que tipo de tinta utilizo para pintar meu motor?

Sidney

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sim vai derreter a tinta

514FE1.JPG


Sidney
 

Carlos Mayer

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Olá, Dayanne

A colocação do Sidney é correta. Você só pode pintar o seu motor com tinta de alta temperatura já que tinta comum queimará quando o seu motor esquentar. Tome cuidado na hora de pintar para que não entre tinta dentro do motor ou do carburador. Proteja bem as áreas que não devem ser pintadas com fita crepe. Boa sorte no trabalho...
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Olá, Dayanne

A colocação do Sidney é correta. Você só pode pintar o seu motor com tinta de alta temperatura já que tinta comum queimará quando o seu motor esquentar. Tome cuidado na hora de pintar para que não entre tinta dentro do motor ou do carburador. Proteja bem as áreas que não devem ser pintadas com fita crepe. Boa sorte no trabalho...

Nao se esqueçam que a pintura é mais uma barreira para a troca de calor. Pode parecer desprezível esta camada a mais no motor mas dependendo da condição, pode diminuir a vida do motor. Todos os motores refrigerados a ar tem uma deficiência neste quesito, principalmente quando não tem uma ventilação forçada. Quando a bike está andando e trocando calor com o vento, tudo bem, mas e quando fica parado com o motor ligado ? Ocorre a dilatação de todas as peças e sabemos que não dilatam por igual..... Uma condição, imagina vc ajustando o motor com a bike parada ....... Parado, a troca de calor é deficiente. O que fazer então ? Use um ventilador na velocidade mínima, direcionado ao motor. Assim, minimizará o desgaste, trincas e vazamentos nas juntas. Belezz ?:cool:
 

SBP

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Nao se esqueçam que a pintura é mais uma barreira para a troca de calor. Pode parecer desprezível esta camada a mais no motor mas dependendo da condição, pode diminuir a vida do motor. Todos os motores refrigerados a ar tem uma deficiência neste quesito, principalmente quando não tem uma ventilação forçada. Quando a bike está andando e trocando calor com o vento, tudo bem, mas e quando fica parado com o motor ligado ? Ocorre a dilatação de todas as peças e sabemos que não dilatam por igual..... Uma condição, imagina vc ajustando o motor com a bike parada ....... Parado, a troca de calor é deficiente. O que fazer então ? Use um ventilador na velocidade mínima, direcionado ao motor. Assim, minimizará o desgaste, trincas e vazamentos nas juntas. Belezz ?:cool:

Concordo com o que disse, sempre fiquei pensando na tinta ser uma barreira a mais..
O que eu faria e vou fazer (já até comprei a tinta, falta é um tempinho) é pintar o escape, pois aí os gases perderão menos calor para o metal (que por sua vez trocará menos calor com o ar), o que é bom pois conserva energia/velocidade na exaustão dos gases, o que permite maior entrada de mistura no próximo ciclo..
Vou fazer por razões estéticas, mas não me atrapalhará em nada (só vai empobrecer um pouco a mistura, e aí vou corrigir a carburação dando um pouco mais de combustível). Isso é até feito em preparações esportivas de automóveis, usando fitas térmicas ou pintando o coletor com uma tinta especial que resiste a bem mais que 600 graus C, pois os coletores de muitos carros atingem bem mais que isso (quando está só no INOX é possível ver que os tubos vão ficando vermelhos, incandescentes).

Segue uma imagem de um coletor pintado com uma dessas tintas (nesse caso uma que agüenta 1093 Celsius):
https://lh6.googleusercontent.com/-Yw5cmdbQFgY/UIjX-lZrNBI/AAAAAAAAE8k/xP6LGCbZGyI/s720/DSCF0176.JPG

Segue vídeo de um coletor ficando incandescente num carro esportivo (aqui no Brasil):
https://www.youtube.com/watch?v=Gj_jIFRqXkw&list=UUxE7Te_sWkL9lmQBrFf3MVw

Do mesmo fabricante (GIBA), seguem 3 Harleys com escapes customizados:

Esta é com tubos curvos, mas que não representam obstrução pois todos os tubos lá são curvados numa curvadeira especial (mandrel bender), que preserva o diâmetro interno do tubo..
https://www.youtube.com/watch?v=6mj7Oc7NuNQ&list=UUxE7Te_sWkL9lmQBrFf3MVw

Esta aqui tem fitas térmicas e um coletor 2:1, ou seja, ao invés de seguirem em tubos separados os gases dos 2 cilindros são unidos num único tubo.
https://www.youtube.com/watch?v=Q7x0G_EzTrU&list=UUxE7Te_sWkL9lmQBrFf3MVw

Estas duas últimas têm escapes diretos (2:2), cromados..
https://www.youtube.com/watch?v=VzhEznpeDnE&list=UUxE7Te_sWkL9lmQBrFf3MVw

Os caras mandam bem, equipamentos de ponta e mão de obra muito qualificada. Poderia ser acessível :(
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Atente-se para a pintura em inox. Não sao todas as tintas (mesmo de alta temperatura) que se mantém aderidas ao inox ou superfícies cromadas. Pode ser preciso uma tinta de fundo especial antes da tinta final. Já pintei escapamento de inox, ficou muito bonito mas durou pouco. Descascou em menos de 2 semanas (era de alta temperatura). 15 anos atrás. Belezz ?
 

SBP

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É, acho que precisaria de um primer mesmo se fosse inox, ou mesmo este nosso cromado, pois me parecem muito "lisos", acredito que dificulta a tinta a aderir..
Meu escape atual por sorte não é cromado nem pintado, está até recoberto de um pouco de ferrugem, que vou lixar quando for pintar
 

SBP

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Ou para pintar essas superfícies metálicas muito "lisas" talvez teria que ser aquelas tais pinturas eletrostáticas pra aderir bem né
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Tem uma dificuldade aí, que é conseguir a tinta para alta temperatura e que seja possível na aplicação do pó seco. Hummmmm..... Parece que eu to querendo complicar mas acho que vc pode ter barreiras para finalizar este projeto. Pelo menos na minha visão limitada. Em SP, os recursos são mais amplos e diversificados e talvez seja bem mais fácil que aqui. Boa sorte !!!!
 
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