Falha ao acelerar

manfilho

New member
Na Bicimoto comprei a bike com o motor 80cc 2 Tempos. A entrega foi dentro do prazo e a moto chegou na última quinta, 27 de Abril de 2017.
Entretanto, estava sem manual. Como existe na internet, tanto o manual, quanto um vasto material, li o manual duas vezes, identifiquei todas as peças e me debrucei nas recomendações antes de poder me ousar na bichinha. :)

Ao montar a bike fiquei surpreso ao ver que o pedivela (onde enroscamos o pedal) estava basicamente batendo no escapamento do motor, o que indica má montagem na loja. :(
Folgando as braçadeiras, consegui posicionar de tal modo que consigo pedalar sem perigo. Na sexta-feira, calibrei os pneus, rodei pela cidade até achar o óleo para motor 2 tempos. Comprei alguns Lubrax Essencial 2t Mineral e com as devidas proporções de 63ml para 1 litro, abasteci a bike, chegando a temida hora de ligar o motor.

Apertei o botão Injetor de combustível (do carburador), pedalei, soltei a embreagem e acelerei um tanto (como diz o manual) o motor ligou.
Consigo colocar o motor em funcionamento sem o menor problema.

Entretanto, aí começam meus problemas:
  • Quando eu pressiono a manete da embreagem novamente, o motor morre.
  • Pelo motivo acima, consequentemente, não consigo parar a bicicleta com o motor em funcionamento (para aquecê-lo: como indica o manual)
Mesmo com esse enorme problema, segui com os testes... descendo uma rua em declive, percebi que:
  • O botão de desligar do punho do acelerador não funciona.
  • A aceleração não faz a menor diferença: o motor não reage a aceleração.
Pesquisando, assistindo todos os vídeos do YouTube e após horas e mais horas de testes, tentativas e mais tentativas, tentei o parafuso de regulagem do cabo do acelerador, tão como o parafuso de regulagem da marcha lenta.

O cabo do acelerador tava absurdamente folgado, deu uma apertada. Nada mudou.
Ajustei o parafuso da regulagem da marcha lenta de todas as formas possíveis, e, pasmem meus amigos: nada mudou também, a bike continua morrendo.

Como não tenho o menor conhecimento em motor 2t e não conheço nenhuma loja que dê manutenção aqui em Salvador, estou desolado.
Minha esperança é que algum de vocês me dê alguma luz, ou até mesmo o suporte da Bicimoto, porque, sinceramente e infelizmente, depois do pedivela estou suspeitando que existe algum problema seríssimo de fabricação / montagem.

Perdoem pelo texto longo, conto com a ajuda de vocês.

Att,

Man Filho

wilstrike

New member
Re: Primeiro contato com a bicicleta motorizada e não consigo êxito, a bike só morre.

estou com exatamente o mesmo problema, não sei o q fazer.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Re: Primeiro contato com a bicicleta motorizada e não consigo êxito, a bike só morre.

Manfilho/Wilstrike,
Há alguns passos básicos a serem seguidos:
1- Tenha certeza que o combustível está chegando até o carburador sem restrição. Pode ser que qdo acelera, pode dar falta.
2- Faça uma limpeza geral do carburador. Principalmente no giclê.
3- Verifique em que sulco está a agulha. Inicie com a do meio.
4- Avalie se não está afogada.
:cool:

wilstrike

New member

valew Nelson H, vou fazer essas verificaçoes e na segunda posto se deu certo

manfilho

New member

Precisou mais uma pessoa responder esse tópico para que esse tópico fosse revivivo e uma resposta "coerente" caísse do céu.

A bicimoto.com.br tem um péssimo pós-compra.

Nelson H, basicamente o meu problema se deu por conta do item 4 (que deveria ser item 1).
Há semanas tinha detectado isso e não deixei um feedback aqui esperando este momento.

Junto com o produto não veio nenhuma instrução obrigatória de acordo com o artigo 6°, inciso III e artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor.
O manual que existe na internet, é genérico e incompleto.
É preciso especificar e deixar bastante claro, que o afogador, para este tipo de motor, é para o uso único e exclusivo de colocar a bike em funcionamento;

É altamente contra intuitivo, para usuários precavidos e leigos (como eu), que devamos baixar o afogador logo após o funcionamento do motor.
Além do mais, o manual estimula o uso afogador, sem fazer qualquer tipo de ressalva para o "desafogamento" do mesmo.

A bicicleta está funcionando bem, mas a bicimoto tem MUITO que melhorar.
Quando me perguntam onde comprei, recomendo o site por não existir concorrente a altura no país (ainda), mas falo todo problema que passei pela negligência da empresa no pós-compra.

wilstrike

New member

sou tao leigo no assunto que nem sei o que significa "4- Avalie se não está afogada."
seria verificar se o acionador do afogador está para cima ? porque no meu caso, eu tento ligar com ele acionado e até agora nada, o motor morre 1 ou 2 seg após ligar, antes mesmo de eu acionar o freio e a embreagem novamente como descrito no manual que seria para o motor aquecer.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff

Manfilho,
É uma pena que a Bicimoto não tenha correspondido a sua expectativa.
Mande um e-mail para eles, mostrando seu descontentamento.

Wilstrike,
Caso ainda não consiga fazer o motor funcionar, faça o seu direito de consumidor prevalecer.
Entre em contato com o vendedor e solicite a manutenção dela.
Mesmo assim, acredito que o problema ainda esteja no carburador.