Porca do pinhão frouxa

Iae galera.. ontem fui fazer uma pequena revisao na bicicleta( lubrificar a embreagem, o acionador, e tirar um pedaço da corrente pq estava grande e o esticador estava muito perto da coroa, assim o unico jeito era este, limpar a vela que estava bem ruím) e me surpreendi quando fui rodar a porca para que a corrente saísse. A porca estava bamba!! Ta aí uma coisa nao tao comum ne.. ja que esta porca ate mesmo para bambear ela para troca do pinhao nao é tarefa facil. Enfim, travei o motor e apertei ela.. mas sera que existem outras porcas sem ser as que predem o motor coroa etc que podem bambear? Outra duvida, minha torneirinha esta estragada (nao fecha) e quando funciono a bicicleta pela primeira vez ela pega um pouco acelerada e vai diminuindo ate chegar a sua marcha lenta normal. Será que é porque ela está afogando ja que a torneira nao fecha?
abs

Carlos Mayer

New member
Olá Victor

O reaperto de porcas e parafusos faz parte da rotina de manutenção. Não existe uma "tabela" com quilometragem ou prazo mas vale sempre que possível dar uma conferida. A rigidez do quadro e a vibração normal de funcionamento do motor 2 tempos com o tempo tende realmente afrouxar as coisas... Um reaperto e nos parafusos e porcas mais "críticos" como esticador de corrente, coroa e fixação do motor não é uma má idéia usar uma trava química como por exemplo as da Loctite... Forte abraço

ola carlos,
sempre reaperto todos os parafusos.. mas acheio um tanto quanto estranho a porca do pinhao frouxa.. uma duvida. Meu motor veio com a agulha no terceiro suco(ele tem 5) ja a do meu primo veio no segundo (tem 4) e estou achando meu motor rico demais.. excessivamente, mas ele nao terminou o amaciamento, ta com 330 km.. eu poderia volta lo para o segundo, ou deixa acabar de amaciar?

Carlos Mayer

New member
Espere pelo término do amaciamento... Você reparou se a agulha do carburador do seu primo tem 4 ou 5 sulcos? Alguns modelos de kits mais antigos tinham apenas 4 sulcos e por isso vinham de fábrica com a regulagem no 2º... Como faltam apenas 170 Km para o término convém esperar Ok. Abç

Carlos Mayer

New member
Como te disse apenas nos kits mais novos agulha dispõe de 5 sulcos, nos anteriores apenas 4. Nos kits com 4 sulcos o 2º seria o equivalente ao 3º das novas agulhas com 5 sulcos... Então a sua no 3º e a do seu primo no 2º estão fornecendo a mesma mistura para o motor...

Entenda que sempre contamos os sulcos de cima para baixo. Logo no 1º de cima a mistura estaria tremendamente pobre e no último de baixo extremamente rica.

PAAAABzhQgNtczTPklTuXUetUJNqGded6Z1Wmu2d1g5e6cDEhNpjij1kWXZGXUrtyHRQU_-Nh0Woj9ZyslK9_eoE68YAm1T1UMFnIcdLyzciuE4nW0ELp7g4UByo.jpg

Abç