Motor acionando dando uns trancos violentos na roda

Davitech

New member
Prezados, minha 4T 50cc t-belt está com 260km rodados, ja efetuei a primeira troca de oleo com 200km.

O que acontece é que as vezes quando paro no semaforo ela fica acionando a embreagem centrifuga sozinha e dando uns trancos fortes até que o motor desligue por causa disso, achei que podia ser por ela estar muito acelerada entao regulei o parafuso da marcha lenta pra desacelerar um pouco e foi pior, os trancos ficaram mais violentos ainda. O estranho é que isso nao acontece toda vez.
Tambem acontece quando eu estou parado e vou acelerar pra sair do canto, ela contando normalmente ai quando acelero pra sair a embreagem da uns trancos na roda antes de normalizar, não é como se o motor falhasse, parece ser coisa da embreagem mesmo.

Alguma sugestão?

Ademberd

New member
Olá Davi, também passo por este problema, cheguei até a trocar o conjunto de embreagem, mas não resolveu, o que ameniza está situação é colocar grafite em pó no conjunto de embreagem, aqui na minha a arrancada fica macia por um bom tempo quando começa a trepidar torno a colocar o grafite; me parece que este é um problema de todos estes motores T belt; pra colocar o grafite abra a tampa plástica da embreagem e polia e coloque grafite através dos furos da campanula com o motor desligado, não é necessário colocar muito, este grafite é facilmente encontrado em lojas de ferragens e é bem barato, se por acaso encontrar uma solução melhor de um toque aqui pra galera, abraços

Ademberd

New member
A graxa grafitada é usada na embreagem dos motores 2 tempos, no motor 4 tempo t belt, se for usada, quando se acelera o mesmo fica patinando, diferentemente do pó grafitado, já fiz esta experiencia.

Davitech

New member
Obrigado pela dica, vou testar aqui o grafite em pó, até tenho em casa.
Vale salientar que a graxa grafitada é recomendada para usar no cluch box do motor 50cc 4t versão antiga, que eram duas correntes e dois pinhões no lugar da correia t-belt, não coloque graxa na sua t-belt senão vai dar águia!

Plaza

New member
Vocês também tiveram como sintomas o acionamento forçado da embreagem em descidas ou com a bike no embalo e o excesso de vibração da embreagem?
Pois é, meu kit tem apenas 90km rodados e apresentou estes problemas citados por vocês e estes citados acima.
Alguma regulagem para esta embreagem?

Obrigado.

Ademberd

New member
Bom, o que ocorre aqui é o seguinte; quando se está acelerando e de repente desacelera o embreagem funciona como se fosse um freio a motor, reduzindo a velocidade, o mesmo acontece nas descidas, mas isto é normal neste tipo de motor T Belt, o que eu faço nas descidas é manter o acelerador acionado até certo ponto mantendo assim a velocidade desejada. Quanto a vibração da embreagem faça o que citei no tópico acima que vai melhorar muito, abraços.