Motor 4T Falhando e morrendo logo ao dar partida.

mdcjf

New member
Olá a todos!

Minha namorada está com o kit dela ainda em amaciamento(100km aproximadamente) e tudo estava funcionando normal, até quando estávamos indo para a faculdade hoje e simplesmente o motor morreu, demos partida nele, e depois de alguns segundos morria novamente, e assim ficou. Por motivo de teste, liguei o afogador, o motor pegou, porém se voltasse o afogador a sua posição inicial, o motor morria de novo. Como estávamos atrasados para a aula, ligamos o motor com o afogador, e fomos assim mesmo. Tive que trazer a bicicleta até em casa com o afogador puxado, com o motor falhando muito e totalmente sem força. Ainda para ajudar, o parafuso que segura o guidão quebrou! Mas isso não vem ao caso, rs. Chegando em casa, guardei a bicicleta, e esperei o motor esfriar, retirei o parafuso que regula a marcha lenta do carburador, e tirei a peça que fica embaixo do parafuso que regula a lenta(esqueci o nome dele), limpei ele, coloquei ele novamente no lugar. O parafuso que regula a mistura de ar/combustível no meu kit não é possível retira-lo para limpeza, pois a cabeça dele é lisa, não tem nenhum encaixe de ferramenta. Deixei o motor bem acelerado para facilitar a partida, porém logo ao ligar, ele morre segundos depois mesmo com o afogador acionado, e sem o afogador ela não fica nem 2 segundos ligada. Quando morre parece que ela deu uma engasgada e morre. O que pode estar ocasionando isso?

Obrigado pela atenção, e espero ter conseguido explicar bem meu problema! rs. Se preciso gravo um vídeo para mostrar a vocês o que está acontecendo!
Abraço a todos!
Muito obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá, Mario

Sua descrição foi mais que satisfatória não se preocupe...

Pelo descrito alguma sujeira entupiu o giclê de marcha lenta que é a peça plástica que fica encaixada logo abaixo do parafuso que regula a marcha lenta destes motores. Para limpar basta seguir o passo a passo que disponibilizamos neste vídeo em nosso canal Bicimoto Tv no YouTube... Segue o link

Como deve ter percebido o furo ou orifício do giclê de marcha lenta é muito fino. Se a partícula que causa o entupimento for sólida sua remoção é dificultada... Para obter sucesso recomendo que faça como explicado no vídeo. Use um dos fios de um cabo de aço, introduza no giclê e tente girar o cabo de um lado para o outro. Verifique se está totalmente livre assoprando. Na hora de recoloca-lo no lugar repare que ele entra em apenas uma posição e que deve ser empurrado para baixo até que encoste no corpo do carburador.

Não me lembro se vocês instalaram filtro de gasolina nas 4 tempos. Caso ainda não tenham instalado melhor providenciar Ok. No mais lembre-se que as 4 tempos devem ser abastecidas apenas com gasolina comum... O uso de gasolina aditivada causa este tipo de problema nas 4T. Se ficou com alguma dúvida é só falar. Boa sorte na mecânica. Forte abraço

mdcjf

New member
Olá Carlos, então, já fiz esse procedimento, porém o parafuso que regula a mistura ar/combustível não tem como tirar, apenas retirei o giclê da marcha lenta e limpei, porém, eu não tinha um cabo de aço sobrando aqui em casa, fiz com fio de cobre, serve? Ele é mais maleável, não sei se é eficaz. Segue a foto:
P2210424 (Custom).jpg

Quanto ao filtro, eu coloquei filtro nas duas sim, porém a da Sabrina rodou alguns Km(cerca de uns 10 a 15 km) sem o filtro, mas logo depois coloquei filtro, e ela ficou rodando um bom tempo já com o filtro(Cerca de 100 km) até apresentar esse problema. E a gasolina só abastecemos com a comum mesmo!

Grande abraço Carlos!

Carlos Mayer

New member
Olá, Mario

O seu kit é diferente do kit do vídeo pois é mais novo... Os kits de 4 tempos comercializados atualmente não tem mais o parafuso da mistura ar combustível, o orifício é lacrado e a regulagem da mistura não pode ser mexida...

