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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 6257" data-attributes="member: 16"><p>Olá, pessoal</p><p></p><p>Tenho acompanhado de perto o saudável debate sobre as RPM dos motores Huasheng Tai... Como tenho acesso a literatura técnica do fabricante (tanto do motor chinês como do motor japonês) posso dizer que em ambos o CDI (Ignição por Descarga Capacitiva) tem um limitador de giros que simplesmente "corta" a ignição a <strong>7.000 RPM</strong> no Honda e a <strong>9.000 RPM</strong> no HuashengTai o que tornaria a leitura de 10.500 RPM impossível já que o CDI "cortaria" 1.500 RPM antes deste valor. E isso por limitações do CDI e não do próprio motor.</p><p></p><p>Usando a comparação do Tioruja sobre os motores GXH 50cc da Honda e o Huasheng Tai 50cc devemos de cara observar que a primeira e mais importante diferença entre ambos está no carburador e no sistema de escape (sem falar da aplicação que é bem distinta nos dois casos). O primeiro motor foi fabricado com a finalidade de ser um motor estacionário e tem um carburador bem diferente do H124C que equipa nossos kits. </p><p></p><p>Em Fóruns americanos quando usam o GXH 50 da Honda para motorizar bicicletas a primeira providência é justamente colocar um carburador H124C igual aos nossos pois o original Honda não permite a instalação de cabo de acelerador já que responde sob demanda subindo e abaixando de giros automaticamente, substituem também o escape pois o do motor Honda abafa muito mais o som do motor reduzindo seu desempenho nas bicicletas. E por fim a instalação de um conjunto de embreagem seja em forma de clutch box ou mesmo em sistema de T-Belt por correia já que o CXH da Honda possui apenas "tomada de força".</p><p></p><p>Motores absolutamente diferentes e por mais que o chinês seja uma cópia do japonês ambos tem o regime de rotação máxima limitados pelo CDI.</p><p></p><p>Uma outra questão:</p><p> </p><p><u>O procedimento de verificação de rotação máxima do motor feito pelos fabricantes se dá sem carga e sem transmissão</u>, logo, todos os cálculos envolvendo pinhões, coroas, shift kit etc. são na verdade irrelevantes salvo se o objetivo do teste fosse verificar as RPM's com carga (informação esta desconsiderada na literatura técnica dos dois fabricantes).</p><p></p><p>Para citar o HuashengTai como exemplo:</p><p></p><p>Sem carga 2.0 Hp</p><p></p><p>Com carga 1.8 Hp</p><p></p><p>Finalizo questionando o quão acurado é o tacômetro em questão... Com 10% de margem de erro estamos falando de aproximadamente + 1.000 RPM, com 15% de margem de erro +1.500 RPM</p><p></p><p>Vejam neste interessante vídeo o <u>nível</u> das ferramentas utilizadas num mesmo teste e a diferença encontrada entre os resultados...</p><p></p><p>[MEDIA=youtube]m7qyirccUeI[/MEDIA]</p><p></p><p><strong>500 RPM</strong> no primeiro teste</p><p></p><p><strong>530 RPM</strong> no segundo teste</p><p></p><p><strong>803,1 RPM</strong> no terceiro teste</p><p></p><p><strong>780 RPM</strong> no quarto teste</p><p></p><p>Como podemos observar assistindo o vídeo (considerei só os testes feitos no mandril da furadeira de bancada) são 4 instrumentos sensacionais e mesmo assim apresentam leituras absolutamente diferentes entre si. Entre o primeiro e o terceiro teste a diferença chega a inacreditáveis 300 RPM, e entre o primeiro e o quarto 280 RPM (o que em se tratando de uma furadeira de bancada é muita coisa).</p><p></p><p>Neste caso afinal? Qual é a rotação máxima por minuto? 500? 530? 780? 803,1?</p><p></p><p>Réplicas e tréplicas serão bem-vindas forte abraço a todos.</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 6257, member: 16"] Olá, pessoal Tenho acompanhado de perto o saudável debate sobre as RPM dos motores Huasheng Tai... Como tenho acesso a literatura técnica do fabricante (tanto do motor chinês como do motor japonês) posso dizer que em ambos o CDI (Ignição por Descarga Capacitiva) tem um limitador de giros que simplesmente "corta" a ignição a [B]7.000 RPM[/B] no Honda e a [B]9.000 RPM[/B] no HuashengTai o que tornaria a leitura de 10.500 RPM impossível já que o CDI "cortaria" 1.500 RPM antes deste valor. E isso por limitações do CDI e não do próprio motor. Usando a comparação do Tioruja sobre os motores GXH 50cc da Honda e o Huasheng Tai 50cc devemos de cara observar que a primeira e mais importante diferença entre ambos está no carburador e no sistema de escape (sem falar da aplicação que é bem distinta nos dois casos). O primeiro motor foi fabricado com a finalidade de ser um motor estacionário e tem um carburador bem diferente do H124C que equipa nossos kits. Em Fóruns americanos quando usam o GXH 50 da Honda para motorizar bicicletas a primeira providência é justamente colocar um carburador H124C igual aos nossos pois o original Honda não permite a instalação de cabo de acelerador já que responde sob demanda subindo e abaixando de giros automaticamente, substituem também o escape pois o do motor Honda abafa muito mais o som do motor reduzindo seu desempenho nas bicicletas. E por fim a instalação de um conjunto de embreagem seja em forma de clutch box ou mesmo em sistema de T-Belt por correia já que o CXH da Honda possui apenas "tomada de força". Motores absolutamente diferentes e por mais que o chinês seja uma cópia do japonês ambos tem o regime de rotação máxima limitados pelo CDI. Uma outra questão: [U]O procedimento de verificação de rotação máxima do motor feito pelos fabricantes se dá sem carga e sem transmissão[/U], logo, todos os cálculos envolvendo pinhões, coroas, shift kit etc. são na verdade irrelevantes salvo se o objetivo do teste fosse verificar as RPM's com carga (informação esta desconsiderada na literatura técnica dos dois fabricantes). Para citar o HuashengTai como exemplo: Sem carga 2.0 Hp Com carga 1.8 Hp Finalizo questionando o quão acurado é o tacômetro em questão... Com 10% de margem de erro estamos falando de aproximadamente + 1.000 RPM, com 15% de margem de erro +1.500 RPM Vejam neste interessante vídeo o [U]nível[/U] das ferramentas utilizadas num mesmo teste e a diferença encontrada entre os resultados... [MEDIA=youtube]m7qyirccUeI[/MEDIA] [B]500 RPM[/B] no primeiro teste [B]530 RPM[/B] no segundo teste [B]803,1 RPM[/B] no terceiro teste [B]780 RPM[/B] no quarto teste Como podemos observar assistindo o vídeo (considerei só os testes feitos no mandril da furadeira de bancada) são 4 instrumentos sensacionais e mesmo assim apresentam leituras absolutamente diferentes entre si. Entre o primeiro e o terceiro teste a diferença chega a inacreditáveis 300 RPM, e entre o primeiro e o quarto 280 RPM (o que em se tratando de uma furadeira de bancada é muita coisa). Neste caso afinal? Qual é a rotação máxima por minuto? 500? 530? 780? 803,1? Réplicas e tréplicas serão bem-vindas forte abraço a todos. [/QUOTE]
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