Vou tentar através dos materiais e relatos desse fórum e outras mídias, pontuar a matriz dos problemas, afim de ajudar tanto a eu mesmo, quanto demais iniciantes e zelosos "bicimotistas".
Dentro que que vi até agora, nenhum problema passarias das premissas abaixo;
1 Peça com defeito de fabrica
2 Montagem incorreta
3 Uso incorreto da bicimoto
4 Combustível e óleo de má qualidade ou mistura incorreta
5 Aperto dos parafusos dentro da frequência incorreta
6 Lubrificação dos componentes dentro da frequência incorreta
7 Limpeza dos componentes dentro da frequência incorreta
8 Troca das peças depois da vida útil ideal.
Eu acho que cada item desse que for desrespeitado, vai gerar consequência de manutenção corretiva. Agora, vou tentar criar um cronograma com base em kilometragem, para apontar quais verificações, manutenções e troca de peças.
1 Peça com defeito de fabrica.
Esse problema é bem desagradável, porque exigiria do usuário, o conhecimento mínimo de cada componente para julgar a qualidade do mesmo. Infelizmente aqui, muitas peças se revelarão com problemas logo na montagem ( ou não montagem no caso ), e nos primeiros testes. Perfeito seria, se tivéssemos desenhos técnicos das peças com dimensões para medirmos as principais cotas, que afetasse diretamente no funcionamento correto do conjunto.
2 Montagem incorreta
Aqui vai da experiência de cada um, bem como os recursos que cada um precisa para montar. Um consumidor mais metódico, com ferramentas mínimas, pode preferir por montar ele mesmo, afim de fazer uma montagem mais robusta da qual ele vai estar ciente de como tudo foi montado precisamente, se despreocupando de confiar em lojas ou mecânicos sem responsabilidade. A vantagem de comprar das lojas, é a garantia, mas ao mesmo tempo, dificilmente passa de 3 meses.
3 Uso incorreto da bicimoto
Aqui pode ser uma das maiores fontes de problemas. Jovens afoitos não se contem em seguir uma receita de boas maneiras com a bicimoto, estão emocionalmente preocupados com a ostentação e diversão com ela. Infelizmente, a bicimoto é um tipo de transporte que requer um cuidado que exige atenção para detalhes de como ligar, acelerar, descer, parar e desligar. Cada momento do uso da bicimoto tem uma recomendação de uso, e desviar deles vai gerar muitos problemas.
4 Combustível e óleo de má qualidade ou mistura incorreta
A qualidade do combustível é algo chate de verificar, mesmo que ainda sendo possível fazer um ensaio simples em casa, mas é sempre chato precisar fazer a verificação. Se a gasolina estiver muito adulterada e não tivermos conhecimento disso, poderá desencadear duvidas do verdadeiro problema, logo, se é habitual o condutor ter combustível em casa, serie interessante fazer o ensaio. Com relação a mistura, não adianta economizar óleo e misturar de qualquer jeito, pois isso vai atrapalhar também a descobrir futuros problemas.
5 Aperto dos parafusos dentro da frequência incorreta
O motor vibra bastante, mesmo sendo natural e esperado. Isso faz com que todos os parafusos do conjunto tendem a afrouxar e se soltar gerando problemas graves. Logo, antes que os parafusos se soltem, seguir o cronograma de aperto dentro da frequência indicada. Se possível, com torquimetro seguindo a força conhecida para cada parte.
6 Lubrificação dos componentes dentro da frequência incorreta
Sem segredos, basta fazer a lubrificação dos componentes dentro da frequência indicada.
7 Limpeza dos componentes dentro da frequência incorreta
Sem segredos, basta fazer a limpeza dos componentes dentro da frequência indicada.
8 Troca das peças depois da vida útil ideal.
A vida útil das peças oscilam pra cada bicimoto, devido a qualidade do componente que veio de fabrica, da forma que foi montado e dos cuidados que o condutor teve com uso e manutenção, ou seja, basicamente a consequência de todos tópicos acima. Cada componente tem sua vida útil calculada com base na obediência dos tópicos 1 ao 7, e se algum deles não for seguido, com certeza vai encurtar a vida útil de algum componente, gerando uma manutenção corretiva. Sabendo disso, e seguindo a risca, é provável que a troca das peças será feita dentro do cronograma de kilometragem.
