Falta de Combustivel em Alta rotação.

matheus19

New member
Eae pessoal do forum eu estou com o seguinte problema com minha bina e ja faz um tempao, na primeira aprtida do dia ela pega normal e tal, ai eu começo a andar mais quando eu mantenho uma velocidade cruzeiro entre 35 a 40km/h e so passar um tempo e o motor começa a acelerar sozinho, igual quando a gasolina ta acabando que o motor acelera muito sozinho e depois apaga, so que no caso ele fica acelerado ai quando eu aperto a embreagem, ele acelera e desacelera sozinho e fica repetindo ate ficar normal novamente (uns 30 segundo depois), eu estou achando que e falta de combustivel na cuba quando o motor está em alta rotação isso faz sentido? o que eu poderia fazer para acabar com esse problema? obrigado :)

Carlos Mayer

New member
A primeira informação (ai ai ai) é:

Qual é seu kit?

Qual a quilometragem?

Sem saber se está amaciado ou não não posso sugerir que altere o posicionamento da trava da agulha afim de enriquecer a mistura entende? Fico no aguardo de mais informações... Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Se o motor está com 900 Km rodados significa que já está mais do que amaciado. O primeiro passo é abrir a parte superior do carburador e verificar em que posição encontra-se a trava da agulha... Originalmente a trava fica no 3º sulco de cima para baixo o que pode ser considerado uma mistura rica, mas em algumas circunstâncias principalmente em kits de 80cc pode ser necessário enriquecer a mistura ainda mais.

Eu começaria colocando a trava no 4º sulco de cima para baixo enriquecendo ainda mais a mistura e fazendo um teste. caso o problema não seja solucionado sugiro também a verificação da peneirinha que fica na torneira de combustível (retire-a do tanque para acessar a peneirinha). Falta de combustível em altas rotações não está relacionada apenas a mistura ar combustível, mas também a falta de gasolina... Enriqueça a mistura na agulha e teste, se não resolver parta para a peneirinha. Se não resolver partimos para o plano B. Ok? Forte abraço

matheus19

New member
Bom a peneirinha ja estava limpa pois ja havia limpado para ver se solucionava o problema e não adiantou muita coisa, hoje eu botei agulha no 4 sulco e parece ter amenizado o problema não tenho tanta certeza porque não deu pra dar uma boa andada com ela, com a mistura rica no 4 sulco eu pensei que a vela iria ficar babada mais não ficou, ela está com cor de café no eletrodo, unica coisa e que não tenho mais marcha lenta, para o motor ficar ligado ele tem que estar bastante acelerado. qual seria o plano B carlos? abraço valeu!

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Se com o enriquecimento da mistura aparentemente a "falta" em alta rotação foi resolvida mas em compensação a lenta se foi pode ser que o motor esteja com uma entrada de ar... Para descobrir eu uso o seguinte sistema... Ligo o motor e com ele ligado aplico WD-40 em volta do coletor de admissão, se estiver com entrada de ar a marcha do motor estabiliza por alguns momentos e volta a oscilar em seguida. Aplico uma segunda vez para me certificar e se o processo se repetir significa que está entrando ar por onde não deve...

Plano A reaperto das porcas do coletor e da braçadeira do carburador - Testar

Plano B troca da junta do coletor de admissão - Testar

Plano C usar silicone de alta temperatura entre o bloco e a junta, a junta e o coletor - Cuidado com a quantidade para que não escorra para dentro do motor - Testar

A cor da vela está indicando que esta é a melhor mistura para seu motor, acredito que no 5º sulco passe a engasopar, mas pela facilidade na operação não descartaria um teste com a mistura ainda um pouco mais rica...

