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MECÂNICA GERAL
Manutenção 2T e 4T
Parafusos&Porcas: Entender os fixadores (Geometria, class. de resist, Torque...)
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<blockquote data-quote="BlackOps" data-source="post: 16642" data-attributes="member: 5471"><p>Este tópico tem por objetivo tratar de fixadores (parafusos&porcas).</p><p>Para um bom nivelamento de informações é necessário desmistificar algumas coisas, e demonstrar que elementos de máquinas tão triviais possuem muitos e muitos anos (quiçá séculos...) de pesquisa, desenvolvimento. </p><p>Tanta engenharia aplicada, porém, desconhecida pela maioria. Isso explicar por que muitos consideram "frescura" coisas como o uso do torquímetro, revela oque leva muita gente a apontar como "a 8ª maravilha" e aplicar parafusos de aço inox em tudo, o uso de graxa de forma indiscriminada e outras sandices tão comuns. </p><p>Parece num primeiro momento que a coisa mais trivial da mecânica é apertar parafuso, mas esta é a tarefa em que mais vejo erros crassos ocorrendo diariamente.</p><p>Vamos lá:</p><p></p><p>Definições</p><p></p><p>Parafusos</p><p></p><p>Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente</p><p>de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente,</p><p>bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas.</p><p>Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do</p><p>tipo de acionamento.</p><p>Em geral, o parafuso é composto de duas partes: cabeça e corpo.</p><p>Roscas</p><p>Rosca é um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica.</p><p>As roscas podem ser internas ou externas. As roscas internas encontram-se</p><p>no interior das porcas. As roscas externas se localizam no corpo dos parafusos (parafusos tirantes prisioneiros...).</p><p></p><p>Sentido de direção da rosca </p><p></p><p>Dependendo da inclinação dos filetes em relação ao eixo do parafuso, as</p><p>roscas ainda podem ser direita e esquerda. Portanto, as roscas podem ter dois</p><p>sentidos: à direita ou à esquerda.</p><p>Na rosca direita, o filete sobe da direita para a</p><p>esquerda, conforme a figura.</p><p>Na rosca esquerda, o filete sobe da esquerda</p><p>para a direita, conforme a figura.</p><p></p><p>Nomenclatura da rosca</p><p></p><p>Independentemente da sua aplicação, as roscas têm os mesmos elementos, variando apenas os formatos e dimensões.</p><p></p><p>P = passo (em mm) = distância de crista à crista de fio de rosca, sendo igual a distância de vale a vale. Para as roscas confeccionadas pelo sistema inglês (em polegadas) o Passo é expresso pelo n° de fios existente em 1 polegada do comprimento da rosca.</p><p></p><p>d = diâmetro externo = mede-se sempre da crista dos filetes</p><p>Diâmetro interno = diâmetro do fundo da porca</p><p>Diâmetro do flanco = diâmetro do furo da porca</p><p>Ângulo do filete = ângulo entre flancos anterior e posterior do de um filete de rosca</p><p>Fundo do filete = altura do filete do parafuso, da crista ao vale do filete</p><p></p><p>Roscas triangulares</p><p></p><p>Como o foco está nos fixadores, trataremos a priore de roscas com filetes (fios) triangulares, sendo estas classificam-se, segundo o seu perfil, em três tipos principais:</p><p></p><p>• rosca métrica</p><p>• rosca whitworth</p><p>• rosca americana</p><p></p><p>Para nosso debate, vamos focar apenas em dois tipos: a métrica e a whitworth, as mais usadas.</p><p></p><p>As rosca métricas se dividem basicamente em ISO normal e rosca métrica ISO fina NBR 9527.</p><p>A rosca métrica fina, num determinado comprimento, possui maior</p><p>número de filetes do que a rosca normal. Isso permite melhor fixação da rosca,</p><p>evitando afrouxamento do parafuso, em caso de vibração de máquinas.</p><p>Exemplo: em veículos.</p><p>Para qualquer rosca construída pelo sistema métrico o ângulo do filete é de 60°</p><p></p><p>As rosca Whitworth também se dividem em rosca normal – BSW (UNC) e rosca Whitworth fina – BSF (UNF)</p><p>A fórmula para confecção das roscas Whitworth normal e fina é a mesma, apenas variam o número de filetes por polegada, filetes estes sempre confeccionados com 55°.