Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
Bicicletas Elétricas E-Bike
Bicicletas Elétricas, E-Bikes
Ninguém se entende...
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 4975" data-attributes="member: 16"><p>Matéria publicada no O Globo. Sábado, 09/02/2013</p><p></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">RIO - A polêmica envolvendo a regulamentação das bicicletas elétricas ganhou novo capítulo. A Procuradoria Regional da República no Rio enviou representação para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em que considera ilegal o decreto municipal 35.553/2012, que equiparou as bicicletas elétricas às comuns. A medida foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes em maio passado, após um cinegrafista ter sido multado durante a Operação Lei Seca, em Copacabana, por estar sem a habilitação para dirigir um ciclomotor e sem capacete. A Procuradoria da República no Rio quer contestar o decreto de Paes no Supremo Tribunal Federal.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">O documento enviado a Gurgel sustenta que o decreto — que permite o uso de bicicletas elétricas por pessoas com mais de 16 anos em ciclovias e vias públicas — viola os conceitos do Código de Trânsito Brasileiro e da regulamentação federal. Defende ainda que bicicletas elétricas equivalem a ciclomotores ou cicloelétricos e, por conta disso, requerem um Certificado de Registro de Veículo, placa e licenciamento anual emitidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sob pena de multa e apreensão.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"><strong>Regras parecidas com as de motos</strong></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"><strong></strong></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"><strong></strong></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">O assunto promete render. Na avaliação do presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), Claudio da Silva Santos, o decreto municipal cumpriu um importante papel emergencial, ao pôr fim a desentendimentos imediatos. Mas ele defende uma regulamentação específica para as “magrelas” elétricas.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">— Se estão querendo colocar uma ordem nisso, ótimo. O que não dá é para permitir a importação das bicicletas elétricas, a maioria da China, sem uma prévia regulamentação. A regulamentação própria é o ideal. Bicicleta elétrica não é igual às bicicletas comuns, nem é um ciclomotor. O Código Nacional de Trânsito é claro em relação às bicicletas movidas à propulsão humana: devem compartilhar a via pública com carros e trafegar sempre à direita. Mas não há parâmetros para as elétricas e isso precisa ser feito o quanto antes — afirma.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">O entendimento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vinculado ao Ministério das Cidades, é diferente. A resolução 315/2009 do órgão equipara as bicicletas elétricas a um ciclomotor: assim como acontece com as motos, é preciso ter habilitação para dirigi-las e usar capacete para não ser multado. Por essa interpretação, também é proibido circular por ciclovias. Procurado pelo GLOBO, o prefeito Eduardo Paes não retornou as ligações.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">Há cerca de oito anos, as primeiras bicicletas elétricas começaram a entrar no país, a maioria vinda China. Mas, só a partir de 2008, as “magrelas” motorizadas, que poupam esforços, começaram a chegar em maior quantidade.</span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"></span></span><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">Leia mais sobre esse assunto em </span></span><a href="http://oglobo.globo.com/rio/bicicleta-eletrica-procuradoria-regional-da-republica-ameaca-ir-justica-6206944#ixzz2KMshqIaS" target="_blank">http://oglobo.globo.com/rio/bicicleta-eletrica-procuradoria-regional-da-republica-ameaca-ir-justica-6206944#ixzz2KMshqIaS</a> <span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'"></span></span></p><p><span style="color: #000000"><span style="font-family: 'Arial'">© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.</span></span></p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 4975, member: 16"] Matéria publicada no O Globo. Sábado, 09/02/2013 [COLOR=#000000][FONT=Arial]RIO - A polêmica envolvendo a regulamentação das bicicletas elétricas ganhou novo capítulo. A Procuradoria Regional da República no Rio enviou representação para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em que considera ilegal o decreto municipal 35.553/2012, que equiparou as bicicletas elétricas às comuns. A medida foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes em maio passado, após um cinegrafista ter sido multado durante a Operação Lei Seca, em Copacabana, por estar sem a habilitação para dirigir um ciclomotor e sem capacete. A Procuradoria da República no Rio quer contestar o decreto de Paes no Supremo Tribunal Federal. [/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Arial]O documento enviado a Gurgel sustenta que o decreto — que permite o uso de bicicletas elétricas por pessoas com mais de 16 anos em ciclovias e vias públicas — viola os conceitos do Código de Trânsito Brasileiro e da regulamentação federal. Defende ainda que bicicletas elétricas equivalem a ciclomotores ou cicloelétricos e, por conta disso, requerem um Certificado de Registro de Veículo, placa e licenciamento anual emitidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sob pena de multa e apreensão.[/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Arial][B]Regras parecidas com as de motos [/B][/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Arial]O assunto promete render. Na avaliação do presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), Claudio da Silva Santos, o decreto municipal cumpriu um importante papel emergencial, ao pôr fim a desentendimentos imediatos. Mas ele defende uma regulamentação específica para as “magrelas” elétricas.[/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Arial]— Se estão querendo colocar uma ordem nisso, ótimo. O que não dá é para permitir a importação das bicicletas elétricas, a maioria da China, sem uma prévia regulamentação. A regulamentação própria é o ideal. Bicicleta elétrica não é igual às bicicletas comuns, nem é um ciclomotor. O Código Nacional de Trânsito é claro em relação às bicicletas movidas à propulsão humana: devem compartilhar a via pública com carros e trafegar sempre à direita. Mas não há parâmetros para as elétricas e isso precisa ser feito o quanto antes — afirma. [/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Arial]O entendimento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vinculado ao Ministério das Cidades, é diferente. A resolução 315/2009 do órgão equipara as bicicletas elétricas a um ciclomotor: assim como acontece com as motos, é preciso ter habilitação para dirigi-las e usar capacete para não ser multado. Por essa interpretação, também é proibido circular por ciclovias. Procurado pelo GLOBO, o prefeito Eduardo Paes não retornou as ligações.[/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Arial]Há cerca de oito anos, as primeiras bicicletas elétricas começaram a entrar no país, a maioria vinda China. Mas, só a partir de 2008, as “magrelas” motorizadas, que poupam esforços, começaram a chegar em maior quantidade.[/FONT][/COLOR] [COLOR=#000000][FONT=Arial] [/FONT][/COLOR][COLOR=#000000][FONT=Arial]Leia mais sobre esse assunto em [/FONT][/COLOR][URL]http://oglobo.globo.com/rio/bicicleta-eletrica-procuradoria-regional-da-republica-ameaca-ir-justica-6206944#ixzz2KMshqIaS[/URL][COLOR=#000000][FONT=Arial] [/FONT][/COLOR][COLOR=#000000][FONT=Arial] © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.[/FONT][/COLOR] [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
Bicicletas Elétricas E-Bike
Bicicletas Elétricas, E-Bikes
Ninguém se entende...
Top