Possivelmente ao usar um fio de cobre que é mais flexível que o fio de aço o giclê não foi 100% desentupido. Você consegue uma sobra de um cabo de freios ou marchas em qualquer bicicletaria... Tira o parafuso de plástico Phillips que regula a marcha lenta, saca em seguida o giclê como mostrado no vídeo e limpa com vontade heheheh... O orifício é muito pequeno e entope com facilidade... Possivelmente alguma sujeirinha desceu quando a motorizada estava sem filtro e ficou dentro do carburador até que foi parar no giclê entupindo-o.

Não existe nenhum outro tipo de regulagem ou problema que leve o kit 4 tempos a reagir assim. Com certeza o giclê está entupido e é nele que você deve se concentrar... Forte abraço

mdcjf

New member
E ai Carlos, Tudo certo?

Fiz o procedimento que você me falou, agora com o cabo de aço, porém não obtive sucesso! :( O que posso fazer?

Abração!

mdcjf

New member
Olá Carlos! Domingo a noite comecei a mexer na bicicleta da minha namorada, retirei o motor, e me surgiram dois problemas, o primeiro é que ao retirar o escapamento para depois tirar o motor, o parafuso que segura o escapamento quebrou! Segue em anexo a foto. Como posso fazer pra tirar ele dali? Vou comprar dois parafusos novos de inox amanha.

View attachment 1157View attachment 1158

O Segundo problema continua sendo o carburador. Tirei o motor para facilitar a retirada do carburador, pois estava muito justo, e também a limpeza do giclê não tinha resolvido o problema. Retirei o carburador, até ai tudo bem, guardei as juntas, esvaziei a cuba do carburador, ai reparei que estava fazendo um barulho estranho, parecia um chocalho, dai fui abrir a cuba para verificar o problema. Quando abri, um pino de metal caiu sobre a mesa que estava trabalhando, mas eu não tenho ideia da onde ele é! Como da pra ver na imagem anexa, a boia está bem presa ao seu suporte! De onde é esse pino? Segue em anexo a imagem:
Pino..jpg

Ignorando o problema do pino, eu percebi que havia alguns orifícios por onde a gasolina passa, fiz a limpeza com o cabo de aço, fiz bem? Segue em anexo as imagens dos orifícios:

P2250433 (Custom).JPGP2250434 (Custom).jpg

Obrigado! Grande Abraço!

Carlos Mayer

New member
Olá, Mario

Quanto ao parafuso que quebrou se a parte que ficou para fora for grande o suficiente pode ser utilizado um alicate de pressão para "morder" este pedaço e desatarraxá-lo. Se o pedaço que sobrou preso ao cilindro for muito pequeno só mesmo com a ajuda de um torneiro mecânico...

Com relação aos orifícios fez bem em limpar a questão que me intriga e o tal pino... Existe um muito parecido com este da foto que segura a boia, mas dá para ver na imagem que ele continua lá, outro que segura a borboleta, mas também continua lá do contrário a borboleta estaria solta. Não me ocorre nenhum outro lugar onde um pino destes seja usado.

Como aqui em casa tenho uma 4 tempos mas o modelo do carburador é diferente do seu enviarei cópia de suas imagens e mensagem para o mecânico da Bicimoto para ver se ele reconhece este pino misteiroso...

Veja o carburador do modelo antigo...

PQAAALupg8A2UTsXXFW_mb0yTHDN5W1NGkJD8CrxwxfSzmAgf_zSgD22a7zt2K-5dFYX7C6QbXo3tXyj5eGmErDQkaQAm1T1UOnJod3l4gUT0zSgXEAKGXwtGnAA.jpg

Mais de perto...

PQAAAAuJOxd6YWb7qpy_6FC_Z_U-2ItGOtsCllqWSX4YpzLY5jCPAqpCcQq8MVhFMOMWlpp4AgmoM8QxK_G8WKxGRyQAm1T1UFMPDe8x44EDWP4R7lQ2VNqPsN0M.jpg

Até o dreno da cuba é diferente...