Forte abraço

matheus19

New member
Bom hoje eu testei melhor e mesmo com a trava no 4 sulco ele continua "acelerando sozinho" geralmente quando apos uma esticada de uns 45km/h, ai eu paro no sinaleiro o motor fica como se tivesse com o punho colado. Parti para o plano A, reapertei tudo continuou a mesma coisa, Plano B troquie a junta por outra nova e continua. Então com o motor ligado borrifei Loctite SuperLub (acredito que seja igual ao wd-40) borrifei na junçao entre o coletor e o carburador e ai o motor desligou, então liguei o motor novamente e ao borrifar na junçao o motor desligou novamente, tenho certeza que está entrando ar por ali mais como eu poderia impedir do ar entrar ali? usando um silicone? hehe. Vou por aqui a foto que tirei do fluxo de gasolina descendo pelo filtro
IMG_20130219_151253.jpg

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Seguindo nossa lista de testes acabou provado que é mesmo entrada de ar no coletor... Considerando que primeiro apertou, depois trocou a junta e a entrada continuou só resta mesmo a alternativa de silicone de alta temperatura...

Passe uma fina camada na janela de admissão, espere 2 ou 3 minutos e cole a junta, logo em seguida outra camada no coletor propriamente dito espere novamente 2 ou 3 minutos (evita que escorra) e reinstale no lugar... Pode ser um leve empeno no coletor ou mesmo alguma imperfeição no processo de fundição. O silicone solucionará o problema da entrada de ar e poderemos então nos concentrar em acertar a marcha lenta.

Forte abraço

P.S. Olhando a foto depois que já tinha respondido o post percebi que a rosca do prisioneiro que segura o coletor não está 100% (me parece começando a espanar) que tal aproveitar a ocasião e trocar por parafusos?? Para tirar o prisioneiro do cilindro você pode usar duas porcas sobrepostas ou um alicate de pressão. Na minha coloquei parafusos Allen...

Última edição:

matheus19

New member
Então carlos mesmo botando silicone nas posiveis entradas de ar o problema continua, quando matenho velocidade entre 40-45 km/h por mais de uns 1 o motor dispara como se tivesse acelerando tudo e desacelerando ate ele se "acalmar" novamente hehe, o fluxo de combustivel na foto que eu mostrei acima está normal? a impressão que tenho e que o motor so "dispara" quando ele esquenta muito e quando eu encoto a bina o carburador tambem está muito quente, tem possibilidade da gasolina evaporar na cuba por causa de alta temperatura? outra coisa tambem e que meu cilindro esta bem riscado (não sei porque ja que nunca andei sem filtro). valeu.

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Você já tentou uma limpeza completa neste carburador? E também verificou se a boia está corretamente regulada? No nosso manual de carburadores dos kits 2T (download em Manual do carburador do motor Bicimoto 2 tempos ) mostramos como regular a boia corretamente...

Quanto ao carburador aquecer é normal pois acontece com a minha 50cc 2T quando usada por tempo superior acima de 20 ou 30 minutos, mas a curva do coletor sempre fica fria, muitas vezes chega a suar por fora...

Quanto aos riscos no cilindro isso é mais preocupante pois pode indicar que um dos anéis perdeu um pedaço e este subiu e desceu com o pistão riscando o cilindro. O mesmo pode acontecer quando o rolamento de agulhas da biela é danificado mas neste caso um som tipo de chocalho surgiria com o motor em marcha lenta... Seja um pedaço dos anéis ou do rolamento de agulhas é preocupante pois pode danificar seriamente o motor... Por outro lado com apenas 900 Km e o motor já amaciado...

Talvez o ideal fosse abrir este motor para verificação dos anéis e também do rolamento de agulhas...

Forte abraço

matheus19

New member
Então carlos a curva do coletor no meu motor fica quente de não coseguir deixar a mão por muito tempo la, o carburador ja limpei umas 3 vezes com querosene limpei bico com soprador de ar mais nada, estou achando que é torneira do tanque, ja que algum tempo atrais ela mesmo aberta não descia gasolina, vou fazer um teste hoje, vou botar a mangueira direto (tirar o filtro de gasolina) e ver se melhora algo, quanto aos riscos no motor nehum anel esta quebrado, porque quando trocou a carcaça ele ja estava bem riscado e não tinha nada quebrado dentro. acho que vou comprar uma torneira nova e ver se arruma. valeu!

