Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Motor 4 tempos
Sobre velocidade maxima da 4 T
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 6271" data-attributes="member: 16"><p>Olá, Tioruja</p><p></p><p>Dando uma olhada em meus alfarrábios encontrei informações interessantes para nosso papo...</p><p></p><p>Podemos começar com a forma como o motor é testado pelo fabricante e a forma como você testou o motor para chegar a suas conclusões.</p><p></p><p>O fabricante faz o teste em uma bancada sem transmissão. Este teste é conhecido no meio técnico como BHP ou Brake Horse Power onde um freio De Prony é conectado diretamente ao eixo ou volante do motor sendo testado e o resultado do teste se dá em função da "capacidade" do motor em "vencer" a força do freio que atua sobre o eixo ou volante. Considerando que neste teste não existem as perdas geradas pelo atrito dos componentes da transmissão os valores obtidos em termos de RPM e potência máxima geralmente são maiores do que os obtidos quando o mesmo motor é testado com a transmissão correto?</p><p></p><p>O seu teste poderia ser enquadrado na categoria de THP ou True Horse Power onde RPM e a potência (como no seu teste) é medida na roda.</p><p></p><p>Um motor de, por exemplo, 400 Hp testado pela metodologia BHP chega aos 400 Hp, e o mesmo motor testado pela metodologia THP chega no máximo a 370 Hp. A engenharia mecânica afirma que os valores de testes BHP sempre serão maiores do que THP.</p><p></p><p>Aqui não questiono a metodologia aplicada, tampouco a matemática, muito menos o quão preciso é o seu tacógrafo mas o fato de que o fabricante cita claramente que o limite, eu disse LIMITE de giros do motor é de 9.000 RPM se estivéssemos falando de uma diferença insignificante em torno de 100 ou 200 RPM's vá lá, mas 1.500 acima do ponto em que o CDI corta a centelha do motor?</p><p></p><p>Mais curioso ainda é se levarmos em conta o seu comentário sobre o motor 2T girar a 8.000 RPM's alcançando 55 Km/h e um 4T girar a 10.500 RPM's para alcançar 52 Km/h. </p><p></p><p>Vou comprar um tacômetro igual ao seu e testar em meu Huasheng Tai Honda e em meu Huasheng Tai original (ambos equipados com pinhão de 10 dentes e coroa de 44 dentes) e depois com os dois motores sem a clutch box, apenas com os pads da embreagem no lugar... Como tenho filmadora, filmarei os testes que farei em minha bancada e ai compartilho com vocês os resultados.</p><p></p><p>Imagino que o Huasheng Tai Honda gire melhor pois está com mais de 3.000 Km rodados e como sabe com pistão,anéis, pino, rolamento, biela e virabrequim do Honda GXH. Já o Huasheng Tai "original" nem sequer amaciado está...</p><p></p><p>Agora as incógnitas... Será que o CDI de seu motor não "corta"? Será que "cortará" nos meus (dentro das alegadas 9.000 RPM's)? Será que girando a mais de 10.000 RPM's o seu motor resistirá? </p><p></p><p>Espero testar os meus logo. Sinceramente fiquei preocupado com o resultado de seus testes e no mais ontem mesmo me dei ao trabalho de traduzir e legendar todas as suas ilustrações e cálculos e enviei para o departamento de engenharia do fabricante do motor. Vamos esperar a resposta (postarei a original aqui em inglês assim que receber) e ver o que eles tem a dizer a respeito afinal devem saber alguma coisa sobre o que fabricam não é? </p><p></p><p>Heheheh Na pior das hipóteses que lhe garantam reposição do motor em caso de problemas por sobre carga...</p><p></p><p>Forte abraço</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 6271, member: 16"] Olá, Tioruja Dando uma olhada em meus alfarrábios encontrei informações interessantes para nosso papo... Podemos começar com a forma como o motor é testado pelo fabricante e a forma como você testou o motor para chegar a suas conclusões. O fabricante faz o teste em uma bancada sem transmissão. Este teste é conhecido no meio técnico como BHP ou Brake Horse Power onde um freio De Prony é conectado diretamente ao eixo ou volante do motor sendo testado e o resultado do teste se dá em função da "capacidade" do motor em "vencer" a força do freio que atua sobre o eixo ou volante. Considerando que neste teste não existem as perdas geradas pelo atrito dos componentes da transmissão os valores obtidos em termos de RPM e potência máxima geralmente são maiores do que os obtidos quando o mesmo motor é testado com a transmissão correto? O seu teste poderia ser enquadrado na categoria de THP ou True Horse Power onde RPM e a potência (como no seu teste) é medida na roda. Um motor de, por exemplo, 400 Hp testado pela metodologia BHP chega aos 400 Hp, e o mesmo motor testado pela metodologia THP chega no máximo a 370 Hp. A engenharia mecânica afirma que os valores de testes BHP sempre serão maiores do que THP. Aqui não questiono a metodologia aplicada, tampouco a matemática, muito menos o quão preciso é o seu tacógrafo mas o fato de que o fabricante cita claramente que o limite, eu disse LIMITE de giros do motor é de 9.000 RPM se estivéssemos falando de uma diferença insignificante em torno de 100 ou 200 RPM's vá lá, mas 1.500 acima do ponto em que o CDI corta a centelha do motor? Mais curioso ainda é se levarmos em conta o seu comentário sobre o motor 2T girar a 8.000 RPM's alcançando 55 Km/h e um 4T girar a 10.500 RPM's para alcançar 52 Km/h. Vou comprar um tacômetro igual ao seu e testar em meu Huasheng Tai Honda e em meu Huasheng Tai original (ambos equipados com pinhão de 10 dentes e coroa de 44 dentes) e depois com os dois motores sem a clutch box, apenas com os pads da embreagem no lugar... Como tenho filmadora, filmarei os testes que farei em minha bancada e ai compartilho com vocês os resultados. Imagino que o Huasheng Tai Honda gire melhor pois está com mais de 3.000 Km rodados e como sabe com pistão,anéis, pino, rolamento, biela e virabrequim do Honda GXH. Já o Huasheng Tai "original" nem sequer amaciado está... Agora as incógnitas... Será que o CDI de seu motor não "corta"? Será que "cortará" nos meus (dentro das alegadas 9.000 RPM's)? Será que girando a mais de 10.000 RPM's o seu motor resistirá? Espero testar os meus logo. Sinceramente fiquei preocupado com o resultado de seus testes e no mais ontem mesmo me dei ao trabalho de traduzir e legendar todas as suas ilustrações e cálculos e enviei para o departamento de engenharia do fabricante do motor. Vamos esperar a resposta (postarei a original aqui em inglês assim que receber) e ver o que eles tem a dizer a respeito afinal devem saber alguma coisa sobre o que fabricam não é? Heheheh Na pior das hipóteses que lhe garantam reposição do motor em caso de problemas por sobre carga... Forte abraço [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Motor 4 tempos
Sobre velocidade maxima da 4 T