Motor só funciona com afogador ligado

gabriel_h

New member
Boa noite Carlos, recentemente eu arrumei a embreagem da minha bike 4 tempos que ficou parada por uns 3 meses, so que agora ela so anda com o afogador ligado e mesmo assim anda falhando, o motor não fica 100%. Se eu desligo o afogador, o motor morre imediatamente ao acelerar.

Uma dúvida: sera que esse problema não esta relacionado ao aumento do teor de álcool na nossa gasolina, que passou de 20% para 25%? Digo isso porque quando eu usava a bike há 3 meses atrás (antes de quebrar a embreagem) a gasolina ainda continha 20% de alcool , o motor estava bem mais forte e não falhava.

O motor ta com +-200 KMs rodados, usei por 2 meses até que a embreagem quebrou. E 3 meses depois, levei a bike no mecanico e era apenas uma das molas dos pads de embreagem que havia quebrado, ele arrumou a mola e a embreagem ta normal de novo. Só que ai surgiu esse problema de o motor falhar... o que pode estar acontecendo?

Desde já obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá, Gabriel

O "correto" ao deixar um motor parado por prolongado período de tempo é fazê-lo com o tanque cheio, torneira de gasolina fechada e o carburador vazio (deixando o motor funcionando com a torneira do tanque fechado até que consuma toda a gasolina da cuba). Ou de forma mais simples abrindo o parafuso de dreno e esvaziando a cuba.

Pelo período que ficou parada a gasolina pode ter perdido octanagem por evaporação (o mesmo acontece com gasolina guardada em garrafas e afins)... O ideal no momento é limpar completamente o carburador com especial atenção ao giclê de marcha lenta e abastecer o tanque com gasolina nova.

Não creio que o problema esteja na maior adição de álcool pois eu uso minhas 4 tempos diariamente e não senti nenhum problema após a elevação do teor de álcool misturado a gasolina. Creio que a alta compressão dos kits de 4T facilite a queima desta nova mistura... Forte abraço e qualquer novidade posta aqui Ok.

gabriel_h

New member
Pois é Carlos, quando a bike quebrou eu lembrei apenas de fechar a torneirinha do tanque e deve ter ficado gasolina parada no carburador esse tempo todo...
Vou fazer a limpeza aqui em breve eu digo como ficou... Forte abraço

gabriel_h

New member
Olá Carlos,
Venho informar que fiz a limpeza no carburador e o problema foi resolvido, e o carburador estava muito sujo mesmo rsrs

Muito obrigado pela atenção, abraço