Motor 2T com 872km rodado, perdendo velocidade final.

Renan Peixoto

New member
O motor perde a força quando esta a cima de 35Km/h, uso a quantidade de óleo recomendada pelo manual após o amaciamento, gasolina de ótima qualidade a mesma que eu usava antes, vela nova ngk recomendada pelo fórum cachimbo novo, já chequei os parafuso, limpei o carburado e nada, continua do mesmo jeito, sulco original como veio de fabrica, alguém poderia me ajudar por gentileza, Agradeço desde já.

Carlos Mayer

New member
Olá, Renan

O primeiro passo é verificar se existe vazamento de compressão. É fácil de identificar se o motor "assopra" quando está em aceleração ou mesmo se apareceram manchas de óleo entre o cilindro e o cabeçote, no próprio cabeçote ou em volta da junta de escapamento.

Vazamento de compressão não é a única preocupação quando o motor apresenta perda de rendimento. Pode ser entrada de ar através da junta de admissão que fica entre o coletor do carburador e o cilindro. Um pequeno entupimento no giclê do carburador e ainda carbonização no escape.

Você não menciona qual é o seu kit (se 50 ou 80cc) e nem se a perda de rendimento apareceu repentinamente ou aos poucos.

Quanto ao sulco (3º como vem de fábrica) nem sempre após o amaciamento esta mistura apresentará o melhor resultado. Por exemplo se você mora no nível do mar ou em altitude. Me desculpe mas não posso deixar de mencionar que muitas vezes o motor justamente apresenta perda de desempenho após alterações e mexidas como as que você menciona. A "limpeza de carburador" por exemplo muitas vezes quando mal feita - situação em que as juntas são comprometidas - a boia é desregulada no manuseio - ou mesmo falta de aperto podem deixar o desempenho pior do que antes... Entende? Quanto a "gasolina de ótima" qualidade é comum certo? E existe um filtro entre o tanque e o carburador certo?

Forneça um pouco mais de informações e se possível verifique os itens que listei. Seguiremos dai. Forte abraço

Renan Peixoto

New member
Então meu kit é 80cc eu tentei troca o sulco mas ela só fica boa no 3° mesmo, esta tudo apertadinho certinho, hoje eu tirei o escapamento por inteiro e ela voltou a ter força em alta rotação ai eu coloquei novamente e ela ficou ruim de novo. Com certeza dever ser o escapamento, correto?

Carlos Mayer

New member
Olá, Renan

Seu motor está com mais de 800 Km ou seja amaciado. Porém com pouca quilometragem para presentar carbonização no escapamento, salvo se você colocou ou coloca mais óleo que o recomendado ou por exemplo óleo diferente do recomendado... Já que ao retirar o escape (NÃO ANDE COM A MOTORIZADA SEM ESCAPE) aparentemente o desempenho voltou ao normal, então comece com uma limpeza/descarbonização do escape. Instruções no nosso manual http://bicicletamotorizada.org/manual/novos/Manual_de_Descarbonizacao_2T.pdf

Forte abraço

Olá amigos me chamo wesley tenho uma bicicleta motorizada 80cc,com 3000km rodados e quando ela chega perto da velocidade final de 50km ela parece que esta se afogando p que pode ser há mudei um tempo atras o suco da agulha pro segundo de cima para baixo me ajudem por favor

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Wesley,
Espero que tenha feito todos os procedimentos relatados pelo Carlos Mayer em relação à descarbonização. Isso pode ser uma das causas da perda de potencia em altas rotações.
Já chegou a ver a coloração da vela ? Qual vela está usando ?
O que acontecia com o motor quando estava no terceiro sulco ?
Verificou se sai gasolina do tanque sem restrição ?

ppj35

New member
Boa noite! Meu nome é Junior sou de São Gonçalo e tenho uma bicimoto 80cc com mais de 500km rodados. Estou com um problema parecido. Ela continua com muita força nas subidas e tal, nunca troquei nada nela, tudo original. Porém se manter uma aceleração final pós motor estar mais quente com uma certa distância, juntamente com o bom som do motor ouço um barulho tipo batendo uma colher de sopa na outra. tec,tec,tec... parece ser na parte do cilindro e ela não se desempenha bem. O que pode ser? Obrigado!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Ppj35,
Esse barulho de tec, tec,tec pode ser do conjunto de engrenagens de dentes retos da embreagem. Coloque um pouco mais de graxa entre as engrenagens (não coloque em excesso). Cuidado para que a graxa não passe para os pads.
Verifique também se as engrenagens não estão com muita folga.
Bem, acho que é isso.
:cool:

ppj35

New member
Obrigado Nelson por responder! Mas como eu poderia ajustar as engrenagens se fosse o caso? e outra coisa... a corrente também ta arrastando um pouco na carcaça do motor atrás do pinhão, tem como resolver isso? Ao retirar o escapamento pra limpar, enfiei uma chave de fenda até encostar de leve no pistão e até com o debo no buraco do escape vi que o pistão tem uma mínima folguinha que faz um barulinho ao mexer, isso é normal? rs desculpe tantas perguntas!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
ppj35,
No caso das engrenagens, não há muito o que fazer se estiverem ok. Pode se observar se os rolamentos/retentor estão em ordem, pois podem gerar excessos de folga entre as engrenagens. Avalie se as engrenagens estao bem fixas e os parafusos bem apertados.
Para a corrente, se estiver pegando na carcaça do motor, quer dizer que a engrenagem está muito próximo dela. Tente afastar a engrenagem da carcaça colocando espaçadores como arruelas. Não é normal que esteja pegando na carcaça. Reavalie se está corretamente montada.
Segue um video para acompanhar a montagem da engrenagem da corrente: https://m.youtube.com/watch?v=FSHkKZArN-Y
Quanto a folga do pistão, desconheço para poder comentar.
:cool:

Última edição: