Instalação no Quadro

bondedocec

New member
Ola, sou novo aqui no fórum e tenho uma seguinte dúvida.

Meu quadro é esse modelo aqui http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_236346567_3670.jpg

Não é esse da foto, o meu tem suspensão na frente.

Eu pretendo comprar um motor de 50cc 2T para instalar nessa bike, dai vem as perguntas.

1º O motor consegue encaixar e ser fixado sem maiores problemas nela ?
2º Alguém sabe algum modelo de bagageiro e para-lama que eu consiga instalar num quadro desses ?
3º Minha Roda é aro 26, pneu modelo praiero (aquele mais largo), só não é Aero o aro, tem algum problema, ou vocês recomendam o Aero ?

Obrigado a todos.

Carlos Mayer

New member
Olá "bondedocec"

O quadro da foto da foto é um quadro de alumínio. Normalmente os kits de motorização são instalados em quadros de aço por serem mais resistentes à vibração. Quanto á largura do tubo do canote e do tubo inferior não existe problema algum o que você deve verificar é o espaço disponível no V do quadro para instalação de motor 2 tempos.

Confira as medidas do seu quadro baseado nestas...

PQAAAK4TgB8NDobLcSGIoP2n3Uu6UlDMjqcYagRj-NIvKPhXpBS4SryGLj4atGtPrBcFS8P_u8_xOGW94foyWcfexTQAm1T1UENKxjScSu0Zt-jFPj3lSuQSz7V1.jpg

Bagageiro pode ser o universal encontrado em qualquer bicicletaria, paralamas eu recomendo os de aço inoxidável como os instalados na minha 4T. São mais resistentes a vibração e ferrugem...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tk2YwDLcTghIMLWjqtU6E4MRaB05Uj5H1hUe_tUr58F2YAlX6OWKy4l_Aayh1CCCpeavivMOqE9wanalTRCXaxAJtU9VCLqj6jxW5hC-BpfbDEN8q2OOGoew.jpg

Quantos aos aros não existe obrigatoriedade de usar aros Aero ou qualquer outro "especial" muitos kits são instalados em bicicletas com aros normais sem qualquer tipo de problema. A questão sobre os aros de parede dupla como os Aero, V-Max etc é que são mais fortes do que aros de aço. Se for montar as rodas prefira raiação dupla inox no lugar da convencional e capriche nos freios Ok. seu pneu deve ser o Praiano da Levorin como tem medida 26" x 2.0 pode ser usado sem problemas. Nesta 4T acima os pneus são Kenda Flame 26" x 2.125 e não raspam nem na balança traseira, nem na transmissão e tampouco nos paralamas.

Abç

bondedocec

New member
Perfeito !
Obrigado por me tirar essas dúvidas. Sinceramente fiquei com receio do motor não encaixar no quadro.
Vendo as fotos de alguns usuários daqui do fórum, me deparei com um que usa exatamente esse modelo de quadro.

Pretendo com o tempo comprar outro quadro, sendo esse de aço, e ir melhorando-a aos poucos, mas como agora tá meio apertado e já estou dando preferência ao motor, é só não abusar muito e sempre fazer a manutenção dele para evitar quem trinque ou acabe partindo.

novamente obrigado por esclarecer essas dúvidas.

abç ! :cool:

Carlos Mayer

New member
Você vai ficar muito satisfeito com o 50cc 2 tempos... Liga fácil, é econômico e vibra menos do que o 80cc...

No mais é como você disse não abusar e manutenção... A receita certa pata que seu motor dure muitos e muitos anos.

Caso queira conhecer o motor em detalhes sugiro que visite a sessão de MANUAIS no site www.bicimoto.com.br e faça o download dos de Montagem e Manutenção para começar a conhecer melhor seu kit. Se tiver qualquer outra dúvida é só perguntar. Abç

bondedocec

New member
Carlos Mayer

Vi que a bike tem um quadro igual ao meu é sua, rs
o de alumínio da Alfamec.

Como você fez para fixar o motor e o tanque, já que os tubos do quadro são grossos e achatados ?

forte abraço !

Carlos Mayer

New member
Eu tenho realmente uma Alfamec mas ela não está mais motorizada porque eu queria manter ao menos uma delas "a pedal" heheheh...

A instalação foi simples. No tubo do canote usei as braçadeiras originais, para abraçar o tubo inferior do quadro. Fiz uma nova chapa e utilizei parafusos mais compridos do que os das braçadeiras em U fornecidas com o kit que serve apenas para quadros oversized e não abraça o quadro da Alfamec.

