Motor não Liga - Lista de Verificação

Carlos Mayer

New member
Tem sido muito frequentes as dúvidas sobre como ligar o motor dos kits de 2 tempos...

Inúmeras postagens com títulos como "Motor não liga", "Dificuldade para ligar o motor", "Motor não pega" tem sido postadas em nosso Fórum.

Podemos enumerar como "causa" os seguintes pontos (não necessariamente nesta ordem):

* Falta de prática

* Erros na instalação

* Torneira de combustível fechada

* Falta de velocidade no momento de soltar a embreagem

* Motor afogado

* Embreagem baixa demais

Mesmo considerando que em nossos Manuais (disponíveis para download no www.bicimoto.com.br ) explicamos detalhadamente o procedimento de partida, fica aqui uma pequena lista de verificação para ajudá-los no processo de ligar o motor.

1º As conexões elétricas estão corretas?

Assista a este vídeo e confira...

2º A torneira de combustível está aberta? Passa combustível pela mangueira?

3º Se é a primeira ligada o injetor de combustível foi pressionado até encher a cuba? (botão marcado com o número 2 na imagem abaixo)
Screenshot_39.png

4º O cachimbo está conectado à vela?

5º Caso tenha acelerado demais acione o afogador. (levante a alavanca marcada com o número 5 na imagem abaixo)
Screenshot_40.png

6º Pedale com vigor por 10 ou 15 metros antes de soltar a manete da embreagem. Embale bem a motorizada e tão logo o motor ligue acione a embreagem, encoste e espere que o motor chegue à temperatura ideal de funcionamento (3 ou 4 minutos de funcionamento).

7º Lembre-se sempre de pedalar no momento de tirar a motorizada da inércia. Só então solte a embreagem e acelere.

Caso mesmo assim ainda esteja tendo dificuldade de colocar o motor em funcionamento fique a vontade para postar sua dúvida. Espero ter ajudado.

Forte abraço a todos

Última edição por um moderador:

kio

New member
meu motor deu defeito

depois que eu lavei ele funcionou e depois parou de vez não quer ligar ,já liguei para a assistência de vocês e eles me disseram para enviar o motor para vocês eu tenho que mandar só o motor ou todas as peças??

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Pode enviar apenas o motor Ok.

Possivelmente entrou água no magneto e por isso sua motorizada não liga. Problema fácil de resolver. Forte abraço

PS Já havia respondido a mesma pergunta pelo FALE CONOSCO do Fórum :eek:

Ola!

possuo um kit 48cc 2t com kilometragem alta (nao sei o certo)

hoje fiz a troca da embreagem e da bobina do magneto pois estava com problema de faisca e a embreagem nao tinha mais regulagem . Bom depois de trocar as peças testei a faisca estava ok a embreagem ok coloquei gasolina abri a torneira verifiquei se vinha combustivel tudo certo verifiquei se havia combustivel no carburador e estava , e a vela eo cachimbo tambem sao novos mas mesmo assim nao quer ligar alguem me ajuda?

Alysson Silva

New member
Minha bicicleta motorizada 80cc,tem por volta de 750km rodados,ela é de outra marca, tem que se pedalar por 1 quilômetro para pegar, pois não dá compressão, e quando dá compressão ela pega normal, e percebo que quando solto a embreagem, e ela não sai na velocidade e no giro certo, eu saio e acelero , o giro aumenta mas a velocidade continua baixa por cerca de 50 metros, tenho enfrentado problemas para sair em subidas,já desmontei a tampa lateral das engrenagens da embreagem e estava cheio de pó de metal, alguém sabe o que pode ser?

Alysson Silva

New member
Caro Carlos Mayer, vocês da bicimoto trocam por completo a embreagem de um motor de outra marca? Se sim quanto sairia em media as peças com a mão de obra?

