Motor 4T só funciona com o afogador acionado

jlbeneton

New member
Boa noite pessoal, não encontrei nada a respeito no forum entaum resolvi postar.
Terminei a instalação do motor e quando fui testar ela ao acelerar ela não tem força para sair, mas se eu abrir um pouco o carburador ela anda com força embora fique sempre acelerada, o que sera que esta acontecendo, ha algum ajuste a ser feito.
Valew!

Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
Olá,

Pela descrição do problema o giglê do seu carburador está entupido... Vem a ser a peça preta de plástico que fica logo abaixo do parafuso de regulagem da marcha lenta...

Veja neste vídeo do Canal Bicimoto TV no YouTube como limpa-lo...

Cuidado na hora de retirar e recolocar o giglê no lugar pois ele encaixa em apenas uma posição.

jlbeneton

New member
Obrigado pela resposta rapida Carlos, vou efetuar esse procedimento que vc me indicou e em breve posto o resultado. E parabens por manter o forum organizado e esclarecedor.

jlbeneton

New member
Carlos, boa noite, fui efetuar a limpeza do gigle, e me surgiu uma duvida, o fio de cabo de aço deve entrar no giglê, ou apenas limpar a pontinha do gigle, pois no meu o cabo de aço não passa 1mm da borda do giglê.
Abraço e fico no aguardo!

Carlos Mayer

New member
Olá, Jlbeneton

Não de fato o cabo de aço não passa o giglê de um lado para o outro, mas entra algo entre 2 e 3mm... Provavelmente o entupimento está impedindo que entre mais do que 1mm... Insista com cuidado para não quebrar o cabo dentro do giglê... Costumo usar um dos fios de um cabo de aço de marchas que é mais fino do que os de freio... Qualquer dúvida estou conectado. Forte abraço

jlbeneton

New member
Ola, Carlos boa noite, obrigado pela rapida resposta, vou providenciar um cabo de marchar agora então, realmente estava usando um de freio, ja posto o resultado logo.
Abraço e muito obrigado novamnete.

jlbeneton

New member
Carlos blz, boa noite, bem depois de ter limpado o gigle, tb desmontei o carburador e dei uma limpada geral nele e nos orificios por onde a gasolina passa, porem continua da mesma forma, tem mais algum procedimento que eu possa fazer para tentar solucionar o problema? grato abraços!

Carlos Mayer

New member
Olá Jlbeneton

O sintoma que você relatou (de o motor apenas estabilizar com o afogador acionado) só é solucionado de duas formas...

1ª Com a limpeza do giglê.

2ª Empobrecendo um pouco a mistura ar combustível o que só pode ser feito nos kits de 4T que possuem o parafuso de regulagem da mistura do lado esquerdo do carburador. Os kits mais novos não dispõem deste parafuso e o orifício onde ele se encontrava vem lacrado com uma peça de latão.

Me desculpe perguntar mas você tem certeza de que o giclê ficou 100% limpo? As juntas com carburador estão em perfeito estado e corretamente instaladas? Você chegou a usar um jato de ar comprimido na limpeza dos orifícios e dutos do carburador? Você instalou filtro de combustível em sua motorizada?

Desculpe por todas as perguntas mas é para ver se encontramos solução para o problema... Infelizmente nossa gasolina além de misturada e de baixa octanagem é suja... O uso de gasolina aditivada ou premium também causa este tipo de problema que você menciona... Não seria este o caso seria?

Forte abraço

jlbeneton

New member
Carlos, Bom dia.

Bem eu limpei o gigle conforme o video e parece que ficou limpo sim, mas não passei ar comprimido no mesmo, posso verificar isso de novo sem problemas, as juntas do carburador estão corretas sim, verifiquei e estão todas perfeitas, tenho filtro instalado sim, desde que montei antes de colocar combustivel.

Imagina as perguntas são bem vindas para tentar solucionar o problema, eu estou usando vpower da shell, vou primeiro trocar a gasolina então para verificar.

Abraço e logo que testar eu posto novamente, muito obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá, Jlbeneton

Vou te contar o que aconteceu com o meu primeiro kit de 4 tempos (uma das primeiras unidades que a Bicimoto importou)...

Depois de instalado no lugar reparei que ele fazia um barulho muito acentuado nas válvulas. Pensei que fosse pré ignição por baixa octanagem de nossa gasolina... Continuei andando até que fosse necessário reabastecê-la. Mesmo com o barulho acentuado de máquina de costura (tec tec tec) continuei andando até que o tanque chegou no limite... Parei num posto de bandeira Esso e abasteci feliz da vida com gasolina aditivada... Como a gasolina que estava na cuba era a "velha" puxei o pull start e pilotei até em casa...

No dia seguinte de manhã cedo, puxei o pull start 3 ou 4 vezes até que o motor desse sinal de vida... Percebi que a marcha lenta além de irregular estava acelerada... Continuei andando mas neste ponto ela não ligava mais de primeira como antes, só após diversas puxadas...

Comecei a desconfiar da gasolina pois era a única coisa diferente naquele momento... Esvaziei o tanque, troquei o filtro de gasolina e limpei o carburador...

Completei o tanque com gasolina comum e ela voltou a ligar na 1ª no máximo 2ª puxada. No mesmo dia editei o manual da 4T compartilhando a informação de que fosse abastecida apenas com gasolina comum...

Na verdade as gasolinas especiais, aditivadas ou premium são recomendadas para motores equipados com injeção de combustível já que tem em sua mistura aditivos que visam manter os bicos injetores limpos... Não sei explicar o motivo de realmente não funcionarem bem em motores carburados como os nossos.

Acho que o amigo terá algum trabalho pela frente para limpar o tanque, carburador e trocar o filtro mas acredito que será a única forma de solucionar o problema de seu 4T... Estes hits não funcionam bem mesmo com as gasolinas "especiais"...

Forte abraço e fico aqui na torcida por boas novas...

jlbeneton

New member
Carlos, Bom dia.

Otimo esse relato seu, realmente as aditivadas são para sistemas injetados justamente pelos bicos.

ja esvaziei o tanque e agora so vou limpar o carburador novamente e trocar o filtro de combustivel, esqpero que com isso resolva o meu problema.

Muito obrigado pela atenção e posto quando estiver feito todos esse procedimentos.

Abraço.

jlbeneton

New member
Carlos, Boa noite.

Desculpe a demora para responder mas estava sem tempo para efetuar os procedimentos.
Realizei tudo hj, troquei a gasolina, o filtro, desmontei o carburador de novo, limpei novamente tudo, passei ar comprimido, e esta da mesma forma, ha mais alguma coisa que eu possa tentar fazer.

Abraço e fico no aguardo!!!!