Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Óleos e lubrificantes
Primeiro uso de óleo para amaciamento
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="SBP" data-source="post: 10509" data-attributes="member: 2949"><p>Olá Fábio,</p><p>eu uso o Elf Moto 4T MaxiTech SAE 10w30 100% Sintético API SJ JASO MA, desde o amaciamento, pois acredito em sua qualidade. Considero entre outras coisas que nossos motores não possuem filtro de óleo (portanto os detritos se acumulam) e trabalham em altas temperaturas, portanto na minha opinião quanto melhor for a lubrificação maior a durabilidade das peças móveis (menos detritos se acumulando). O importante ao meu ver é usar a viscosidade recomendada pelo fabricante, ou seja, no nosso caso 10w30. Acredito que a origem do óleo, ou seja, sintético, semi ou mineral, fica a gosto do freguês. As opiniões são divididas no assunto, portanto fica aqui a minha, respeitando a dos demais.</p><p>Aliás, por falar em temperatura, certa vez vi um teste comparando um mesmo óleo (mesma viscosidade), do mesmo fabricante, mineral e sintético, cada um numa frigideira. A chama é a mesma e são ligadas ao mesmo tempo. O mineral começa logo a escurecer e esfumaçar conforme esquenta, e o síntetico mantém seu aspecto por bem mais tempo (maior temperatura), quando só então começa a ter alterações. Isso é apenas uma avaliação visual, eu sei, mas me parece indicar que ele tolera maiores temperaturas com menor alteração de suas propriedades.</p><p>Já li que para amaciamento é recomendado mineral justamente por ser um pouco "pior" em sua lubrificação e com isso favorecer o assentamento das peças, mas eu particularmente estou neste óleo ELF aí desde sempre, custa cerca de 25 reais o litro (4 trocas).</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="SBP, post: 10509, member: 2949"] Olá Fábio, eu uso o Elf Moto 4T MaxiTech SAE 10w30 100% Sintético API SJ JASO MA, desde o amaciamento, pois acredito em sua qualidade. Considero entre outras coisas que nossos motores não possuem filtro de óleo (portanto os detritos se acumulam) e trabalham em altas temperaturas, portanto na minha opinião quanto melhor for a lubrificação maior a durabilidade das peças móveis (menos detritos se acumulando). O importante ao meu ver é usar a viscosidade recomendada pelo fabricante, ou seja, no nosso caso 10w30. Acredito que a origem do óleo, ou seja, sintético, semi ou mineral, fica a gosto do freguês. As opiniões são divididas no assunto, portanto fica aqui a minha, respeitando a dos demais. Aliás, por falar em temperatura, certa vez vi um teste comparando um mesmo óleo (mesma viscosidade), do mesmo fabricante, mineral e sintético, cada um numa frigideira. A chama é a mesma e são ligadas ao mesmo tempo. O mineral começa logo a escurecer e esfumaçar conforme esquenta, e o síntetico mantém seu aspecto por bem mais tempo (maior temperatura), quando só então começa a ter alterações. Isso é apenas uma avaliação visual, eu sei, mas me parece indicar que ele tolera maiores temperaturas com menor alteração de suas propriedades. Já li que para amaciamento é recomendado mineral justamente por ser um pouco "pior" em sua lubrificação e com isso favorecer o assentamento das peças, mas eu particularmente estou neste óleo ELF aí desde sempre, custa cerca de 25 reais o litro (4 trocas). [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Óleos e lubrificantes
Primeiro uso de óleo para amaciamento