motor de bicicleta 2T

Lúcio

New member
Boa noite Carlos Mayer.

Tenho uma bicicleta mototrizada de 80 cc há um ano, de uns tempos pra cá ela está carbonizando o pistón toda semana e ficando muito fraca. de tanto abrir o cabeçote para limpa-lo já estraguei a parte de baixo da carcaça do motor e tive que comprar outra, não sei mais o que fazer, estava usando o óleo semi-sintético, passei para o óleo mineral e não adiantou. Eu usoa medida de 40 ml de óleo por litro de gasolina.
o que posso fazer para resolver esse problema, fazer com que o pistón pare de carbonizar tão depressa.
Muito obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá Lúcio

O processo de carbonização é absolutamente normal e esperado em motores de 2 tempos. A minha 2T de 50cc por exemplo foi descarbonizada apenas 1 vez em mais de 17.000 Km...

O processo de abrir o cabeçote com tanta frequência para descarbonizá-lo não é absolutamente recomendado ainda mais "toda semana".

Sugiro que você faça o download do Manual de Descarbonização em nosso site no www.bicimoto.com.br , na barra superior clique em MANUAIS e depois no Manual de Descarbonização para o download.

O motor 2 tempos "avisa" quando é chegada a hora de descarbonizar com sintomas como perda de potência, força, dificuldade para colocar o motor em funcionamento e acredite isso demora muito tempo a acontecer em condições normais de uso. Abrir o cabeçote semanalmente para descarbonizar não impedirá a formação de depósitos de carvão no seu motor esta é uma característica de funcionamento dos 2 tempos.

A perda de potência relatada está possivelmente ligada a anéis ou junta do cabeçote gastos, problemas na mistura ar combustível ou carbonização do escape e não do motor...

Uma sugestão pare de abrir seu motor uma vez por semana ou terminará a pé amigo... Forte abraço