Minha Harley 50cc 4T c/ 3 marchas.

tioruja

Member
Última edição:

Carlos Mayer

New member
Nada como ver nossos projetos prontos (até que surja alguma alteração ou outro projeto heheheh)...

Ficou muito bacana a sua motorizada Tioruja... Entendo o uso do para-brisa pois quando morei em Curitiba andar de moto e bicicleta era coisa pra pinguim .. Imagino como deve estar chamando atenção por onde passa. Parabéns pelo capricho, pelos detalhes exclusivos e principalmente pelo estilo da última foto... Forte abraço e que sua motorizada só lhe traga alegrias...

tioruja

Member
Nada como ver nossos projetos prontos (até que surja alguma alteração ou outro projeto heheheh)...

Ficou muito bacana a sua motorizada Tioruja... Entendo o uso do para-brisa pois quando morei em Curitiba andar de moto e bicicleta era coisa pra pinguim .. Imagino como deve estar chamando atenção por onde passa. Parabéns pelo capricho, pelos detalhes exclusivos e principalmente pelo estilo da última foto... Forte abraço e que sua motorizada só lhe traga alegrias...

Tem toda razão Carlos, as vezes fico observando ela , procurando algo para melhorar , mas acho que ficou completa , pelo menos por enquanto hehehehe.
Depois que otimizei a relação coroa e pinhão, ficou muito prazerosa de pilotar, à 40 km/h o giro fica em 3800 rpm, só escuto o tuc.. tuc.. tuc.. tuc.. , realmente o 4t tem muito torque em baixo giro, e dá conta do recado.... Só não sei se não estou forçando o motor, eu procuro usar o bom senso e trocar a marcha quando sinto que ele esta forçando, mas enfim, só o tempo dirá....agora o negócio é curtir hehehehehe...

Quanto ao chamar atenção, realmente tá demais, tem aqueles caras que passam ,freiam e ficam do lado, dão uma geral na bike fazem sinal de positivo, e vão embora,
e aquele que ficam atras te seguindo por vários quarteirões, dai passam e dão uma buzinada. outro dia um carro passou varias vezes por mim, me chamou atenção,olhei e vi um sujeito com uma filmadora apontada prá mim, acho até que vou sair na Globo, hehehhehehe.

Obrigado mais uma vez pelos elogios, e naquele estilo da foto só tem que chamar atenção heim, o velho Tioruja não é fraco ...hehehehehe.

Forte abraço.

Última edição:

tioruja

Member
Olá Rodrigo D,

Obrigado pelos elogios.

Quanto ao ser a primeira 4t c jackshaft acho que não, pois já vi um vídeo de um sujeito que montou jackshaft caseiro, só que ficou sem os pedais.

Mas a primeira 4t a usar o shift kit (jackshaft) da SBP com cubo Nexus 3, dai eu concordo com vc. (no Brasil ).

Quanto à pergunta de como carregar a bateria , eu usei um dínamo para bicicletas, e um circuito eletrônico, para mais detalhes veja as dicas que postei no link

http://bicicletamotorizada.net/threads/1014-Dica-de-como-carregar-uma-bateria-de12V-atrav%C3%A9s-do-d%C3%ADnamo

Forte abraço.

Última edição:

Rodrigo D

New member
Eu vi esse video também! tem poucos videos de 4T Com jackshaft na internet! Ía ser bem legal um video dessa nave rodando, ela é Unica no brasil! Grande abraço!

tioruja

Member
Oi Rodrigo,

Tem vídeo sim.... de uma olhada.. hehehehe
[video=youtube;cUt_g6tot_o]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cUt_g6tot_o[/video]

Abs.

tioruja

Member
Última edição:

tioruja

Member
Rodrigo, realmente é muito difícil uma full suspension 4T, apesar do shift kit possibilitar esta montagem, não tem quadro que comporte o motor, seriam necessárias varias adaptações.

Cheguei a pensar em usar um cubo NUVINCI na minha , mas o preço me desmotivou. hehehehehe

Abç.

Julio Caezar

New member
quanto custa em media um cubo NuVinci N360?
apesar de ser caro, acho que é viavel em um projeto final , tipo como upgrade das encrenagen da marcha, sinceramente num futuro a medio prazo e eu puder adquirir um cubo deste com certeza vo pegar ....

Sidney

New member
para quem nunca viu e tem a curiosidade este abaixo é NuVinci N360:

nuvinci-n360-belt-drive-2229.jpg

O preço sai +- no ebay U$ 399,00

Veja neste site: http://www.pricedumper.com.br/nuvinci+n360?ggkey=nuvinci+n360

Sidney

Última edição:

tioruja

Member
Preço final U$ 399,00 + 60% taxa importação + U$ 50,00 (postagem) = R$ 1.380,00

Bem salgado......heim.

