Iniciante Apresentando-se. Acabo de adquirir Kit 2t 48cc + Caloi Aluminium Sport GS

Bob Oak

New member
Fico feliz de participar deste Fórum e ser aceito. Espero não cometer nenhum equívoco. Como disse no título acabo de comprar o Kit motor 2t 48cc e não vejo a hora de instalar em minha Bike bem antiga mas bem conservada (tem uns 12 anos + ou -). Como já dei uma boa navegada no Fórum já estou realizando adaptações na bike para receber a motorização. Troquei a raiação por uma mais resistente e troquei também o banco (com mola) e os pneus (26x2,0, não sei se precisa ser mais espesso).Também li alguma coisa sobre trocar uma peça que estica a corrente que acho q é de nylon para um pinhão de 10 dentes (não sei se procede). Também queria saber da necessidade de instalar uma borracha (tipo coxim) entre o motor e a bike para reduzir vibrações. No aguardo,

Atenciosamente,

Bob Oak

Carlos Mayer

New member
Olá, Bob

Seja muito bem-vindo ao Fórum Bicicleta Motorizada...

Conheço a Caloi Aluminum Sport GS, esta é do tempo em que bicicletas de qualidade eram fabricadas no Brasil, sem dúvidas uma ótima bicicleta que ficará ainda melhor motorizada... Vamos aos pontos que você colocou.

Pneus - Existem duas limitações quanto a largura dos pneus. O garfo (na dianteira) e a balança (na traseira) da bicicleta. E o fato de que a corrente de transmissão do motor ocupará um espaço considerável entre o pneu traseiro e o quadro. Creio que para que não tenha problemas na instalação a medida limite de pneus seja 26" x 2.125 como por exemplo os pneus Kenda Flame e Maxxis.

Esticador de corrente - A troca da roldana original de nylon por um pinhão de 10 dentes (que é o original do motor) é realmente uma ótima idéia, mas para fazer a adaptação é necessária a intervenção de um torneiro mecânico. O parafuso original não pode ser usado neste caso e a única forma que encontrei foi encomendando um ao torneiro. Por outro lado quando a transmissão está corretamente alinhada, a coroa idem a durabilidade do esticador de nylon é grande e se for devidamente lubrificado passa fácil dos 10/15 mil Km sem problemas.

A vibração será inevitável com ou sem coxins de borracha já que é característica de motores de 2 tempos. De qualquer forma um pedaço de neoprene, borracha ou mesmo câmara de ar sempre ajuda...

Forte abraço