Problema na corrente de transmissão

mallagoli

New member
Minha corrente comeu um lado do elo, gostaria de saber o por que disso?
Foi o lado de dentro, comeu o aço nas duas extremidades mas não chegou a soltar o gomo.
Não rompeu ela, vi o ocorrido, fazendo manutenção apos uma entrega longa e senti encavalar dentro do motor.
Gostaria de saber o por que de isso ocorrer, ja que o kit tem 1 mês.
Outra coisa essa corrente é exclusiva para o kit ou é algum modelo comercial usado em alguma moto ou mobilete, pois fui procurar a mesma em loja de motos e nenhuma tem.
Gostaria de saber se tem alguma que subistitui ela.
Agradeço contato urgente, pois dependo dela para trabalhar (sou motocicloboy) e com ela parada estou parado.
Corrente Heavy Duty 415# ela tem similar?

budget100

New member
Mallagoli.
Sua corrente pode estar desalinhada. Seu esticador, também, fora do alinhamento bem como a coroa. Depois da coroa ser alinhada e centrada a corrente deverá ser passada pelo pinhão. Quando você colocar o esticador o mesmo não pode desalinhar a corrente forçando-a para dentro ou para fora. Se isso acontecer, provoca o desgaste da corrente bem como no pinhão e coroa. Quanto a adquirir a corrente, qualquer uma de passo #415 serve. Creio que a de mobilete venha a dar bons resultados. Abraços.

mallagoli

New member
ok, obrigado pela ajuda, fiz tudo o que vc falou e deu certo, a não ser um problema.. quando fui comprar a corrente o vendedor perguntou se era a grossa ou a fina, como não entendo bulhufas mostrei a minha e ele pegou uma...
Só que ao encaixar na bina ela pareceu mais grossa e ficou encavalando dentro do motor, travando a mesma e nao rodando.
Não sabia que tinha disso fina ou grossa, pelo visto a minha é fina né,e o vendedor me deu a grossa o que seria isso?
Alguem pode me explicar, pois amanha vou na loja troca-la.

budget100

New member
Prezado Mallagoli.

Antes de saires para trocar a corrente pergunto-lhe o seguinte:
01 - Ela é passo 415?
02 - Encaixou bem na coroa?
03 - Você tirou a tampa do pinhão para colocá-la?

Realmente, no passo #415, eu conheço duas espessuras. A minha primeira corrente era mais fina. Fraca, se desgastava e ia aumentando de tamanho. Troquei por uma de motor 4T, com mais espessura. Gostei do resultado. O único senão é termos atenção para que a mesma não bata no pneu, mantendo-a esticada certinha através do esticador.

Prete atenção porque o ato de colocar a corrente, seja ela fina ou grossa, se não for feito com atenção ela "trava" ao passar no pinhão. Para que isso não aconteça e você teste se a corrente é realmente incompatível, faça o seguinte:

Coloque a corrente por sua ponta no pinhão. A tampa do mesmo deverá ser retirada. Retire a vela e vá rodando a porca que fixa o pinhão, devagar com a chave de velas. A ponta da corrente deve ser observada. Ela tem que estar colada no dente. Se ela afastar um pouco, sendo fina ou grossa, trava no pinhão.

Faça este teste. Creio que sua corrente vá funcionar.

mallagoli

New member
Pô cara logo mais testarei sim, obrigado mesmo pela ajuda, sim é a 415 ta no papel 415H-104L marca Choho, corrente motor bike (grossa), na loja que comprei ( e descobri ser a unica de minha cidade e redondezas) vende akelas wind, não sei se é a mesma corrente.
Mas logo mais tentarei o que vc fala, tava mesmo doido pra saber como o pinão rodava com a tampa da embreagem aberta, kkk.