PQAAAPYa32eyukx2O1Rn_LxNbII5LxEMQFZddr2D8KgN1Scl6SFPixvQllzEnWoZg6lPLTRTeDUZuFudrH2st_TQMqYAm1T1UHJ5xn5vbq8RRFTHCH1Ack3wu2ZR.jpg

E aqui no meio o parafuso de mistura ar combustível que foi abolido no modelo mais novo...

PQAAABNCIIVlYK-NDFc_35OcBWUZRfaeFEUnqQTYQ2cRJjDoKyySHJYYBdGzqkmFR3eN8R9PBE1Yv2i8XwQzVEx55Z4Am1T1UB5diaGxiQhMLPAmjME9VxixI0m6.jpg

Assim que receber a resposta te passo imediatamente Mario... Na minha opinião este pino não deveria estar ai "sobrando" mas melhor verificar...

Forte abraço

mdcjf

New member
E ai Carlos, muito obrigado pelas informações e obrigado também por ser tão prestativo e nos ajudar tanto em nossos problemas!

Já estou procurando um torneiro mecânico com referências aqui em Lavras, pois o parafuso não sai nem a pau de lá! rsrs, e ele quebrou na hora de soltar, não na hora de apertar!! De onde sou, Taubaté, meu vô é torneiro mecânico, seria muito mais fácil se estivesse por lá! rsrs, Mas tudo bem, um amigo já me indicou um por aqui!

Fico ansiosamente no aguardo aqui! Forte Abraço!

mdcjf

New member
Olá Carlos,

Remontei o carburador depois de limpar e retirei aquele pino, Bingo! O 4t da minha namorada está zero de novo!!! rs Não tinha nenhuma sujeira aparente, aquele pino devia estar travando a boia, não deixando entrar combustível. Estava pensando agora, talvez aquele problema que deu no começo, até que criei um tópico falando que não entrava combustível no carburador, era causado por esse pino a mais travando a boia! Mas isso é apenas uma teoria! rsrsrs

Bom, problema resolvido, por enquanto, rsrs, agora falta terminar de montar a bike, depois te falo se está tudo Ok, pois apenas liguei o motor parado, não dei umas voltas para testar! rsrs

Grande abraço!

Carlos Mayer

New member
Olá, Mario

Bem oportuna a sua postagem pois verificando o diagrama do carburador do modelo novo (sem parafuso de mistura ar combustível) só aparece realmente um pino e é justamente o que trava a boia no lugar. Não aparece em nenhuma imagem outro pino como o que você encontrou dentro da cuba... Será que vocês foram premiados? Será que o pino é um tipo de vale brinde? Hehehehe...

E o parafuso do escape alguma novidade? Aproveite já que vai precisar comprar parafusos novos e compre da mesma medida em aço inoxidável. São resistentes a ferrugem e muito mais fortes...

Forte abraço

mdcjf

New member
Então Carlos, hoje terminei de montar ela, e está funcionando beleza! Sem esse pino misterioso! rsrsrs, gostei da ideia do vale brinde!! rsrsrsrs

Quanto ao parafuso do tubo de escape esqueci de comentar, levei no torneiro mecânico, ele deu um pingo de solda na ponta do que sobrou do parafuso e desrosqueou! E depois limpou a rosca. O parafuso acabei comprando um de aço mesmo, só que um aço diferente, parece ser mais resistente! rsrs

Ele me disse que isso é comum de acontecer, pois ali varia muito a temperatura, e ele acaba grudando, dai na hora de tirar, já viu né?! rsrsrs

Amanha vou dar umas voltas nela, e testar se tudo ficou perfeito!

Aproveitando a ocasião vou lhe fazer duas perguntas, é normal a coroa traseira ficar um pouco "empenada"? rs, não sei explicar exatamente, a corrente não está travando e a coroa está alinhada com o pinhão.

E a segunda pergunta é, minha bike está chegando aos seus 200 Km, logo mais vou trocar o óleo e lavar o filtro. Com o que eu posso lavar o filtro? Água Raz? Removedor? Gasolina? rsrs

Valeu Carlos! Forte abraço!