Limpeza básica do carburador das 4 tempos

Carlos Mayer

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O carburador que equipa os motores de 4 tempos é totalmente diferente do que equipa os motores de 2 tempos...

Mas a idéia aqui não é estabelecer as diferenças mecânicas entre ambos e sim passar da forma mais simples possível o procedimento de limpeza externa, ou seja, parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta...

Primeiro a localização das peças que iremos trabalhar... Elas estão do lado esquerdo do carburador...

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Para esta limpeza não será necessário retirar o carburador. Ela se limitará ao parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta (este é acessado retirando-se o parafuso da marcha lenta)...

Identifique as peças:

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Com uma chave Phillips retire o parafuso de marcha lenta (1).

Com uma chave de fenda retire o parafuso de regulagem da mistura ar combustível (2)

Com a ponta da chave de fenda levante o giclê de marcha lenta (3) que é apenas encaixado no carburador.

O parafuso de regulagem ar combustível (2) você pode lavar com gasolina e um pincel (cuidado para não perder a mola). Idem o giclê de marcha lenta (3) porém neste o pequeno orifício de passagem deverá ser desobstruído. Eu uso um dos fios de um cabo de acelerador, freio ou embreagem que passa bem limpando o giclê. Assopre o giclê para ter certeza de que a passagem está livre.

Reinstale o giglê empurrando-o até que encoste no corpo do carburador. Em seguida reinstale o parafuso de regulagem da marcha lenta apertando-o até que a alavanca do acelerador comece a se mexer e pare.

Por fim o parafuso de regulagem da mistura ar combustível. Aperte-o em sentido horário até que encoste no carburador e depois volte o parafuso 2 voltas completas e 1/2 em sentido anti-horário considerando o ponteiro de horas do relógio como base, ou seja, voltas completas...

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Ligue a motorizada e após aquecer o motor faça o ajuste fino da marcha lenta de acordo com a sua preferência...

Simples não? Forte abraço
 

YGC

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Boa noite Carlos,

Meu sogro colocou por besteira ou por ser leigo cola super bonder no afogador, pois, desde então ele não sabia que havia esse giclê de marcha lenta e quando soube foi tentar tirar e a surpresa: Escorreu e colou todo o super bonder neste giclê. Agora, não faço nem ideia de como retirar o que sobrou dele e muito menos estou achando para comprar no site. Gostaria que me ajudasse a sanar esse problema, pois, tudo começou quando ela não tinha marcha-lenta, daí a história que contei.

Obrigado
 
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