O parafuso que prende a roseta está muito apertado, e não consigo solta-lo, pois espanou.

bruno florencio

New member
ola por favor minha bicicleta motorizada parou de funcionar a algum tempo, desmontei o motor e constatei a quebra dos aneis do pistão o que ocasionou riscos profundos na camisa e no pistão, comprei o kit de cilindro novo troquei e não esta funcionando o que pode ser o problema? aguarddo resposta obrigado

chinalouco

New member
eu troquei o cilindro com o pistão,os aneis a biela ,o virabrequim ,as juntas,tudo novo comprado ai com voces,mas agora não funciona mais,testei tudo,ta faiscando,sera que é a gasolina que esta no tanque ja faz trez meses,se pfor a gasolina ,é só trocar e andar com ela,o carburador esta puxando muito bem pra dentro o ar fiz teste em tudo ,a vela com o contato muito perto tambem da PROBLEMA

Última edição:

Thyago.Ernestus

New member
Olá, Carlos Mayer.

Tenho um motor 80cc 2T com 880Km rodados. O motor foi amaciado conforme instruções do manual, e jamais foi submetido a condições extremas de uso (aceleração excessiva, peso excessivo, etc.).

Ontem, ao retornar do serviço, o motor parou subitamente, e não consegui mais fazê-lo funcionar.

Ao verificar o sistema elétrico, constatei que não havia centelha na vela. Fiz os seguintes testes:

Verifiquei o conector da vela (cachimbo) e está conduzindo normalmente;
Vela nova NGK (igual a que eu sempre usei);
Verifiquei o magneto, e o mesmo está gerando energia (fiz o teste com um multímetro e com uma pequena lâmpada);
Verifiquei o "kill switch", que está funcionando bem (tentei ligar o motor com o kill switch desconectado, inclusive).

Desconfiei então do CDI. Instalei um CDI de Mobylette novo, mas não consegui fazer a vela centelhar.

O que pode estar acontecendo?

Última edição:

Paulo Henrique

New member
meu motor esta com muita dificuldade para ligar, a faisca esta funcionando normal, mais eu puis óleo de mais na primeira volta e agora a vela vive molhada e nao sei mais oq fazer.
novo faz dois dias

Segui todos os procedimentos do manual e da lista de verificação aqui mencionada, o motor tem 24Km e toda vez é um parto para dar a partida. Acredito que o motor esteja com defeito, pois não é possível tanta dificuldade.

mbonatto

New member
Olá pessoal estava triste com minha 80cc não tinha jeito de pegar, desmontei o carburador e constatei que a chave da boia ficava presa trancada e não deixava descer gasolina ajustei e a danada pegou que é uma beleza,uma dica para o pessoal show!!!!

Lucas_oliver

New member
Bom dia a todos, meu caso é o seguinte, possuo uma bicicleta motorizada 80cc com aproximadamente 350km rodados, estava andando com ela normalmente um dia e do nada ela "morrendo", parecendo quando o combustível estivesse acabando, porém não era o caso, até que ela desligou e não quis mais ligar. do que pude constatar foi:

- o filtro de combustível estava cheio de gasolina, ou seja, a gasolina não estava descendo.

- a agulha CINZA que tapa a gasolina quando no reservatório do carburador estava ficando travada, logo a gasolina não descia e consequentemente não entrava no motor para gerar a combustão. (mexi na haste DOURADA para que ficasse com 21mm de distância e nada do motor ligar).

- troquei a vela por uma nova e ainda sim não liga meu motor (AINDA FAREI O TESRE DO MAGNETO).

- a agulha do acelerador estava no 3º sulco, coloquei no 2º para deixar a mistura mais pobre (a contagem é debaixo para cima ou ao contrário??), pois a vela estava com indícios de estar com a mistura muito rica.

-estava vazando gasolina pelo filtro de ar quando eu tentava dar partida (MOTOR AFOGADO certo??)

PERGUNTA:

se o meu problema for motor afogado como faço para desafogar?? alguém pode me ajudar??

agradeço a atenção.

Fernando jp

New member
esvazie a cuba conforme a foto frouxe o parafuso que esta indicado com numero 4 e tire e exprema o filtro de ar e recoloque verifique a alavanca do afogador se esta acionada na ultima imagem numero 5

PQAAAAchV3y6hClU1kGZ2RO2FUJT7y73qBdvlcSoI_RrC9vwT6Q_dwtICGzSa4_F9EEc9-Y7J-Szlqysa-w3vNo9SyoAm1T1.jpgPQAAAE1IOCRlbHhVRCc8Hb4gCWunuO0K7owE9qAvgNCxwN_SpGn1uT0dF-prawFa8gZxMQYXbV99aoaA_f3svicN9uEAm1T1.jpg