Motor novo e a marcha lenta

Fernando Coury

New member
Olá, comprei minha bina 80cc 2t (montada, bicimoto) a poucos dias atras, ela está com 0km rodados e estou com uma duvida em relação a marcha lenta. A principio senti uma enorme dificuldade em liga-la, mas fui pegando mas pratica com o excesso de tentativas. Li no manual que devo deixa-la ligada por um tempo para aquecer o motor, porém só consegui deixa-la ligada (com muito custo) segurando a embreagem e tracionando o acelerador, se eu solto a acelerador ela morre. Todas as configurações estão de fabrica, só apertei o cabo da embreagem para que a roda traseira pudesse rodar com o pino.

Segue os passos que fiz:

- Mistura 63 ml de oleo vegetal para motor 2 tempos ipiranga para cada 1L de gasolina comum de um posto confiável.
- Misturei em uma garrafa pet seca.
- Tanque de combustível aberto.
- Pressionei o Injetor de Combustivel
- Acionei a alavanca do carburador
- Embalei o necessário para o tranco

Outras Infos:

- Inexperiência em elétrica e mecânica
- Inexperiência na pilotagem
- Altitude da cidade 660m
- Li vários tópicos sobre. Li que antes do amaciamento a bina realmente é instável, porém li também que não devo mexer muito nela antes do amaciamento. O que me deixou muito confuso. kkkkkkkkkk

A minha duvida é a seguinte, devo regular os parafusos do cabo do acelerador e da marcha lenta, devo sair rodando sem os 2~3 minutos de aquecimento do motor ou devo aquecer o motor com a tração do acelerador manualmente?

Posso ter sido redundante, mas prefiro dar alguma info mais de 1 vez, do que deixar algo passar. (caso falte alguma info, me avise que eu informo)

Agradeço desde já.

diegobvasco

New member
A minha estava assim também!

Ajustei no carburador, subindo um pouco mais o cabo e apertando, agora ela não desliga, não precisa ficar acelerando com a embreagem pressionada e ela não fica acelerada, está normal.

Não sei se foi correto, mas resolveu o problema.

Fernando Coury

New member
Fiz isso e funcionou (também não sei se é o correto, estou aguardando outras respostas). Tenho outra duvida, a bina não consegue dar partida com o a alavanca do afogador ativada, já tentei muitas vezes e não vai de jeito nenhum, já com o afogador desligado eu não errei uma partida, liguei de primeira em todas. Tem algum problema eu ligar ela com a alavanca do afogador desativada?

Vamos la. A minha acabou de fazer 500KM eu tinha todos estes problemas.
Marcha lenta desligando: Primeiro gire o parafuso que controla a marcha lenta no sentido horario até que ela fique ligada sozinha, conforme for esquentando você vai voltando o parafuso para não ficar muito acelerada.
Afogado: Não tem problemas, com o afogador a minha nunca ficou ligada, percebi que esta comum isto. Quando aciono o afogador ela desliga acho que é normal.
Aceleração com ela parada: Quando você pega uma subida e termina ela percebe que o motor não fica acelerado? mas se você apertar a embreagem ele começa a acelerar feito louco. Então isso deve ou o cabo do acelerador prendendo em algum lugar ou o parafuso da marcha lenta está muito apertado. Caso esteja amaciando é um negócio bem irregular mesmo.