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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 6995" data-attributes="member: 16"><p>Olá, Antonio</p><p></p><p>Devemos começar pelo seguinte ponto: Motores de 2 e de 4 tempos são completamente diferentes logo não podem (nem devem) ser "comparados entre si.</p><p></p><p>Falando sobre "defeitos"...</p><p></p><p>Como engenheiro mecânico (e mecânico de motores de 2 e de 4 tempos) posso te dizer que a grande maioria do que chamam "defeito", "problemas" decorre de <u>mal uso</u>.Tipo o sujeito compra um kit, não lê o Manual de Instalação, não lê o Manual de Operação instala o kit na bicicleta, senta no selim e manda ver. É assim em 80% dos casos... Muitas vezes recebemos motores com "defeitos" causados por pouco ou nenhum óleo isso em kits de 2 e de 4 tempos. Outras vezes recebemos kits com anéis partidos porque simplesmente o sujeito ouviu dizer que se tirasse o filtro de ar e o miolo do escape andaria mais...</p><p></p><p>Apenas para ilustrar recebemos um kit de 80cc 2 tempos fundido onde o proprietário (réu confesso) se saiu com a seguinte pérola: "Ahhh um amigo mecânico disse que minha motorizada estava soltando fumaça pelo escape porque eu estava colocando muito óleo 2 tempos (63 Ml como recomendado). Então eu lavei o tanque e abasteci com uma tampinha de Coca Cola de óleo para cada litro de gasolina... " Será que deveríamos enquadrar este kit na lista de kits com "defeito"?</p><p></p><p>Eu poderia passar o resto da noite citando exemplos deste tipo para você...</p><p></p><p>No mais como máquinas que são sim motores de 2 e de 4 tempos estão sujeitos a defeitos, falhas e problemas. Algumas vezes decorrentes de vícios de fabricação, outras devido a baixa qualidade do combustível e óleo lubrificante mas volto a repetir que a grande maioria dos motores que chega em nossa oficina com problemas teve estes problemas causados por mal uso.</p><p></p><p>Já postei inúmeras vezes aqui no Fórum que o meu primeiro motor Bicimoto foi um 50cc 2 tempos (tenho ele até hoje). Foram quase 5 anos e mais de 40.000 Km rodados... Defeito? Nenhum...</p><p></p><p>Uso minha bicicleta motorizada como uma bicicleta motorizada. Faço todas as rotinas de manutenção necessárias e principalmente respeito os limites de um motorzinho de apenas 49cc... Acho que este é o segredo. Sempre digo para a garotada bicicleta motorizada rima com economia, praticidade, liberdade e não com desempenho e alta velocidade...</p><p></p><p>Sem dúvidas a durabilidade do motor seja ele de 50cc 2T, 80cc 2T ou 50cc 4T dependerá quase que totalmente da forma como ele será utilizado e mantido.</p><p></p><p>Forte abraço</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 6995, member: 16"] Olá, Antonio Devemos começar pelo seguinte ponto: Motores de 2 e de 4 tempos são completamente diferentes logo não podem (nem devem) ser "comparados entre si. Falando sobre "defeitos"... Como engenheiro mecânico (e mecânico de motores de 2 e de 4 tempos) posso te dizer que a grande maioria do que chamam "defeito", "problemas" decorre de [U]mal uso[/U].Tipo o sujeito compra um kit, não lê o Manual de Instalação, não lê o Manual de Operação instala o kit na bicicleta, senta no selim e manda ver. É assim em 80% dos casos... Muitas vezes recebemos motores com "defeitos" causados por pouco ou nenhum óleo isso em kits de 2 e de 4 tempos. Outras vezes recebemos kits com anéis partidos porque simplesmente o sujeito ouviu dizer que se tirasse o filtro de ar e o miolo do escape andaria mais... Apenas para ilustrar recebemos um kit de 80cc 2 tempos fundido onde o proprietário (réu confesso) se saiu com a seguinte pérola: "Ahhh um amigo mecânico disse que minha motorizada estava soltando fumaça pelo escape porque eu estava colocando muito óleo 2 tempos (63 Ml como recomendado). Então eu lavei o tanque e abasteci com uma tampinha de Coca Cola de óleo para cada litro de gasolina... " Será que deveríamos enquadrar este kit na lista de kits com "defeito"? Eu poderia passar o resto da noite citando exemplos deste tipo para você... No mais como máquinas que são sim motores de 2 e de 4 tempos estão sujeitos a defeitos, falhas e problemas. Algumas vezes decorrentes de vícios de fabricação, outras devido a baixa qualidade do combustível e óleo lubrificante mas volto a repetir que a grande maioria dos motores que chega em nossa oficina com problemas teve estes problemas causados por mal uso. Já postei inúmeras vezes aqui no Fórum que o meu primeiro motor Bicimoto foi um 50cc 2 tempos (tenho ele até hoje). Foram quase 5 anos e mais de 40.000 Km rodados... Defeito? Nenhum... Uso minha bicicleta motorizada como uma bicicleta motorizada. Faço todas as rotinas de manutenção necessárias e principalmente respeito os limites de um motorzinho de apenas 49cc... Acho que este é o segredo. Sempre digo para a garotada bicicleta motorizada rima com economia, praticidade, liberdade e não com desempenho e alta velocidade... Sem dúvidas a durabilidade do motor seja ele de 50cc 2T, 80cc 2T ou 50cc 4T dependerá quase que totalmente da forma como ele será utilizado e mantido. Forte abraço [/QUOTE]
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