seu motor não "corta"? Será que "cortará" nos meus (dentro das alegadas 9.000 RPM's)? Será que girando a mais de 10.000 RPM's o seu motor resistirá? </p><p></p><p>Espero testar os meus logo. Sinceramente fiquei preocupado com o resultado de seus testes e no mais ontem mesmo me dei ao trabalho de traduzir e legendar todas as suas ilustrações e cálculos e enviei para o departamento de engenharia do fabricante do motor. Vamos esperar a resposta (postarei a original aqui em inglês assim que receber) e ver o que eles tem a dizer a respeito afinal devem saber alguma coisa sobre o que fabricam não é? </p><p></p><p>Heheheh Na pior das hipóteses que lhe garantam reposição do motor em caso de problemas por sobre carga...</p><p></p><p>Forte abraço</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 6271, member: 16"] Olá, Tioruja Dando uma olhada em meus alfarrábios encontrei informações interessantes para nosso papo... Podemos começar com a forma como o motor é testado pelo fabricante e a forma como você testou o motor para chegar a suas conclusões. O fabricante faz o teste em uma bancada sem transmissão. Este teste é conhecido no meio técnico como BHP ou Brake Horse Power onde um freio De Prony é conectado diretamente ao eixo ou volante do motor sendo testado e o resultado do teste se dá em função da "capacidade" do motor em "vencer" a força do freio que atua sobre o eixo ou volante. Considerando que neste teste não existem as perdas geradas pelo atrito dos componentes da transmissão os valores obtidos em termos de RPM e potência máxima geralmente são maiores do que os obtidos quando o mesmo motor é testado com a transmissão correto? O seu teste poderia ser enquadrado na categoria de THP ou True Horse Power onde RPM e a potência (como no seu teste) é medida na roda. Um motor de, por exemplo, 400 Hp testado pela metodologia BHP chega aos 400 Hp, e o mesmo motor testado pela metodologia THP chega no máximo a 370 Hp. A engenharia mecânica afirma que os valores de testes BHP sempre serão maiores do que THP. Aqui não questiono a metodologia aplicada, tampouco a matemática, muito menos o quão preciso é o seu tacógrafo mas o fato de que o fabricante cita claramente que o limite, eu disse LIMITE de giros do motor é de 9.000 RPM se estivéssemos falando de uma diferença insignificante em torno de 100 ou 200 RPM's vá lá, mas 1.500 acima do ponto em que o CDI corta a centelha do motor? Mais curioso ainda é se levarmos em conta o seu comentário sobre o motor 2T girar a 8.000 RPM's alcançando 55 Km/h e um 4T girar a 10.500 RPM's para alcançar 52 Km/h. Vou comprar um tacômetro igual ao seu e testar em meu Huasheng Tai Honda e em meu Huasheng Tai original (ambos equipados com pinhão de 10 dentes e coroa de 44 dentes) e depois com os dois motores sem a clutch box, apenas com os pads da embreagem no lugar... Como tenho filmadora, filmarei os testes que farei em minha bancada e ai compartilho com vocês os resultados. Imagino que o Huasheng Tai Honda gire melhor pois está com mais de 3.000 Km rodados e como sabe com pistão,anéis, pino, rolamento, biela e virabrequim do Honda GXH. Já o Huasheng Tai "original" nem sequer amaciado está... Agora as incógnitas... Será que o CDI de seu motor não "corta"? Será que "cortará" nos meus (dentro das alegadas 9.000 RPM's)? Será que girando a mais de 10.000 RPM's o seu motor resistirá? Espero testar os meus logo. Sinceramente fiquei preocupado com o resultado de seus testes e no mais ontem mesmo me dei ao trabalho de traduzir e legendar todas as suas ilustrações e cálculos e enviei para o departamento de engenharia do fabricante do motor. Vamos esperar a resposta (postarei a original aqui em inglês assim que receber) e ver o que eles tem a dizer a respeito afinal devem saber alguma coisa sobre o que fabricam não é? Heheheh Na pior das hipóteses que lhe garantam reposição do motor em caso de problemas por sobre carga... Forte abraço [/QUOTE]
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