Ruido de metal contra metal quando o motor ameaça ou consegue dar partida.

leonardo.ivo

New member
Prezados, estou com a seguinte situação: eu montei minha bike recentemente e comprei um motor novo 2t de 80cc. Quando usei pela primeira vez consegui dar partidas e as vezes para colocar em ponto morto ela acelerava mais. Aí eu quando montei eu não coloquei a vedação na válvula de gasolina e essa vazou. Aí eu coloquei a vedação e veda rosca de cano PVC e o vazamento acabou, porém a gasolina ficou abaixo de 200ml o que me obrigou a comprar mais. Ao comprar, o frentista colocou 900ml ao invés de 1l na garrafa de medida e eu coloquei 70ml de óleo 2t. Aí começou meus problemas, pois a bicicleta começou demorar a pegar a partir daí. Depois de muita luta consegui colocar pra andar e sempre em baixa rotação, não só por ser um motor novo, mas por segurança também, pois se acelerar demais e acidente na certa. Ao parar ela vi que o motor estava aquecido e soltando uma leve fumaça fina.que me deu medo e me afastei dela. Após ela esfriar eu tentei dar partida de novo e ela não mais partiu. Quando enfim o motor começa a querer partir, o mesmo gera um ruído de atrito de metal contra metal que parece de grilo ou de metal contra metal sem lubrificação agudo. O que poderia ser?

leonardo.ivo

New member
Esse ruído de metal contra metal só ocorre quando o motor enfim consegue entrar em funcionamento e aí quando o giro começa a aumentar esse ruído aumenta também e faz com que o motor acabe morrendo. Onde eu poderia ter errado? Seria na quantidade a mais de óleo 2 mineral que eu coloquei em cima de 900ml de gasolina comum? Será que houve algum problema na embreagem ou mesmo dentro do cilindro?

leonardo.ivo

New member
Pra completar, esse ruído não acontece quando se tenta colocar pra pegar e não pega. Ele só acontece quando ele enfim consegue pegar. E aí que o ruído de metal contra metal acontece. E como o serrar vergalhão. E tem mais hoje (14 de julho de 2022), fiz uma manutenção no pino e no cabo da embreagem, pois ao usar o pino, em função do problema do motor, ela ficava dura, só conseguindo usar ela quando apertava a manutenção bem fundo. Aí coloquei graxa branca no pino da embreagem e aí esse problema se resolveu, entretanto, ao colocar a embreagem engatada, percebi que o motor não mais travava completamente a roda e ao andar com ela sem montar e engatada, a resistência ficou menor e antes a roda ficava muito travada.

gl0007

New member
Se não me engano, para óleo mineral são 63ml/L durante o amaciamento, e 45ml/L após os primeiros 500ml. Fazendo uma regra de 3 simples, me parece que tu colocou 73ml/L (visto que só abasteceu 900ml). Motor com óleo mineral esquenta mais mesmo, e o excesso de óleo pode ter ajudado no aquecimento, mas não é de se preocupar demais, só corrigir isso ai.

Quanto ao barulho de grilo, ele pode vir de 2 lugares: cabeçote e embreagem. Se o cabeçote estiver frouxo, o motor grila. Se a embreagem estiver desregulada, grila e patina.

Verifique se há espaçamento entre cabeçote e cilindro, se houver, solte um pouco os parafusos em X e faça o reaperto também em X. Não tente só reapertar sem antes afrouxar um pouco, pois pode empenar a peça.

Verifique se a embreagem está regulada, solte o parafuso que prende o cabo ao braço acionador do pino de embreagem, pressione um pouco pra dentro com a mão e prenda o cabo denovo. Daí então, do outro lado, aperte a porca flor de forma que ao girar a roda com a embreagem solta ela trave completamente. (No manete deve ficar uma pequena folga no cabo, pra evitar que o pino trabalhe forçando e se desgaste).

Quanto ao barulho de metal: passe um pouco (bem pouco) de graxa entre a engrenagem grande e a pequena da embreagem e veja se diminui.

Faça os testes e nos conte se resolveu blz?

leonardo.ivo

New member
O motor é novo. Foi instalado por mim em abril. Não gostaria de abri - lo, mas se não tiver jeito , terei de faze lo. Eu devo fazer esse ajuste da embreagem e ajeitar ela é torço pra que seja ela, que nas vezes que não pegava pra não dar aquele solavanco do motor e danificar o quadro, eu apertava a embreagem e corria e depois soltava pra tentar fazer pegar novamente. E fazia isso em movimento. Vou fazer tudo o vc me passou e vou trazer o retorno disso. Muito obrigado pelas dicas. Abs

gl0007

New member
Seu pensamento está correto! Devemos evitar ficar abrindo o motor, porém o reaperto do cabeçote é fundamental, às vezes ele vem um pouco frouxo de fábrica, ou afrouxa com o tempo. No seu caso deve ser só embreagem mesmo... outra dica para conservar o quadro é: ao soltar a embreagem continue pedalando até o motor ligar, assim evitando forçar demais o quadro e a relação. Boa sorte! Abs

leonardo.ivo

New member
Vc tinha toda a razão, era aperto no cabeçote. Eu cheguei a ajustar a embreagem, mas o problema não era lá. Ai passei num mecânico ao lado meu prédio e mostrei a ele o ruido de grilo e ele falou logo de cara que podia ser cabeçote. Ai ele pegou e apertou os 4 parafusos. A partir dai ela passou a pegar rapido, fácil e a funcionar em modo de cruzeiro. Ainda sim te agradeço bastante. Era cabeçote frouxo mesmo. ABs