Problema com Magneto

matheus19

New member
Então depois de pegar uma chuva forte.... entrou agua no magneto e agora o motor não funciona, por que magneto nao gera energia para o cdi, fiz o teste da faisca encostando o fio azul no motor e depois dando um tranco e nao saiu nehuma faisca (fiz no escuro), vi que o magneto esta indisponivel no site da bicimoto, e agora o que eu posso fazer para tentar resolver o problema? :confused:

obs: fio branco esta gerando energia pois o farol liga quando eu dou umas pedaladas.

um Abraço.

Carlos Mayer

New member
Chuva forte = Inimiga número 1 de bicicletas motorizadas de 2 tempos...

Como diz o manual:

"1. Limpeza, tanto da bicicleta, suas partes e em especial do motor e de seus componentes. Não é recomendado lavar o motor com jato de água, ou transitar com a Bicimoto com chuva intensa ou em áreas alagadas, pois entrando água pela tampa da bobina / magneto, a mesma pode queimar ou oxidar causando falhas no motor. É possível vedar melhor a tampa do magneto (tampa situada na lateral esquerda do motor) com gel silicone ou veda juntas."

As peças que estão em falta no site já foram encomendadas e estão a caminho e a você só resta esperar infelizmente. Quanto a questão do farol estar acendendo isso se deve ao fato de que o magneto possui duas bobinas em uma. Uma de alta exclusivamente para alimentar o CDI e outra de baixa (6V-3W) para o farol e pela descrição parece que apenas a de alta fechou curto ao entrar em contato com água ou umidade...

Caso deseje saber uma previsão da chegada das peças entre por favor em contato com atendimento@bicimoto.com.br

Forte abraço

matheus19

New member
uma coisa que tmb ajudou que eu tenho certeza que ajudou a queimar o magneto foi a lavagem do motor com jato de água, foi mais ignorancia minha mesmo, o jeito agora e esperar.

Carlos Mayer

New member
Você tinha lido o manual Mateus? E esqueceu?

Aqui uma forma de diminuir os riscos de entrada de água no magneto. Passando silicone na tampa antes de fechar...

PQAAABKfST5K8re5lQv5nGfUoV-2LgTKKYLgnY2jfbKawQzqvjwA2xXkZFfzzaMbl1Ub8m5_4ULdRRx6B4gWyUpJRdQAm1T1ULk_E8bXtd7XwXMF81VFLhKxtOQY.jpg

E aqui a forma correta de você instalar o magneto novo usando espaçadores para que ele não fique encostando no rotor (imã). Na falta de espaçadores como estes de metal você pode usar dois cartões de visita...

OgAAAHfFHLZ39WJ3QoSmlZFvTpcS42YV7KzAzxMgRNPaOqj5m58gzBkRUhRLNfizmL5dv1vDmwBDWaE-AcEkPsgaWNYAm1T1UIHVlhqdYveaeJyVaC6j_NIELFte.jpg

Se tiver qualquer dúvida é só falar Ok. Forte abraço

matheus19

New member
Sim eu tinha lido e como eu pensei que aquela junta nao deixaria a água entrar mas descobri que tem uma falha (um buraco) na parte do magneto olha ai na foto

DSCF2234.jpg

mesmo com a junta de papel a agua entraria facilmente por esse buraco.

acho que a foto ficou um pouco grande hehe.

Bengrosso

Banned
Ola Mateus, vai até uma dessas oficinas que enrrolam motores elétricos, eles recuperam a bobina pra vc rapidinho e bem baratinho. É muito facil de fazer, até vc pode aventurar, basta saber a medida do fio esmaltado e o numero de espiras (voltas) abç

Carlos Mayer

New member
O orifício no bloco pode ter permitido a entrada de água no magneto Matheus mas não muda o fato de que está claramente explicado no manual para tomar muito cuidado com chuva e não lavar com mangueira...

Uma vez mandei enrolar um magneto que estava detonado mas o sujeito apesar de toda experiência em enrolamento de motores etc não fez um bom serviço e no 2º dia de testes queimou novamente. Na época paguei R$ 20,00 pelo serviço...

Aqui um close up na bobina do magneto sendo desenrolada...

PQAAAFpQgpuUyNWdXEAf4QUCV9CRybg6U0qscy_34VWbi6WCuvnBRE5I9l4fST0x673PXMme6l7B70ziHIrut76kNdkAm1T1ULZlb4lfYIvXDamMU9kOe0ou_Vtk.jpg

Já sem fio...

