Ruido de metal contra metal quando o motor ameaça ou consegue dar partida.

leonardo.ivo

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Prezados, estou com a seguinte situação: eu montei minha bike recentemente e comprei um motor novo 2t de 80cc. Quando usei pela primeira vez consegui dar partidas e as vezes para colocar em ponto morto ela acelerava mais. Aí eu quando montei eu não coloquei a vedação na válvula de gasolina e essa vazou. Aí eu coloquei a vedação e veda rosca de cano PVC e o vazamento acabou, porém a gasolina ficou abaixo de 200ml o que me obrigou a comprar mais. Ao comprar, o frentista colocou 900ml ao invés de 1l na garrafa de medida e eu coloquei 70ml de óleo 2t. Aí começou meus problemas, pois a bicicleta começou demorar a pegar a partir daí. Depois de muita luta consegui colocar pra andar e sempre em baixa rotação, não só por ser um motor novo, mas por segurança também, pois se acelerar demais e acidente na certa. Ao parar ela vi que o motor estava aquecido e soltando uma leve fumaça fina.que me deu medo e me afastei dela. Após ela esfriar eu tentei dar partida de novo e ela não mais partiu. Quando enfim o motor começa a querer partir, o mesmo gera um ruído de atrito de metal contra metal que parece de grilo ou de metal contra metal sem lubrificação agudo. O que poderia ser?
 

leonardo.ivo

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Esse ruído de metal contra metal só ocorre quando o motor enfim consegue entrar em funcionamento e aí quando o giro começa a aumentar esse ruído aumenta também e faz com que o motor acabe morrendo. Onde eu poderia ter errado? Seria na quantidade a mais de óleo 2 mineral que eu coloquei em cima de 900ml de gasolina comum? Será que houve algum problema na embreagem ou mesmo dentro do cilindro?
 

leonardo.ivo

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Pra completar, esse ruído não acontece quando se tenta colocar pra pegar e não pega. Ele só acontece quando ele enfim consegue pegar. E aí que o ruído de metal contra metal acontece. E como o serrar vergalhão. E tem mais hoje (14 de julho de 2022), fiz uma manutenção no pino e no cabo da embreagem, pois ao usar o pino, em função do problema do motor, ela ficava dura, só conseguindo usar ela quando apertava a manutenção bem fundo. Aí coloquei graxa branca no pino da embreagem e aí esse problema se resolveu, entretanto, ao colocar a embreagem engatada, percebi que o motor não mais travava completamente a roda e ao andar com ela sem montar e engatada, a resistência ficou menor e antes a roda ficava muito travada.
 

gl0007

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Se não me engano, para óleo mineral são 63ml/L durante o amaciamento, e 45ml/L após os primeiros 500ml. Fazendo uma regra de 3 simples, me parece que tu colocou 73ml/L (visto que só abasteceu 900ml). Motor com óleo mineral esquenta mais mesmo, e o excesso de óleo pode ter ajudado no aquecimento, mas não é de se preocupar demais, só corrigir isso ai.

Quanto ao barulho de grilo, ele pode vir de 2 lugares: cabeçote e embreagem. Se o cabeçote estiver frouxo, o motor grila. Se a embreagem estiver desregulada, grila e patina.

Verifique se há espaçamento entre cabeçote e cilindro, se houver, solte um pouco os parafusos em X e faça o reaperto também em X. Não tente só reapertar sem antes afrouxar um pouco, pois pode empenar a peça.

Verifique se a embreagem está regulada, solte o parafuso que prende o cabo ao braço acionador do pino de embreagem, pressione um pouco pra dentro com a mão e prenda o cabo denovo. Daí então, do outro lado, aperte a porca flor de forma que ao girar a roda com a embreagem solta ela trave completamente. (No manete deve ficar uma pequena folga no cabo, pra evitar que o pino trabalhe forçando e se desgaste).

Quanto ao barulho de metal: passe um pouco (bem pouco) de graxa entre a engrenagem grande e a pequena da embreagem e veja se diminui.

Faça os testes e nos conte se resolveu blz?
 

leonardo.ivo

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O motor é novo. Foi instalado por mim em abril. Não gostaria de abri - lo, mas se não tiver jeito , terei de faze lo. Eu devo fazer esse ajuste da embreagem e ajeitar ela é torço pra que seja ela, que nas vezes que não pegava pra não dar aquele solavanco do motor e danificar o quadro, eu apertava a embreagem e corria e depois soltava pra tentar fazer pegar novamente. E fazia isso em movimento. Vou fazer tudo o vc me passou e vou trazer o retorno disso. Muito obrigado pelas dicas. Abs
 

gl0007

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Seu pensamento está correto! Devemos evitar ficar abrindo o motor, porém o reaperto do cabeçote é fundamental, às vezes ele vem um pouco frouxo de fábrica, ou afrouxa com o tempo. No seu caso deve ser só embreagem mesmo... outra dica para conservar o quadro é: ao soltar a embreagem continue pedalando até o motor ligar, assim evitando forçar demais o quadro e a relação. Boa sorte! Abs
 

leonardo.ivo

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Vc tinha toda a razão, era aperto no cabeçote. Eu cheguei a ajustar a embreagem, mas o problema não era lá. Ai passei num mecânico ao lado meu prédio e mostrei a ele o ruido de grilo e ele falou logo de cara que podia ser cabeçote. Ai ele pegou e apertou os 4 parafusos. A partir dai ela passou a pegar rapido, fácil e a funcionar em modo de cruzeiro. Ainda sim te agradeço bastante. Era cabeçote frouxo mesmo. ABs
 
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