Mudei a gasolina e motor perdeu potência!

Jhonilso

New member
Olá pessoal sou novo no fórum e comprei uma bike motorizada usada ontem

O antigo dono disse que só usava gasolina podium, e hoje quando fui abastecer só tinha gasolina Grid Petrobrás. Comprei pouco mais que 2L, misturei mais óleo, quase 4 tampinhas (ele me ensinou que eram 3 tampinhas para 2L mas achei pouco) quando fui andar percebi que caiu MUITO a potencia!!

Tipo eu tive que começar a pedalar nas subidas, pedalar mais pra dar partida, e o motor morria com mais frequência. As vezes so de eu segurar a embreagem pra frear ele morria

Estou na dúvida se a diferença foi da gasolina, ou se foi o óleo a mais que coloquei. Gasolina Premium faz tanta diferença assim? O que acontece se colocar óleo 2t a mais?

Obrigado

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Quantos km já rodou o seu motor ?
Qual óleo tem usado ?
"Tampinha", não é unidade de medida correta.
Use 50 ml por litro de gasolina, se o seu motor passou dos 500 km.
Use gasolina comum.

Jhonilso

New member
O velocímetro está quebrado, mas a bike já está bastante rodada. O óleo usado é um Lubrax mineral, aquele verdinho. Sim, quero comprar algum medidor assim que tiver um dinheirinho.

Ontem passei no posto e coloquei um pouco de gasolina podium, o suficiente pra completar o tanque e "compensar" o óleo a mais que coloquei no dia anterior. Voi lá! A bicicleta passou a andar normalmente. Não tanto como a potência de antes mas agora não tem mais aquelas engasgadas de antes.

Sei que a tampinha não é o jeito certo e vou comprar um medidor assim que puder, mas né, na empolgação de ter um bici motorizada a gente nem pensa nessas coisas.

Quanto à gasolina, por que não usa a Podium?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Jhonilso,
Use seringas grandes (graduadas). É barato e vende em qualquer farmácia.
A gasolina podium, além de mais cara, tem uma maior octanagem, ou seja, tem maior poder de explosão dentro do motor.
Ele vem carregado também com alguns aditivos. Esse tipo de combustível é indicado para carros de alta performance (esportivos).
No seu motor, isso vai acarretar maior potência e maior gasto.
Faça um ajuste refinado do motor e verá que nem precisará de uma gasolina tão especial.

LBRP

New member
Olá pessoal sou novo no fórum e comprei uma bike motorizada usada ontem

O antigo dono disse que só usava gasolina podium, e hoje quando fui abastecer só tinha gasolina Grid Petrobrás. Comprei pouco mais que 2L, misturei mais óleo, quase 4 tampinhas (ele me ensinou que eram 3 tampinhas para 2L mas achei pouco) quando fui andar percebi que caiu MUITO a potencia!!

Tipo eu tive que começar a pedalar nas subidas, pedalar mais pra dar partida, e o motor morria com mais frequência. As vezes so de eu segurar a embreagem pra frear ele morria

Estou na dúvida se a diferença foi da gasolina, ou se foi o óleo a mais que coloquei. Gasolina Premium faz tanta diferença assim? O que acontece se colocar óleo 2t a mais?

Obrigado

Por ela estar bem rodada, recomendo dar uma olhadinha na vela e veja se a mistura ar/combustivel esta regulada corretamente, talvez essa diferença de octanagem e aditivos extras necessitam que seja feito um reajuste na mistura ar combustível
Obs: Nunca use aditivada no seu motor pois corre risco do motor fundir, na verdade o correto seria utilizar gasolina comum, pois a podium/premium/grid... contem detergentes(aditivos) que fazem o oleo 2 tempos perder viscosidade, aumentando o atrito das peças, diminuindo a vida util do motor e aumentando muito o risco de fundir o motor.