Limpeza básica do carburador das 4 tempos

Carlos Mayer

New member
O carburador que equipa os motores de 4 tempos é totalmente diferente do que equipa os motores de 2 tempos...

Mas a idéia aqui não é estabelecer as diferenças mecânicas entre ambos e sim passar da forma mais simples possível o procedimento de limpeza externa, ou seja, parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta...

Primeiro a localização das peças que iremos trabalhar... Elas estão do lado esquerdo do carburador...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tytxcd99GiTFAcj6ne0u2hzrp9m_UikJ8rPgKIDhjqRLV77DIRwL-4EZKn3XOtAVuHHkyScnlu2gcAINkBexeiAJtU9VA24PKCGQrFAsU8kiozLY0aOsjuaw.jpg

Para esta limpeza não será necessário retirar o carburador. Ela se limitará ao parafuso de regulagem da mistura ar combustível e o giclê de marcha lenta (este é acessado retirando-se o parafuso da marcha lenta)...

Identifique as peças:

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t_mFVgnp8L8PZIcAoAOUrBsaD5ld9JWbXrWJ_--9ejfWradwkvS6aovVq_utBX79dzOvIbQ_0Ib4-Fmi6HT8sSAJtU9VAUJnwirIx3YshD-frv4y9gNhgR2w.jpg

Com uma chave Phillips retire o parafuso de marcha lenta (1).

Com uma chave de fenda retire o parafuso de regulagem da mistura ar combustível (2)

Com a ponta da chave de fenda levante o giclê de marcha lenta (3) que é apenas encaixado no carburador.

O parafuso de regulagem ar combustível (2) você pode lavar com gasolina e um pincel (cuidado para não perder a mola). Idem o giclê de marcha lenta (3) porém neste o pequeno orifício de passagem deverá ser desobstruído. Eu uso um dos fios de um cabo de acelerador, freio ou embreagem que passa bem limpando o giclê. Assopre o giclê para ter certeza de que a passagem está livre.

Reinstale o giglê empurrando-o até que encoste no corpo do carburador. Em seguida reinstale o parafuso de regulagem da marcha lenta apertando-o até que a alavanca do acelerador comece a se mexer e pare.

Por fim o parafuso de regulagem da mistura ar combustível. Aperte-o em sentido horário até que encoste no carburador e depois volte o parafuso 2 voltas completas e 1/2 em sentido anti-horário considerando o ponteiro de horas do relógio como base, ou seja, voltas completas...

QAAAANRlf6MMq5AAvIWIqEJyzTF7yZbO6xxgkWWPCHGJi6nA4gE2qHVk-eNah6gRH8DKdpiMJNtbLwNnSLkNvGNai8gAm1T1UGPrDrSt3aPd1c9HELFcRxMER173.jpg

Ligue a motorizada e após aquecer o motor faça o ajuste fino da marcha lenta de acordo com a sua preferência...

Simples não? Forte abraço

YGC

New member
Boa noite Carlos,

Meu sogro colocou por besteira ou por ser leigo cola super bonder no afogador, pois, desde então ele não sabia que havia esse giclê de marcha lenta e quando soube foi tentar tirar e a surpresa: Escorreu e colou todo o super bonder neste giclê. Agora, não faço nem ideia de como retirar o que sobrou dele e muito menos estou achando para comprar no site. Gostaria que me ajudasse a sanar esse problema, pois, tudo começou quando ela não tinha marcha-lenta, daí a história que contei.

Obrigado

Última edição: