Projeto seta e luz de freio

Gostaram do projeto? devo continuar postando?


  • Total de votos
    3

rodolfoasjj

New member
Olá!

Antes de mais nada, quero deixar claro que isso é um passa tempo, existem muitas opções de setas/luz de freio prontas no mercado e bem acessíveis também.
Este projeto ainda esta em andamento.

Este projeto foi feito usando leds de auto brilho laranja, para as setas, e vermelho, para o freio e alguns poucos componentes eletrônicos.
Todos os materiais são bem baratos e fica bem leve.

O acabamento não ficou dos melhores mas era o que eu tinha em mãos. (usem a criatividade!)
Usei capa de DVD para fazer uma caixinha e EVA para cobrir.
Ficou mais ou menos do tamanho de uma caixa de dominó, já que minha intenção é por de baixo da garupa, era o tamanho que eu precisava.
A "placa do circuito" é uma pedaço da capa de DVD e um pedaço de papelão, entre os dois usei uma fita isolante larga para dar um fundo preto aos leds.

A luz de freio é alimentada por uma bateria comum de 9v (daquelas quadradinhas). Para a seta pretendo usar uma bateria a parte, ainda estou procurando uma bateria adequada.

Eis o resultado até agora:

1.jpg2.jpg

Esta parte está completa, faltando apenas a bateria para as setas (mas já testei usando uma fonte).
No momento estou instalando a fiação na bike e bolando um jeito para colocar o interruptor que vou usar para a seta no guidão.

Em breve posto o resto do projeto.
 
Última edição:

rodolfoasjj

New member
Bom dia!

Dando seguimento ao tópico, segue os esquemas desenhados leigamente porém são bem fáceis de entender.

Antes de mais nada, eu marquei de vermelho o que é positivo e preto o que é negativo.

Este é o esquema da seta, o circuito para que pisque:
circuito do led pisca.jpg
Lembrando que este é apenas um lado, deve se fazer outro igual para o outro lado.
Os componentes estão descritos na imagem.
Para o meu projeto usei 10 leds em cada seta.

Este é o esquemas da ligação dos leds para a luz de freio:
led em paralelo para luz de freio.png
Usei 6 leds para o freio.
Este é bem simples, basta ligar um resistor de 1k no negativo de cada led e depois unir, todas as pontas negativas e todas as positivas.

E este é o esquema da ligação elétrica:
ligação da energia do freio e interruptor da seta.jpg

Qualquer duvida basta perguntar que respondo.

Em breve novas fotos.
 
Última edição:

rodolfoasjj

New member
Segue a lista de materiais que usei até agora:

2 - Transistor npn BC547
2 - Capacitor 470 uf
8 - Resistor de 1k
20 - Led's laranja
6 - Led's vermelho
1 - conector para bateria 9v
1 - chave liga e desliga de 3 posições
1 - bateria de 9v (comum)
2 - bateria de 9v (alcalinas)
Fios
 
Última edição:

rodolfoasjj

New member
Acabei de concluir toda instalação da seta e dos cabos na bicicleta, só me falta a bateria para as setas!

O resultado foi esse:

Este é o botão que usei para a seta. Usei uma abraçadeira de ferro (daquelas de prender tubo em parede) que moldei no formata que eu precisava e prendi com fita hellerman e reforcei com cola quente.
botão.jpg

Esse é o sistema que bolei para o freio (traseiro):
Usei dois pedaços de tubinho de tinta de caneta, duas molinha da caneta e papel alumínio.
Quando freio, os fios encostam e a luz de freio acende.
freio.jpg

E é assim que ficou na traseira da bike:
seta.jpg
 
Última edição:

rodolfoasjj

New member
E aew!!

Bom...arrumei as baterias e no final das contas, para ligar tudo, foram necessárias 3 baterias de 9v (das quadradinhas).

1 bateria 9v para a luz de freio
2 baterias alcalinas 9v ligadas em serie para a seta

Poderia ter usado apenas duas baterias para ligar tudo, mas como o freio é usado constantemente, as baterias durariam muito pouco, então optei por usar uma independente para o freio.

Com as baterias e todas as outras peças que comprei, o projeto saiu por R$43,30.

Finalizei o projeto!
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Rodolfo,

Parabéns !

O fórum agradece por mais essa aula.
Com certeza, muitos se aproveitarão desse projeto.

Ficou muito bom !

:cool:
 
Top