Olá, Mateus
Com mais ou menos uns 200 motores de 2T no "curriculum" posso dizer que não existe em absoluto relação entre geração e durabilidade e muito menos se a vela é inclinada a 45º ou 90º...
Os problemas recorrentes com o rolamento de agulhas ocorrem por:
Descuido/desrespeito total a fase de amaciamento
Quantidade insuficiente de óleo 2T misturada a gasolina (ainda durante o amaciamento)
Uso de gasolina aditivada
Uso do sem o filtro de ar ou com o escape aberto
Mistura excessivamente pobre (principalmente no amaciamento)
Tenho ainda hoje meu primeiro motor comprado junto a Bicimoto um 50cc 2 tempos comprado no balcão da empresa a quase 5 anos atrás. Com este motor já rodei mais de 47.000 Km e sei que rodarei muito ainda com ele. Aos 32 ou 33 mil resolvi abrir o motor para um trato. Descarbonização, troca de juntas, pads da embreagem, cabo de acelerador e embreagem e vela de ignição (sempre usei NGK B5HS). Como estava com o motor aberto e tudo a mão fui um pouco além já que também troquei as juntas de escape, coletor de admissão e cilindro... A folga do rolamento de agulhas em relação ao pino do pistão e biela era mínima nesta quilometragem, mas como disse estava com o motor aberto e tudo a mão... Então a geral foi completa.
Meu motor apenas foi amaciado com carinho e utilizado dentro dos limites de um 50cc 2T para bicicletas. Velocidades médias em torno de 30 - 35 Km/h com raras aceleradas aos 40 - 45 Km/h. O mesmo óleo 2T desde a compra (Motul 2T mineral), filtro de gasolina e as manutenções recomendadas... Reapertos, limpeza do filtro de ar, substituição do filtro de gasolina, lubrificação e regulagem da transmissão estas coisas.
Se você comprar um 80cc 2T e cuidar com carinho, seguir a rotina de amaciamento e fizer a manutenção indicada certamente será outro a andar muito, mas muito mesmo com um kits destes sem problemas no rolamento de agulhas ou qualquer outro.
Forte abraço