Última edição:

matheus19

New member
Bom eu botei uma mangueira transparente nova ligada direta ao carburador (sem filtro) e continuou o problema, notei que quando andava gerava muitas bolhas na mangueira de gasolina por causa da vibração, então eu tirei o ar completamente da mangueira mas o problema continua e no sei mais o que fazer :(... não sou mecanico mais to achano que ou pode ser a torneirinha que nao deixa passar muita gasolina ou a vibração está criando muitas bolhas na cuba do carburador e acaba indo ar em vez de gasolina :(

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Quanto a primeira postagem posso te dizer que o recomendado para limpeza de carburadores é gasolina e não querosene pois este é oleoso e não evapora por completo deixando sempre resíduos.

Já com relação as bolhas é absolutamente normal que apareçam, dificilmente conseguiremos eliminá-las já que ao ligar o motor a vibração gera mais e mais bolhas no circuito, mas estas não passam do filtro de gasolina, e assim não chegam a cuba... Tentou verificar se a boia está na altura (regulagem) correta? Eu começaria por ela...

Forte abraço

matheus19

New member
Estou acchando que realemnte é a torneira, ela está soltando 90ml de gasolina em 1 minuto, na internet fala que o normal é 200ml por minuto isso esta correto? eu realmente acho 90ml/min muito pouco..

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

Amanhã de dia eu vou fazer o teste de vazão em minha 2T para verificar esta informação. Sinceramente nunca tive problemas com a alimentação nem nas motorizadas que consertei por aqui. testo na minha que está funcionando 100% e te passo a vazão em 1 minuto Ok. Forte abraço

matheus19

New member
Ok carlos obrigado por me ajudar! estou achando que e a torneira porque ela ja vinha apresentando defeito de não deixar passar gasolina mesmo estando aberta por problema na borracha de vedação. valeu!

matheus19

New member
Bom apos tentar de tudo, não posso tentar resolver esse meu problema com um cilindro todo riscado que acredito ser a fonte do problema, meu cilindro esta igual a esse das fotos.
Roturas%202.jpg

Roturas%201.jpg

Tenho quase certeza que meu cilindro riscou apos eu andar em uma estrada de terra (tinha levado a bina para uma fazenda) e apos andar por um tempo, esse problema do motor ficar acelerando sozinho, apareceu pela primeira vez... acredito que mesmo com filtro de ar deve ter entrado poeira e terra, alem de ter amaciado meu motor incorretamente com mistura um pouco mais pobre (estava no 2 sulco em vez do 3, mais veio de fabrica no 2 por isso não tinha mexido) e tambem andando com velocidades não recomendadas para um motor amaciando ainda. Então mesmo com esse problema da mistura ficando muito pobre em altas rotações por falta de combustivel meu cilindro acabou piorando criando essas cratera na 2 imagem causada por detonação. Agora estou querendo adiquirir um motor 4t então por isso acho que nem vou trocar o cilindro e os aneis do meu motor 2t. Obrigado carlos por tentar me ajudar ai valeu mesmo! abraço!

Fonte das imagens: http://www.tecnicyl.com.ar/broturas.htm

Última edição:

Ademberd

New member
Olá Matheus, motor 4 tempos é outra história, depois que montei o meu, só pego a 2 tempos para dar uma aquecida no motor, que por sinal to até vendendo ela, 320 Km rodados, mas se for comprar só o kit motor fique atento a altura do V do quadro, pois eu penei para achar um que coubesse o bendito motor, abraços.

matheus19

New member
Sim eu tambem estou com medo do motor não entrar no meu quadro, no site fala que é necessario um espaço minimo de 36cm do pe de vela ate o cano superior, no meu quadro esse espaço é de 38cm.