Esta foi a chapa que fiz e ficou por baixo do tubo do quadro. Um parafuso de cada lado atarraxados diretamente nos furos do bloco do motor (coloque uma borracha entre a chapa e o quadro).

PQAAAELs_3ALcRwdF13XIQheNLw9brjkCQ6nmyj0nuN_-2j1U1D65ImFfs6bkrLP4i8k31VjMMQWCfHXYTa6vIQAQn4Am1T1UIzNmoe9ioTYgz6mvUYiSWptfi8z.jpg

Para fixar o tanque novamente fui obrigado a improvisar com uma braçadeira maior em forma de U e furada nas duas pontas por onde passavam os parafusos fixados ao tanque.

Na minha fui obrigado a fazer um furo no tubo superior para poder passar o cabo do acelerador já que o motor ficava tão justo que não tinha espaço para outro tipo de instalação. Para não entrar água no tubo do quadro selei a entrada do cabo do acelerador com silicone...

Para fixar o CDI aumentei o cabo que é conectado à vela e prendi o CDI no tubo central que é redondo e padrão. Um pouco de trabalho recompensado pelo ótimo desempenho do 50cc num quadro tão leve como o Alfamec.

Forte abraço amigo

P.S. Vou procurar em meus arquivos se ainda tenho fotos dela montada e posto pra você tirar algumas idéias Ok

bondedocec

New member
Opa, beleza
Fico no aguardo das imagens então.

Queria só te perguntar mais uma coisa.
Esses itens que você adaptou, como a chapa, os parafusos e até o cabo que é conectado a vela (para adaptar o CDI), você caso ainda tenha eles, conseguiria me vendê-los ?

Porque por aqui pra consegui fazer essa adaptação vai ser ruim conseguir os itens. Senão terei que mudar de quadro mesmo, e por agora a condição não permite... hehehe
e se você tiver eles "sobrando" ai, já me ajudaria bastante, pois o quadro é realmente ótimo, e acredito que fique perfeito com o motor de 50cc

Senão vou ter que esperar bem mais tempo pra instalar o motor, rs

Forte Abraço !

Carlos Mayer

New member
Olá...

Infelizmente não tenho mais nenhuma destas peças em "estoque". A chapa fiz uma especialmente para instalação, o cabo de vela comprei um de bobina em uma loja de auto peças e os parafusos em uma casa especializada. Fora uma ou outra sucata que tinha em minha oficina... Acho que um serralheiro de sua cidade pode te ajudar a resolver este problema de forma rápida e barata. Um pedaço de chapa de 5 ou 7 centímetros muitas vezes está jogado no chão e no mais é só fazer a furação...

Um cabo que conecta a bobina do Fusca ao platinado não custa mais do que R$ 10,00, basta cortar os cachimbos de borracha e rosquear o cabo diretamente ao CDI e ao cachimbo da vela.

Assim que achar as fotos posto para você. Confesso que hoje não tive tempo de achar as que tirei quando estava 100% pronta, mas veja estas do começo do processo

PQAAAFqK8-DcuFye9UmfQaxfx0wAol6POx5pXyx76KHc-mqg5VPGxLV0DYFoDdU88w7YHPqSUwwdgKudn6oz3snCv1UAm1T1UBTyx733JMIekCOIRQv2WDroHEUY.jpg

Como pode ver o motor está apenas "apontado no quadro"

PQAAAO5Ig1B8FMV1e4e8AGjXdX-tcV3n3FD57Ig6ewrvT2CgzZwbgJmsBAUpbQdHQ7eMqhnoKIbAi9edWKSlcpn1qQIAm1T1UOn0l2gBiaOCuHbOqTt7rEG2V8ki.jpg

Nesta a necessidade de furar o quadro para passagem do cabo do acelerador fica evidente (falta de espaço)

PQAAAE6WNm7rrfhArDbtv3vUJa8GqrDiZmxA1KY32ZW7-J6J1qOg7VzR5IGWEMGrDeTEzIJ6gtvSwpn63JUO7jiGUAwAm1T1UJTw0xp5BlLsWq4-Dp_pyWWM5eWK.jpg

Aqui dá para ver como o motor é estreito...

Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Este motor é de outra geração, nos motores que a Bicimoto vende e a vela tem inclinação de 45º é possível sim inverter a posição do cabeçote sem danos ao desempenho ou à durabilidade do motor. O único senão fica por conta do risco de soltar os prisioneiros do motor "desnecessariamente" se é que me entende... se não for estritamente necessário melhor não mexer acredite... Abç