Além disso, ainda tem o problema do acionador que é do lado direito do guidão, tendo que usar o punho do acelerador na esquerda , e acelerar invertido, isto se for usar numa motorizada.

Na minha tive que colocar o punho trocador de marchas do nexus3 na esquerda , dai os dígitos das marchas ficam de cabeça para baixo, e tem que girar o punho no sentido contrario do lógico, dai o cérebro não aceita, estou sempre errando as marchas. ainda não acostumei.

Julio Caezar

New member
Preço final U$ 399,00 + 60% taxa importação + U$ 50,00 (postagem) = R$ 1.380,00

Bem salgado......heim.

Além disso, ainda tem o problema do acionador que é do lado direito do guidão, tendo que usar o punho do acelerador na esquerda , e acelerar invertido, isto se for usar numa motorizada.

Na minha tive que colocar o punho trocador de marchas do nexus3 na esquerda , dai os dígitos das marchas ficam de cabeça para baixo, e tem que girar o punho no sentido contrario do lógico, dai o cérebro não aceita, estou sempre errando as marchas. ainda não acostumei.
Concordo que o preço é salgado, mais ai lhe pergunto ? Qual a vida util de uma bike motorizada? 5 anos, 10 talvez e quem sabe 20 , bem acho que 1300 reais ao longo desses 20 anos é totalmente viável é um ótimo custo beneficio e lembrando que neste sistema não há tranco na troca de marcha ela é gradual da mais leve possível a mais pesada que puder ir, este cubo com a coroa certa e um shift kit pode lhe dar uma relação de performance absurda, indo quem sabe a velocidades superiores a 70km/h caso seja necessario é claro, obvio que o investimento é alto porem acho que só acrescenta a bike e também será algo novo neste quesito.

Embora eu já possua na minha bike chopper um cubo sturmey archer que é muito bom, considero este cubo NuVince a peça final numa obra prima, com certeza vou juntar grana pra adquiri ele achei que era mais caro algo como uns 1000 dolares...

quanto ao cambio ser da direita e ter de ser usado na esquerda devido ao acelerador, sugiro a vc substitui-lo por um daqueles trocadores de marcha de estrela shimano tem uns bons de punho , geralmente ele possui tres niveis estrela 1,2 e 3 e são bem espaçados de uma estrela pra outra semelhante ao do nexus, vc já tinha pensado nisso, da uma olhada e testa só vc vera que vai ficar bom, mas compra antes um vagabundo qualquer e testa se ficar bom vc compra um bom e troca.

tioruja

Member
Julio, concordo em relação à ausência de trancos , isto é que esta me dificultando com o Nexus 3 , é evitar os trancos, devido grande espaçamento das marchas.

quanto à velocidade final, ela fica limitada à potencia do motor, e não ao sistema de marchas.

por ex: um motor 50cc 4t 2HP = (1.500W)

Pelas leis da fisica, considerando resistência do ar, peso do condutor, rolling (atrito do pneu no solo), eficiência (perdas nas engrenagens e correntes), este motor chegaria no máximo à 60 km/h, mesmo com um cambio NuVinci 360.
O cambio NuVinci 360 apenas diminuiria o tempo para chegar aos 60 Km/h, em relação a outros tipos cambio, devido à sua melhor eficiência.
Eu particularmente fiz vários testes , com várias combinações de coroa/pinhão, o máximo que consegui foi 57 Km/h, quase cheguei no valor teórico, heheehe.

Agora um motor 80cc 2T 6,5HP = (4.875W) , pela mesmas leis acima , chegaria ao máximo 100 Km/h, com qualquer tipo de cambio, sendo que a eficiência do cambio diminuiria apenas o tempo para chegar aos 100 Km/h.

Gostei da tua dica dos trocadores .realmente o do punho esquerdo vem com três posições, é o que troca as coroas, vou fazer algumas experiências para ver se o espaçamento da certo , Talvez seja a solução , obrigado pela dica.

Abçs.

Última edição:

Julio Caezar

New member
Nossa tioruja 100km/h num 2t é muita coisa numa bike, com certeza daria medo de ira te isso tudo ....Que bom que pude lhe ajudar, espero que a mudança seja viavel e resolva o seu problema...

matheus19

New member
Nossa muito ficou muito legal a sua motorizada tioruja, bacana mesmo. Nem parece que é uma bicicleta com motor, parece uma moto mesmo muito bom.

Obs:so vi o topico agora por que quase não venho na parte baixa do forum hehe :S

Última edição: