Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Motor 4 tempos
Sobre velocidade maxima da 4 T
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="tioruja" data-source="post: 6208" data-attributes="member: 2351"><p>Olá Matheus,</p><p></p><p>Esta semana chegou o meu tacômetro (conta-giros) que comprei na <strong>eBay , </strong>veio da Suécia , é bem fácil de instalar ,apenas se enrola 4 voltas do fio que sai do aparelho no cabo da vela, um circuito detecta cada pulso de alta tensão que o CDI envia para a vela e converte para RPM do motor, que aparece em um display, achei bem bolado o sistema.</p><p></p><p>Dai instalei na minha 4T e fiquei surpreso com a RPM máxima, sempre considerei como 8000 RPM a máxima do 4T, mas estava enganado, porque no display do tacômetro registrou 10500 RPM a máxima.</p><p></p><p>Daí, fiz vários testes, com diversas relações de engrenagens para comparar a teoria com a pratica , e na relação original do 4T (pinhão 10 dentes e coroa 44 dentes), que é o teu caso , <strong>a 40 km/h registrou 8100 RPM.</strong> (motor esguelado!!!). com o shift kit a 40 km/h registrou 5700 RPM.</p><p></p><p>Também descobri porque nos meus testes e cálculos anteriores, a minha RPM máxima era 7500. Foi durante a troca da campanula, que notei que o pinhão do eixo da campanula tinha 7 dentes e não 10 dentes como eu considerava , estes 3 dentes a menos, foram os responsáveis pela diferença entre 10500 RPM e 7500 RPM.</p><p></p><p>depois da descoberta do erro, eu consigo afirmar teoricamente que a RPM máxima do 4T é realmente 10500 RPM. e que o tacômetro esta correto.</p><p></p><p>Acho que terei que recalcular e retificar todas informações de RPM que postei nos tópicos.</p><p></p><p> Quando conseguir tempo, vou colocar fotos , talvez até um vídeo do tacômetro em funcionamento.</p><p></p><p>Abraços,</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="tioruja, post: 6208, member: 2351"] Olá Matheus, Esta semana chegou o meu tacômetro (conta-giros) que comprei na [B]eBay , [/B]veio da Suécia , é bem fácil de instalar ,apenas se enrola 4 voltas do fio que sai do aparelho no cabo da vela, um circuito detecta cada pulso de alta tensão que o CDI envia para a vela e converte para RPM do motor, que aparece em um display, achei bem bolado o sistema. Dai instalei na minha 4T e fiquei surpreso com a RPM máxima, sempre considerei como 8000 RPM a máxima do 4T, mas estava enganado, porque no display do tacômetro registrou 10500 RPM a máxima. Daí, fiz vários testes, com diversas relações de engrenagens para comparar a teoria com a pratica , e na relação original do 4T (pinhão 10 dentes e coroa 44 dentes), que é o teu caso , [B]a 40 km/h registrou 8100 RPM.[/B] (motor esguelado!!!). com o shift kit a 40 km/h registrou 5700 RPM. Também descobri porque nos meus testes e cálculos anteriores, a minha RPM máxima era 7500. Foi durante a troca da campanula, que notei que o pinhão do eixo da campanula tinha 7 dentes e não 10 dentes como eu considerava , estes 3 dentes a menos, foram os responsáveis pela diferença entre 10500 RPM e 7500 RPM. depois da descoberta do erro, eu consigo afirmar teoricamente que a RPM máxima do 4T é realmente 10500 RPM. e que o tacômetro esta correto. Acho que terei que recalcular e retificar todas informações de RPM que postei nos tópicos. Quando conseguir tempo, vou colocar fotos , talvez até um vídeo do tacômetro em funcionamento. Abraços, [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Motor 4 tempos
Sobre velocidade maxima da 4 T