</p><p></p><p>Cabeça</p><p></p><p>Parte do parafuso que recebe o “input” de torque, constituindo a interface com a ferramenta de aperto. A cabeça exerce e resiste a pressão de contato contra o componente fixado ou contra o local de fixação.</p><p>A questão de pressão de contato será abordada posteriormente e com a profundidade necessária.</p><p>Os principais tipos de cabeça são:</p><p></p><p>Sextavada: Em geral, esse tipo de parafuso é utilizado em uniões em que se necessita de um forte aperto da chave de boca ou estria, com ou sem controle de torque;</p><p></p><p>Cilindrica com sextavado interno (allen): Quase sempre utilizado em uniões que exigem um bom aperto, em locais onde o manuseio de ferramentas é difícil devido à falta de espaço.</p><p>Esses parafusos são fabricados em aço e tratados termicamente para aumentar</p><p>sua resistência à torção. Isso se faz necessário devida a redução das áreas resistentes impostas por seu “design”.</p><p>Eventualmente, este tipo de parafuso pode ter sua cabeça alojada em um furo (rebaixo).</p><p></p><p>Cilindrica TORX: desenvolvido por Camcar LLC do Acument Tecnologias Globais (antigo Camcar Textron- Rockford, Illinois.), é a marca registrada para um tipo de cabeça de parafuso caracterizado por uma chave de 6 pontas formando uma estrela. O nome genérico é chave interna hexalobular e é unificado pela ISO 10664.</p><p>Devido ao seu “design”, a chave torx possui menor pressão de encaixe como a cabeça do parafuso se comparados coms os Allen. Isso torna os parafusos torx, mais eficientes em processos automatizados.</p><p></p><p>Cabeça com fenda: Variando de geometria para se adequar a empregos específicos, são muito empregado em montagens que não sofrem grandes esforços.</p><p>De modo geral, este tipo de cabeça não permite o emprego de ferramentas que permitam mensurar o torque im****do (torquímetro).</p><p></p><p>Cabeça com fenda Cruzada: Apresentando a mesma gama de geometrias que a fenda simples, A cabeça da para chave Phillips é projetada de modo que a ponta da chave “pule” fora do encaixe, evitando assim que um aperto muito forte possa danificar a rosca ou componente fixado ou o local de fixação.</p><p></p><p></p><p>No próximo post abordaremos tecnologia/ seleção de materiais (resistência a mecânica e a intemperes), abordando exclusivamente ótica dos fixadores (ignorando, em um primeiro momento, o comportamento das juntas aparafusadas)</p><p></p><p>Posteriormente postarei o restante, tentado produzir Post com no máximo o tamanho deste para leitura não ficar muito maçante.</p><p></p><p>Até o próximo post!</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="BlackOps, post: 16642, member: 5471"] Este tópico tem por objetivo tratar de fixadores (parafusos&porcas). Para um bom nivelamento de informações é necessário desmistificar algumas coisas, e demonstrar que elementos de máquinas tão triviais possuem muitos e muitos anos (quiçá séculos...) de pesquisa, desenvolvimento. Tanta engenharia aplicada, porém, desconhecida pela maioria. Isso explicar por que muitos consideram "frescura" coisas como o uso do torquímetro, revela oque leva muita gente a apontar como "a 8ª maravilha" e aplicar parafusos de aço inox em tudo, o uso de graxa de forma indiscriminada e outras sandices tão comuns. Parece num primeiro momento que a coisa mais trivial da mecânica é apertar parafuso, mas esta é a tarefa em que mais vejo erros crassos ocorrendo diariamente. Vamos lá: Definições Parafusos Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas. Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento. Em geral, o parafuso é composto de duas partes: cabeça e corpo. Roscas Rosca é um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica. As roscas podem ser internas ou externas. As roscas internas encontram-se no interior das porcas. As roscas externas se localizam no corpo dos parafusos (parafusos tirantes prisioneiros...). Sentido de direção da rosca Dependendo da inclinação dos filetes em relação ao eixo do parafuso, as roscas ainda podem ser direita e esquerda. Portanto, as roscas podem ter dois sentidos: à direita ou à esquerda. Na rosca direita, o filete sobe da direita para a esquerda, conforme a figura. Na rosca esquerda, o filete sobe da esquerda para a