Última edição:

mallagoli

New member
ela esta bem esticada, nao encosta no pneu, mas tipo quando entra no pinhao ela da a volta dela normal, quando vai sair da cx de onde fica o pinhao, ela encavala no elevado de onde fica o parafuso.
Mas testarei o que vc falou.

mallagoli

New member
verem esse mes se consigo juntar algum dinheiro extra para comprar uma suspenssao dianteira, pois como a uso para trabalhar tenho medo do garfo quebrar. mas como pai de familia não sobra dinheiro nunca (kkkkkkkkkk) so que ela é meu meio de ganhar din din, hoje depois de 1 mes consegui comprar um cabo de aço, aposentrando a corrente e o cadeado naval. meus proximos objetivos serao o tao sonhado velocimetro analogico e por incrivel que parece nunca me sobram os 45,00 que ele custa, depois tento comprar a suspenssao.
Quant6o a botar ele pra rodar regulando a corrente logo mais o farei. mas agradeço sua ajuda amigo, pois estava tudo certo que vc falou, o rapaz que montou ela pra mim colocou a roda trazeira meio torta, deixando a coroa torta fazendo ela romper o elo, vc é fo...acertou em cheio o problema dela.
Um grande abraço. e obrigado mesmo pela ajuda, pois sou novato no assunto e totalmete leigo no assunto.

budget100

New member
Mallagoli.
Existem uns velocímetros digitais, mais baratos e precisos que os analógicos em torno de 30 reais. Quando fores passar a corrente pelo pinhão use uma chave de fenda pequena ou um prego fino para mantê-la apoiada dentro do dente do pinhão. Depois que ela sair não tem mais problema. Bom trabalho!! Abraços

mallagoli

New member
Então caro amigo Budget100.
Fiz tudo como vc falou, só que esta acontecendo algo diferente digamos...
Foi tudo alinhado, ela esticada, mas quando vai passar pelo pinhão ela passa um gomo, dois, tres e trava, ele nao entra no dente do pinhão e encavala o mesmo, ele sobe por cima do dente e nao entra nos dentes.
É como se a distancia de um elo para o outro fosse menor, ou se o dente do pinhao tivesse crescido.
E como falei é uma corrente 415H-104L - MARCA Choho Machinery (vendida em uma loja que vende as bicicletas motorizadas e tbm peças).
Sei la o que esta ocorrendo, sei que estou parado a 3 dias já e 3 dias parado são 3 dias sem trabalho.
;/ ajuda por favor se puder.

Última edição:

budget100

New member
Estranho.?.?.

Você consegui passar ela toda pelo pinhão? Por incrível que pareça, quando se coloca a ponta dela para passar poe ele, não basta colocar o primeiro elo e rodar a porca do eixo. Tem que se observar bem, pois se a ponta dela não ficar bem próxima ao pinhão ela "encavala" entre ele e o motor. Depois que ela encaixa não tem problema. Por isso sugeri que, enquanto a volta é dada, a ponta deve ser empurrada para o pinhão com uma ferramenta pequena (tipo chave de fenda).

A corrente 415 tem o passo do pinhão da motorizada. Se você testou a corrente primeiro na coroa e ela se encaixou deveria passar pelo pinhão. Verifique, mais uma vez, se a ponta ou início da corrente não esbarra um pouco em determinado momento e trava a corrente. Mesmo uma corrente velha, esticada, sem condições de uso passa pelo pinhão. Faça um teste: tente colocar a corrente antiga da mesma forma que estás colocando a nova. Veja se ela trava...

No mais, pode ser que sua corrente tenha vindo errada. Mas não é uma coisa comum... Tem pessoas aqui no fórum que se utilizaram da corrente da mobilette sem problemas. Caso alguém tenha uma idéia do que estaria acontecendo, aguardamos as dicas. Abração

