Problemas para ligar (500 Km rodados 2T)

Raul

New member
boa noite, ontem estava andando na minha bike motorizada com mais de 500 km rodados e derrepente ela fez um estralo (taaa) dai fui da um tranco nela, ela só faz brrrrrrr brrrrrr e não acelera, limpei o carburador, verifiquei a agulha, troquei a vela, tirei o cabeçote olhei o pistão, aparentemente ta tudo certo, fui tentar liga-la e ainda não quer pegar, o que pode ser ?

Última edição por um moderador:

Nutin

New member
Já verificou se tem centelha? Pois algo pode ter se soltado no magneto. Ela continua estalando ou fazendo barulho como se estivesse moendo algo?

Última edição:

Raul

New member
intão nutin, eu encostei a vela no motor e rodei a roda sem acionar a embreagem, ela da uma ''pequena'' faisca mas acho q ta bem poca.

agr sobre barulho, moendo alguma coisa assim, eu não notei nada diferente, quando vô da o tranco ela faz o barulho normal mas não liga, só faz brrrrr brrrrrrr.

Carlos Mayer

New member
Olá Raul

Aqui no Fórum existem diversos tópicos com o tema "Não Liga", "Não Funciona" etc.

Você não fornece muitas informações como solicitamos nas Regras de Convivência do Fórum... Qual é o kit é uma delas, além da quilometragem (esta você informou) e a maior quantidade possível de informações...

Para que um motor funcione precisamos do seguinte:

* Vela limpa e com centelha

* Que chegue gasolina limpa ao carburador

* Que o tranco seja suficientemente forte

* Que o sistema elétrico esteja íntegro e corretamente ligado

* Que sejam respeitadas as orientações sobre como ligar o motor explicadas no manual

* Que todos os parafusos e porcas do motor estejam devidamente apertados (as)

Quanto à faísca da vela não existe a situação de centelha pequena ou grande, mas se tem centelha ou não amigo. Se está centelhando bom sinal, de cara fica eliminada a hipótese de problema elétrico... Sugiro que utilize o mecanismo de busca que fica no topo da página inicial e procure pelos Tópicos que eu mencionei. Certamente encontrará muita informação útil.

Para finalizar a leitura dos Tópicos REGRAS DO FÓRUM e LEIAM ANTES DE POSTAR é obrigatória e não facultativa. Abç

Ola Raul, a minha bike estes dias tbm ficou assim (menos o estalo). O problema era o cachimbo da vela q tava com o terminal de cobre q vai na vela, desparafusado e o cachimbo ficou solto em cima da vela mas nao dava contato. Desmontei e montei denovo apertando bem com uma chave de fenda grande e ficou tudo jóia denovo.

Raul

New member
Obrigado pelas dicas carlos, li os tópicos e verifiquei a minha bike, está tudo certo, o problema vai ser no motor mesmo, vou desmontar ele da bike e levar no mecânico dps falo aqui qual era o problema.

Intão Josielson verifiquei o meu, está tudo certo, vlw ai pela dica.

Raul

New member
É infelizmente a minha era motor mesmo, levei no mecânico e abrimos, e verificamos que furou o pistão, os anéis, arranho a camisa (cilindro) e quebro o rolamento da biela. Ja Providenciei as peças agora é só espera chega.

Raul

New member
intão carlos, acho que é por que eu estava acelerando, '' moendo '' demais, ou melhor forçando demais o motor, pensei que depois da faze do amaciamento, poderia dar final nela toda hora, mas notei que não pode, acho q é dai que quebrou as peças.

Raul

New member
Boa noite galera, minhas peças chegaram e eu ja montei minha bike novamente, agora vo faze o amaciamento tudo certinho e conserva o motorzinho. Abraço.

Carlos Mayer

New member
Olá, Raul

É uma boa idéia heheheh... Não mexa na agulha do carburador antes de completar 500 Km, evite forçar desnecessariamente o motor durante o amaciamento, utilize 63 Ml de óleo 2 tempos mineral por litro de gasolina comum, instale um filtro de combustível na linha e no mais, acredite, 500 Km passam rápido. Boa sorte com o novo motor. Forte abraço

Raul

New member
Boa noite Carlos, pode ter certeza que vou seguir as regras corretamente, só tenho uma dúvida, está vazando óleo na tampa do cabeçote, acho q está saindo da vela, isto pode ser pq estou colocando mto óleo ? pq ja verifiquei e esta bem apertado. E estou usando a vela ngk h7bs, se vc conhece, é boa esta vela ? se não, pode me indicar uma boa ? Obrigado Carlos. Abraço.

Carlos Mayer

New member
Olá, Raul

Vazamento de óleo no cabeçote ocorre pelos seguintes motivos...

* Folga nas porcas dos prisioneiros (descartado porque você diz que estão apertadas)

* Problemas no retentor da vela (pode ser solucionado substituindo a vela por uma nova)

* Problemas na junta espaçadora metálica que fica entre o cilindro e o cabeçote (neste caso o óleo aparece entre o cilindro e o cabeçote)

Nunca utilizei a vela mencionada por você em minhas 2 tempos. Somente a original Z8C durante o período de amaciamento e depois NGK BP5HS...

Informe se possível a quilometragem de seu motor e quanto óleo 2 tempos está misturando por litro de gasolina... Forte abraço

Raul

New member
Boa Tarde Carlos, o vazamento esta sendo no cabeçote mesmo e tbb no cilindro, a quilometragem exata eu num sei pq não tenho velocimetro, mas tenho a base de 45, 50 km, e estou colocando 60 ml de oleo por litro. Abrass.

Carlos Mayer

New member
Olá, Raul

Vazamento de óleo no cabeçote só ocorre pelos seguintes motivos:

1- Falta de aperto na porca dos prisioneiros. Cuidado ao apertá-los para não espanar a rosca e lembre-se de que o motor deve estar frio.

2- Problemas no retentor da vela de ignição. Trocar a vela é a solução.

3- Folga nos dois parafusos de fixação do cano de descarga ou junta danificada. Verifique a junta e reaperte os parafusos e lembre-se de que novamente o motor deve estar frio.

Estas são as 3 causas mais comuns. Aproveito a mensagem para sugerir que providencie um velocímetro de forma a controlar a quilometragem e o amaciamento (500 Km) e a quantidade correta de óleo é de 63 Ml de óleo mineral por litro de gasolina comum e não 60 Ml.

Forte abraço