Dentro que que vi até agora, nenhum problema passarias das premissas abaixo;
1 Peça com defeito de fabrica
2 Montagem incorreta
3 Uso incorreto da bicimoto
4 Combustível e óleo de má qualidade ou mistura incorreta
5 Aperto dos parafusos dentro da frequência incorreta
6 Lubrificação dos componentes dentro da frequência incorreta
7 Limpeza dos componentes dentro da frequência incorreta
8 Troca das peças depois da vida útil ideal.
Eu acho que cada item desse que for desrespeitado, vai gerar consequência de manutenção corretiva. Agora, vou tentar criar um cronograma com base em kilometragem, para apontar quais verificações, manutenções e troca de peças.
1 Peça com defeito de fabrica.
Esse problema é bem desagradável, porque exigiria do usuário, o conhecimento mínimo de cada componente para julgar a qualidade do mesmo. Infelizmente aqui, muitas peças se revelarão com problemas logo na montagem ( ou não montagem no caso ), e nos primeiros testes. Perfeito seria, se tivéssemos desenhos técnicos das peças com dimensões para medirmos as principais cotas, que afetasse diretamente no funcionamento correto do conjunto.
2 Montagem incorreta
Aqui vai da experiência de cada um, bem como os recursos que cada um precisa para montar. Um consumidor mais metódico, com ferramentas mínimas, pode preferir por montar ele mesmo, afim de fazer uma montagem mais robusta da qual ele vai estar ciente de como tudo foi montado precisamente, se despreocupando de confiar em lojas ou mecânicos sem responsabilidade. A vantagem de comprar das lojas, é a garantia, mas ao mesmo tempo, dificilmente passa de 3 meses.
3 Uso incorreto da bicimoto
Aqui pode ser uma das maiores fontes de problemas. Jovens afoitos não se contem em seguir uma receita de boas maneiras com a bicimoto, estão emocionalmente preocupados com a ostentação e diversão com ela. Infelizmente, a bicimoto é um tipo de transporte que requer um cuidado que exige atenção para detalhes de como ligar, acelerar, descer, parar e desligar. Cada momento do uso da bicimoto tem uma recomendação de uso, e desviar deles vai gerar muitos problemas.
4 Combustível e óleo de má qualidade ou mistura incorreta
A qualidade do combustível é algo chate de verificar, mesmo que ainda sendo possível fazer um ensaio simples em casa, mas é sempre chato precisar fazer a verificação. Se a gasolina estiver muito adulterada e não tivermos conhecimento disso, poderá desencadear duvidas do verdadeiro problema, logo, se é habitual o condutor ter combustível em casa, serie interessante fazer o ensaio. Com relação a mistura, não adianta economizar óleo e misturar de qualquer jeito, pois isso vai atrapalhar também a descobrir futuros problemas.
5 Aperto dos parafusos dentro da frequência incorreta
O motor vibra bastante, mesmo sendo natural e esperado. Isso faz com que todos os parafusos do conjunto tendem a afrouxar e se soltar gerando problemas graves. Logo, antes que os parafusos se soltem, seguir o cronograma de aperto dentro da frequência indicada. Se possível, com torquimetro seguindo a força conhecida para cada parte.
6 Lubrificação dos componentes dentro da frequência incorreta
Sem segredos, basta fazer a lubrificação dos componentes dentro da frequência indicada.
7 Limpeza dos componentes dentro da frequência incorreta
Sem segredos, basta fazer a limpeza dos componentes dentro da frequência indicada.
8 Troca das peças depois da vida útil ideal.
A vida útil das peças oscilam pra cada bicimoto, devido a qualidade do componente que veio de fabrica, da forma que foi montado e dos cuidados que o condutor teve com uso e manutenção, ou seja, basicamente a consequência de todos tópicos acima. Cada componente tem sua vida útil calculada com base na obediência dos tópicos 1 ao 7, e se algum deles não for seguido, com certeza vai encurtar a vida útil de algum componente, gerando uma manutenção corretiva. Sabendo disso, e seguindo a risca, é provável que a troca das peças será feita dentro do cronograma de kilometragem.
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