Projeto de corta corrente com chave (ignição)

RudyFox

New member
Fala galera, gostaria de compartilhar um projeto de um sistema que só permita que o sistema elétrico da bina seja ativada via chave de ignição simples o suficiente para ser feito em casa e que não abra mão da estética. A buzina (funcional) utilizada pode ser achada em quase todas as bicicletarias e possui espaço interno extra suficiente para caber a chave de ignição. Essa chave simplesmente corta ou permite a passagem da corrente como um interruptor e os fios (dois pretos, um vindo do magneto e outro do CDI, nesse caso) entram no fundo da buzina.

Para que a buzina não fique "bamba" pelo suporte original, sugere-se furar o guidão e prender a buzina diretamente com um parafuso.

Onde comprei a chave: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679802717-boto-chave-interruptor-eletrnico-_JM

Anexos

• WP_20160126_003.jpg
    WP_20160126_003.jpg
    30 KB · Visualizações: 55
  • WP_20160126_002.jpg
    WP_20160126_002.jpg
    44.2 KB · Visualizações: 53
  • WP_20160126_005.jpg
    WP_20160126_005.jpg
    50 KB · Visualizações: 72
  • WP_20160126_006.jpg
    WP_20160126_006.jpg
    29.9 KB · Visualizações: 57
Última edição:

RudyFox

New member
Adaptei para ser alimentado pelo magneto, por isso aqui ele não é tão forte quanto seria se utilizasse pillhas, mas como sinalizador é muito bom. Com pilhas ele ilumina bem o caminho a noite...

Anexos

• WP_20160127_001.jpg
    WP_20160127_001.jpg
    24.2 KB · Visualizações: 17
Última edição:

Sandra

New member
Olá...eu gostaria de colocar uma chave de ignição na minha bike motorizada, ela é uma 4 tempos (CDI), eu comprei uma chave da CG Titan 125 ano 2008, que vem apenas com 2 fios, positivo e negativo! Mas não ta dando muito certo, pq com a chave de ignição desligada o motor está ligando msm assim, ai qdo eu ligo a chave de ignição ai ela morre e se continuar a chave acionada ela não se liga mais, mas deveria ser ao contrario! Ela corta a ignição ou desligar qdo estiver com a chave de ignição na posição desligada. Mesmo eu invertendo os fios, funciona da msm maneira. O que tenho q fazer pra chave funcionar da maneira correta?

Nitcho

New member
Sandra acredito que é apenas um pequeno erro de ligação dos fios que deve estar acontecendo. Eu acredito que esta chave de 2 fios deva ser igual a um interruptor de luz. Usasse para ligar e desligar um fio que devemos cortar e emendar nos fios da chave. Ou seguir a sugestão acima procure qualquer eletricista de carro. É facinho.

Sandra

New member
Olá pessoal, obrigado pela ajuda, não era fio invertido. Eu consegui resolver sozinha da seguinte maneira: a chave de ignição, por padrão, dentro dela tem 2 contatos de cobre, que qdo usada em uma moto, ela estando desliga, não há o contato nos cobres, e qdo a chave é ligado ai sim os fios se conectam nos cobres e faz a moto ligar. para a bicicleta, tem q ser ao contrario, qdo no ponto desligado (off) da chave de ignição, os contatos do fio devem estar encostados no contatos do cobre pra gerar o curto na bobina (CDI) pra bicicleta não ligar, e qdo virar a chave na posição ligada (on), esses contatos tem q ser desencostados, para parar o curto da bobina e ai sim a bike ligar.
Então resumindo, eu desmontei a chave de ignição, fiz um terceiro furo e mudei um dos contatos do cobre de lugar para que isso fosse possível.
Fiz um video e postei no Youtube vejam pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=rZsd2vG8cH8

Obrigado a todos pela ajuda!

rancatoco

New member
Olá pessoal, obrigado pela ajuda, não era fio invertido. Eu consegui resolver sozinha da seguinte maneira: a chave de ignição, por padrão, dentro dela tem 2 contatos de cobre, que qdo usada em uma moto, ela estando desliga, não há o contato nos cobres, e qdo a chave é ligado ai sim os fios se conectam nos cobres e faz a moto ligar. para a bicicleta, tem q ser ao contrario, qdo no ponto desligado (off) da chave de ignição, os contatos do fio devem estar encostados no contatos do cobre pra gerar o curto na bobina (CDI) pra bicicleta não ligar, e qdo virar a chave na posição ligada (on), esses contatos tem q ser desencostados, para parar o curto da bobina e ai sim a bike ligar.
Então resumindo, eu desmontei a chave de ignição, fiz um terceiro furo e mudei um dos contatos do cobre de lugar para que isso fosse possível.
Fiz um video e postei no Youtube vejam pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=rZsd2vG8cH8

Obrigado a todos pela ajuda!

Parabéns Sandra, ja tem mais um inscrito. Vc conseguiu resolver aquele problema de falta de força em subidas depois que o mecanico mexeu na bike?