PQAAAP_fItXhxMGt65_CPe4rfv92Bc5IwgdgqaPNXOz04RzGw7bWb_pGXsHKGIP4F88eShIu2ePhVEl-9eguMBH8U2EAm1T1UCROmFGOFrNPy1A4K_w7Sx7XdoHj.jpg

Em algum lugar aqui nos meus guardados eu tenho o número de espiras (voltas) do primeiro enrolamento (alimentação CDI) e do segundo (farol). Vou procurar e posto para você pois facilitará o trabalho. Abç

matheus19

New member
peguei essas informaçoes no manual do sistema eletrico:

Uma bobina primária com cerca de 200 voltas de fio grosso ao redor de umas das pernas do U

Uma bobina secundária com cerca de 20mil voltas de fio muito fino ao redor da bobina primária

vou ver se mando enrolar hoje.

matheus19

New member
Mandei enrolar e ficou pronto hoje paguei 40 reais

IMG_20120504_163136.jpg

Vamos ver se ele ira durar por um bom tempo

Unica coisa de errado e que ele soldou os fios nos lados errados e por isso tive que usar o branco no cdi e o azul para o farol, eu podia solda-los novamente mais vou deixar quieto.

Carlos Mayer

New member
Boa notícia Matheus

Espero que o problema esteja corrigido e finalmente possa aproveitar sua motorizada... Depois nos conte como foi o 1º teste Ok. Forte abraço

paulinho

New member
Olá Carlos, diante do problema ocorrido comigo este final de semana com a bobina encaminhei para bicimoto, estou aguardando uma respostas deles sobre o problema. Li varios tópicos aqui no fórum e em outros que estas bobinas são bem frágeis, em virtude disto quero manter uma de reserva, vc ou alguém aqui no fórum não teria uma usada que estivesse queimada pra eu mandar enrolar, queria ver qual teria maior durabilidade uma nova ou uma enrolada, Abraços

Carlos Mayer

New member
Olá Paulinho

Discordo da afirmação "estas bobinas são bem frágeis"....

Tenho uma motorizada 50cc 2 tempos com o mesmo MAGNETO a quase 4 anos e já chegando nos 20 mil Km... Abç

FernandoBSB

New member
Como fazer para realizar o teste do magneto com um multímetro?
Tenho um motor 80cc e ele não pega! Está com 200 km rodados e tive alguns problemas com o rolamento do pinhão e o vazamento de óleo entre as juntas, ai tive q abrir o motor. Montei tudo certinho e quando fui colocar a bina para funcionar, não pegava! Pedalei com ela uns 20 km e nada de pegar no tranco. Verifiquei a gasolina ta tudo certo, até está saindo oleo pelo escapamento normal. Fiz o teste da vela, não verifiquei nenhuma faísca.... Entao resolvi testar o magneto da seguinte forma:
- Retirei os feios PRETO e AZUL do CDI, coloquei a bicicleta em movimento e quando soltei a manete da embreagem segurei com a MÃO MESMO os fios!!
- Fiz o teste segurando apenas o fio AZUL, apenas e fio PRETO e segurando os dois fios. Porém não tomei nenhum choque! kkkkkkkkkkk!!
O certo era q eu estava querendo tomar um choque de 12v q iria saber q meu magneto estaria funcionando. Tirei a conclusão de que meu magneto não está funcionando!

Sei que fiz o procedimento errado de verificar se está gerando energia, porém, está certo q meu magneto está queimado? Enrolando a bobina novamente funciona?

paulinho

New member
Olá Fernando boa noite, recentemente tive problemas com magneto e Carlos me passou este video pra fazer teste que estão disponiveis no youtube, se não conseguir centelha deste geito pode ter certeza que é magneto, Abrçsss

FernandoBSB

New member
Boa noite Paulinho!
sim, realizei esse teste, fiz ate anoite para tentar enxergar a faisca, porem nao deu faisca! Sera q fica mais barato eu mandar arrumar esse magneto? Mandar enrolar a bobina?
Uma coisa verifiquei, acho q derramou um pouco de oleo na bobina!

Valeu, abraço!

Última edição por um moderador:

paulinho

New member
Fernando água eu sei que é um veneno pra bobina e óleo tbm deve ser. No meu caso ainda estava na garantia, enviei para bicimoto e eles imediatamente me enviaram outra, se a sua não estiver na garantia vc pode consultar um profissional do ramo verificar preço, saber se é mais barato enrrolar ou comprar uma nova, aqui msm no fórum tem alguns menbros que mandaram enrrolar e ficaram satisfeito, a bicimoto ta enviando muito rápido a minha chegou de um dia pro outro, sorte ai amigo, Abrçssss

Carlos Mayer

New member
Fernando não entendi algumas informações que você passou...

"Está com 200 km rodados e tive alguns problemas com o rolamento do pinhão e o vazamento de óleo entre as juntas, ai tive q abrir o motor."

O pinhão não tem rolamento, está fixado na ponta de um eixo e este apoiado (dentro do motor) em rolamentos... Vazamento nas juntas é sinal de falta de aperto nos prisioneiros... Ai tive que abrir o motor? E isso com 200Km? Resolveu abrir mão da sua garantia?

Se puder explicar isso melhor agradeço... Abç