mallagoli

New member
Então amigo, fiz o procedimento de colocar ela proxima ao pinhão de inicio de boa, mesmo esticando ela, usando a chave de fenda, etc.. passado 2, 3 gomos um não entrava e encavalava, pensei ser problema do dente e mudei a posição, mesma coisa, a tal grossa nao quer meu pinhão, logo mais irei na loja trocar por uma fina e ver no que da.
Fiz o teste com a antiga comida e ela passou inteira.
Devo ter tido a "sorte" de ter pego uma corrente com defeito.
Logo mais coloco post dizendo o que ocorreu.
Obrigado pela atenção.
Acho o maior problema em minha cidade, não ter uma loja que venda peças para bicicletas motorizadas, sendo essa a unica e sendo em outra cidade, uma cidade colada a minha, aqui em santos e regiao da baixada santista tem muitas bicicletas motorizadas e rodando a quatro dias, parando pessoas que tem bicicletas descobri essa loja ser a unica que tem tais peças e mesmo assim não tem um mecanico, é tipo vc compra e instala, e as lojas que vendem elas vendem prontas.
Uma pena não ter uma representante aqui nem mecanicos que saibam mexer nela, pois indo em diversas bicicletarias e tbm loja de motos todos falavam a mesma coisa, com bicicleta motorizada não mexemos. ;/
Fica uma dica pra Bicimoto, se montarem um representante na baixada santista com certeza prosperarão, pois serao os unicos em um mercado em acenção.
Um mercado que tem muitos clientes, mas nao tem ninguem com respaldo tecnico.

Carlos Mayer

New member
Amigo já montei muitas (muitas mesmo) bicicletas motorizadas de 2 e de 4 tempos e até elétricas... Sinceramente é a primeira vez que ouço relatos sobre problemas com a corrente de transmissão... A questão de encavalar certamente se deve a algum erro de instalação pois em se tratando de pinhão, coroa e corrente passo 415 e encaixe deve ocorrer perfeitamente entre os elos e os dentes tanto do pinhão como da coroa...

A instalação "ideal" dos esticador fica em tono de 10 a 15 cm da coroa. Quanto mais próximo da coroa o esticador estiver maiores são as chances de algo dar errado. Talvez a sua coroa esteja comprima (longa) demais e a retirada de alguns elos e o afastamento do esticador em relação a coroa resolva seu problema... Forte abraço

mallagoli

New member
Então Mayer a tal grossa não entrou a fina mandaram errado na troca, vou pegar meus R$ 26,00 de volta e juntar pra comprar com vcs via boleto, so que isso deve demorar uma semana, legal 1 semana parado..
Fiquei triste, primeiro por não ter ninguem que venda aki, 2º por nao ter grana o suficiente agora e 3º por ninguem mexer, concordo com vc que é uma delicia mexer nela, mas eu que nao entendo bulhufas tenho medo de fazer algo errado e piorar ainda mais..
Abraço a todos.

Carlos Mayer

New member
Tem que tomar cuidado na hora de comprar corrente para elas... O ideal é levar a original junto pois muitas vezes ter o mesmo passo (415) não significa que caiba... Se for muito larga por exemplo já era pois o espaço é muito restrito principalmente no pinhão...

O negócio é começar dando uma boa lida nos manuais, assistir aos nossos vídeos no Canal Bicimoto do YouTube. Depois compra umas ferramentas como chave 10 em L, uma chave 10 combinada (boca e estrela) uma boa chave de fenda, uma Phillips... Não tem segredo acredite e com o tempo você começa a pegar as manhas de como tudo funciona... A prática vem com o tempo amigão. Forte abraço

mallagoli

New member
É mayer estou aos poucos comprando tudo, nunca comprei ferramenta pra vc ter ideia, nunca me liguei nisso, sou o tipo do cara e minha familia idem que curte pc's, (isso sei mexer bem)(, mas nunca me liguei nisso, depois que comprei a bina comecei a ver como um hobby, comprei um jogo de chaves alen axo que é esse o nome, pois meus freios usam ela e troquei os parafusos da bina por alen cromados.
Comprei algumas peças sobresalentes como cabo de embreagem ( um dia o meu estourou e andei por 12km sem ela ligada), comprei uma camara extra, meu antiogo pneu furou e passei maus bocados.
A nhaca esta sendo atualmete eu ficar com a bina parada, pois o din din que me restava comprei ela pra trabalhar, não sobrou um real.
Mas por outro lado foi bom, vejo que sempre terei que ter algum dinhewiro guardado, pois se acontecer algo fico como agora, com ela parada e 100% duro. sem mesmo grana para comprar o que faz ela funcionar, e o pior,m eu nao sou assalariado, ganho por entrega, por dia, parado....
E como todo pai de familia jamais sobra algun trocado no bolso e quando sobra fgica em casa, na familia, pra familia.
Se vc morasse em uma cidade proxima a minha veria com vc se vc nao tem uma corrente sobrando pra emprestar, isso por uns 4 dias, pq aí levanto e compro a nova, mas vc esta no rio, e eu no litoral de sp..
abraços amigo, vi os videos, imprimi os manuais, muito show, aprendi pra caramba.
e me mata uma curiosidade, vc é da bicimoto correto? vc é oq ue ai? dono, projetista ( pq vc desenha muito, vi seus projetos), o que vc faz aí?
apenas curiosidade mesmo.