direita, conforme a figura. Nomenclatura da rosca Independentemente da sua aplicação, as roscas têm os mesmos elementos, variando apenas os formatos e dimensões. P = passo (em mm) = distância de crista à crista de fio de rosca, sendo igual a distância de vale a vale. Para as roscas confeccionadas pelo sistema inglês (em polegadas) o Passo é expresso pelo n° de fios existente em 1 polegada do comprimento da rosca. d = diâmetro externo = mede-se sempre da crista dos filetes Diâmetro interno = diâmetro do fundo da porca Diâmetro do flanco = diâmetro do furo da porca Ângulo do filete = ângulo entre flancos anterior e posterior do de um filete de rosca Fundo do filete = altura do filete do parafuso, da crista ao vale do filete Roscas triangulares Como o foco está nos fixadores, trataremos a priore de roscas com filetes (fios) triangulares, sendo estas classificam-se, segundo o seu perfil, em três tipos principais: • rosca métrica • rosca whitworth • rosca americana Para nosso debate, vamos focar apenas em dois tipos: a métrica e a whitworth, as mais usadas. As rosca métricas se dividem basicamente em ISO normal e rosca métrica ISO fina NBR 9527. A rosca métrica fina, num determinado comprimento, possui maior número de filetes do que a rosca normal. Isso permite melhor fixação da rosca, evitando afrouxamento do parafuso, em caso de vibração de máquinas. Exemplo: em veículos. Para qualquer rosca construída pelo sistema métrico o ângulo do filete é de 60° As rosca Whitworth também se dividem em rosca normal – BSW (UNC) e rosca Whitworth fina – BSF (UNF) A fórmula para confecção das roscas Whitworth normal e fina é a mesma, apenas variam o número de filetes por polegada, filetes estes sempre confeccionados com 55°. Cabeça Parte do parafuso que recebe o “input” de torque, constituindo a interface com a ferramenta de aperto. A cabeça exerce e resiste a pressão de contato contra o componente fixado ou contra o local de fixação. A questão de pressão de contato será abordada posteriormente e com a profundidade necessária. Os principais tipos de cabeça são: Sextavada: Em geral, esse tipo de parafuso é utilizado em uniões em que se necessita de um forte aperto da chave de boca ou estria, com ou sem controle de torque; Cilindrica com sextavado interno (allen): Quase sempre utilizado em uniões que exigem um bom aperto, em locais onde o manuseio de ferramentas é difícil devido à falta de espaço. Esses parafusos são fabricados em aço e tratados termicamente para aumentar sua resistência à torção. Isso se faz necessário devida a redução das áreas resistentes impostas por seu “design”. Eventualmente, este tipo de parafuso pode ter sua cabeça alojada em um furo (rebaixo). Cilindrica TORX: desenvolvido por Camcar LLC do Acument Tecnologias Globais (antigo Camcar Textron- Rockford, Illinois.), é a marca registrada para um tipo de cabeça de parafuso caracterizado por uma chave de 6 pontas formando uma estrela. O nome genérico é chave interna hexalobular e é unificado pela ISO 10664. Devido ao seu “design”, a chave torx possui menor pressão de encaixe como a cabeça do parafuso se comparados coms os Allen. Isso torna os parafusos torx, mais eficientes em processos automatizados. Cabeça com fenda: Variando de geometria para se adequar a empregos específicos, são muito empregado em montagens que não sofrem grandes esforços. De modo geral, este tipo de cabeça não permite o emprego de ferramentas que permitam mensurar o torque im****do (torquímetro). Cabeça com fenda Cruzada: Apresentando a mesma gama de geometrias que a fenda simples, A cabeça da para chave Phillips é projetada de modo que a ponta da chave “pule” fora do encaixe, evitando assim que um aperto muito forte possa danificar a rosca ou componente fixado ou o local de fixação. No próximo post abordaremos tecnologia/ seleção de materiais (resistência a mecânica e a intemperes), abordando exclusivamente ótica dos fixadores (ignorando, em um primeiro momento, o comportamento das juntas aparafusadas) Posteriormente postarei o restante, tentado produzir Post com no máximo o tamanho deste para leitura não ficar muito maçante. Até o próximo post! [/QUOTE]
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