Sobre ser ou não econômico em relação á optar em desligar o motor para se poupar comb

Michael

New member
Sobre ser ou não econômico em relação á optar em desligar o motor para se poupar combustível. Andei pensando que há a chance de, ao invés de se poupar combustível em desligar o motor e optar pelas pedaladas em determinados momentos, na realidade, se gastaria mais combustível por conta do processo em que se ligar o motor, que deve (imagino eu) gastar ainda mais que se optar simplesmente em deixar o motor ligado e não optar pelas pedaladas como forma de economizar. O que acham? Tende a ser de fato econômico ou o contrário disso(se gastando ainda mais em desligar e ligar. No mesmo trajeto - depois de algumas pedalas - ligar o motor novamente) ?
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Re: Sobre ser ou não econômico em relação á optar em desligar o motor para se poupar

Michael,

Há outras questões envolvidas nessa pergunta:

Qual o tempo que o motor ficará ligada ?
O motor lidado está recebendo refrigeração?
O motor é 2T ou 4T ?

Deixar o motor ligado por mais de 10 minutos (2T), irá superaquecer o conjunto e danificá-lo à longo prazo. Com ventilação, isso fica amenizado.

Motores 4T não sofrem tanto desse mal, pois tem refrigeração forçada no motor.

Toda vez que liga o motor, o costume é ficar acelerando até que o motor estabilize. Isso consome gasolina. Depende de como o motor está regulado. Motor redondo, estabiliza rápido. Mal regulados, demoram mais e gastam gasosa.

Não só o gasto com a gasolina deve ser observado, mas a vida do motor também.

No geral, é aconselhável que se desligue o motor se for ficar parado mais que 5 minutos sem uso. É claro que, num semáforo vc nao vai desligar só para essa parada, mas atente-se para essa questão.

Pedalar faz bem à saude. Pratique ! :cool:
 
Top