mallagoli

New member
Hoje andando pela minha cidade trombei com uma bina, esperei o dono ao lado dela, veio um senho bem velhinho ja, perguntei a quanto tempo ele tinha ela, ele me disse q aproximadamente 2 anos...
Conversa vai conversa vem perguntei onde ele comprava peças...
Ele vai e fala que quando precisa de algo, pede para amigos que viajam e compram fora por que ele ja rodou tudo aki, ja procurou em tudo e nada, e o pior nao conheceu ninguem que mexe com elas...
Vi se ele tinha a corrente, e claro nada...
ele me falou que nesses dois anos nunca fez a manutençao dela, passei o site para ele, o forum ele ficou alegre, pos viu que em algum lugar temos peças, temos pessoas que sabem mexer com ela, em alguns dias ele deve estar aki no forum, pois ficou de boca abertta vendo os manuais, vendo como se mexe.. pelo menos axei um que se interessa pelo assunto aki..
o pior, foi no caor da conversa, de ter visto quye ele curtia, nao ter pego o tel del...;/
sei la quando trombarei com ele de novo, kkkkk

Carlos Mayer

New member
Mallagoli considero ferramentas um bom investimento... Comecei a comprar as minhas a alguns anos (talvez uns 25) e mesmo assim volta e meia percebo que me falta alguma coisa... Pelo menos no que toca bicicletas elétricas e motorizadas tenho todas as ferramentas necessárias e muitas duplicadas porque as vezes é necessário usar duas chaves da mesma medida como por exemplo para instalar a coroa e o esticador de corrente quando precisamos ter duas chaves de 10mm a mão...

Para matar sua curiosidade minha formação é de engenharia e na Bicimoto sou Consultor Técnico/Mecânico e tenho a honra de cuidar do Fórum, do Blog e das comunidades do Orkut e Facebook... Mais ou menos por ai...

As minhas motorizadas já me aproximaram de muitas pessoas. Volta e meia quando estou andando alguém pergunta uma dica, onde compro peças, quanto custa, quantos quilômetros faz por litro e por ai vai. Como tenho bicicletas motorizadas a mais de 4 anos e moro no mesmo bairro a mais de 20 já sou conhecido na área... Obrigado por indicar o Fórum e o site da Bicimoto para o Sr. que você encontrou... Teremos o maior prazer em recebê-lo... Forte abraço

P.S. Não esqueci do desenho que você pediu em azul e branco... Vou providenciar e te aviso quando postar Ok...

mallagoli

New member
Mayer vc por acaso não teria 3 gomos para me eviar não? ta complicado eu poder comprar ela no momento.
E estou me desesperando parado.
Como falo no reservado com vc, pois te dou meu endereço e vc manda como carta normal..
Ve se tem por favor.

Carlos Mayer

New member
Mallagoli infelizmente não tenho como te ajudar. O que tenho de corrente de transmissão em casa é para uso em minha oficina e ainda estão lacradas na embalagem original. Entenda que não posso abrir uma corrente zero sacar 3 elos e te enviar. Forte abraço

mallagoli

New member
Claro que entendo.
Neste momento estou indo pagar o boleto bancario.
Vcs tem ideia de ate quando ela deve estar em minhas mãos?
Moro em santos, litoral de sp.
Abraços a todos.