Estudo dos problemas.

yscalybur

New member
Vou tentar através dos materiais e relatos desse fórum e outras mídias, pontuar a matriz dos problemas, afim de ajudar tanto a eu mesmo, quanto demais iniciantes e zelosos "bicimotistas".
Dentro que que vi até agora, nenhum problema passarias das premissas abaixo;

1 Peça com defeito de fabrica
2 Montagem incorreta
3 Uso incorreto da bicimoto
4 Combustível e óleo de má qualidade ou mistura incorreta
5 Aperto dos parafusos dentro da frequência incorreta
6 Lubrificação dos componentes dentro da frequência incorreta
7 Limpeza dos componentes dentro da frequência incorreta
8 Troca das peças depois da vida útil ideal.

Eu acho que cada item desse que for desrespeitado, vai gerar consequência de manutenção corretiva. Agora, vou tentar criar um cronograma com base em kilometragem, para apontar quais verificações, manutenções e troca de peças.

1 Peça com defeito de fabrica.
Esse problema é bem desagradável, porque exigiria do usuário, o conhecimento mínimo de cada componente para julgar a qualidade do mesmo. Infelizmente aqui, muitas peças se revelarão com problemas logo na montagem ( ou não montagem no caso ), e nos primeiros testes. Perfeito seria, se tivéssemos desenhos técnicos das peças com dimensões para medirmos as principais cotas, que afetasse diretamente no funcionamento correto do conjunto.

2 Montagem incorreta
Aqui vai da experiência de cada um, bem como os recursos que cada um precisa para montar. Um consumidor mais metódico, com ferramentas mínimas, pode preferir por montar ele mesmo, afim de fazer uma montagem mais robusta da qual ele vai estar ciente de como tudo foi montado precisamente, se despreocupando de confiar em lojas ou mecânicos sem responsabilidade. A vantagem de comprar das lojas, é a garantia, mas ao mesmo tempo, dificilmente passa de 3 meses.

3 Uso incorreto da bicimoto
Aqui pode ser uma das maiores fontes de problemas. Jovens afoitos não se contem em seguir uma receita de boas maneiras com a bicimoto, estão emocionalmente preocupados com a ostentação e diversão com ela. Infelizmente, a bicimoto é um tipo de transporte que requer um cuidado que exige atenção para detalhes de como ligar, acelerar, descer, parar e desligar. Cada momento do uso da bicimoto tem uma recomendação de uso, e desviar deles vai gerar muitos problemas.

4 Combustível e óleo de má qualidade ou mistura incorreta
A qualidade do combustível é algo chate de verificar, mesmo que ainda sendo possível fazer um ensaio simples em casa, mas é sempre chato precisar fazer a verificação. Se a gasolina estiver muito adulterada e não tivermos conhecimento disso, poderá desencadear duvidas do verdadeiro problema, logo, se é habitual o condutor ter combustível em casa, serie interessante fazer o ensaio. Com relação a mistura, não adianta economizar óleo e misturar de qualquer jeito, pois isso vai atrapalhar também a descobrir futuros problemas.

5 Aperto dos parafusos dentro da frequência incorreta
O motor vibra bastante, mesmo sendo natural e esperado. Isso faz com que todos os parafusos do conjunto tendem a afrouxar e se soltar gerando problemas graves. Logo, antes que os parafusos se soltem, seguir o cronograma de aperto dentro da frequência indicada. Se possível, com torquimetro seguindo a força conhecida para cada parte.

6 Lubrificação dos componentes dentro da frequência incorreta
Sem segredos, basta fazer a lubrificação dos componentes dentro da frequência indicada.

7 Limpeza dos componentes dentro da frequência incorreta
Sem segredos, basta fazer a limpeza dos componentes dentro da frequência indicada.

8 Troca das peças depois da vida útil ideal.
A vida útil das peças oscilam pra cada bicimoto, devido a qualidade do componente que veio de fabrica, da forma que foi montado e dos cuidados que o condutor teve com uso e manutenção, ou seja, basicamente a consequência de todos tópicos acima. Cada componente tem sua vida útil calculada com base na obediência dos tópicos 1 ao 7, e se algum deles não for seguido, com certeza vai encurtar a vida útil de algum componente, gerando uma manutenção corretiva. Sabendo disso, e seguindo a risca, é provável que a troca das peças será feita dentro do cronograma de kilometragem.
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
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Yscalybur,

Excelente explanação sobre o uso da motorizada.

Se permitir, colocarei esta postagem como "fixo" dentro de tópicos iniciais de leitura para novos usuários.

Perfeito !!
 

yscalybur

New member
Nelson,

RRSRSR.... legal você ter gostado, fico feliz por isso... mas quem sou eu pra te impedir, você é o maior conhecedor de bicimoto!!!! Alias, certamente vou trocar informações com você aqui, caso você queira ajudar, pois não sou experiente no assunto, ..... de mecânica, usinagem e metrologia, de um modo geral até tenho algumas, mas de bicimoto em especifico não, mas terei, com certeza.

Meu objetivo é criar o cronograma, que servirá de guia, de check-list, para condutores mais cautelosos. Eu mesmo vou fazer isso com minha bicimoto e vou expor o andamento em outro tópico. Para o cronograma ficar enxuto, será dividido em 3 partes;
A- Verificação;
B- Manutenção;
C- Troca de peça

O condutor poderá imprimir todo check-list em papel comum, e simplesmente “ticar” com uma caneta, se fez a verificação “x” que precisava ser feita quando a bicimoto atingiu “x” kilometro. Claro que ele pode simplesmente só consultar, mas eu prefiro anotar literalmente que fiz a verificação.
Agora vou criar a arvore das tarefas que precisam ser feitas para cada um desses 3 itens. Em breve vou atualizando o primeiro post.
Obrigado!!
 

yscalybur

New member
Considerando uma tabela que achei na internet, (https://pt.scribd.com/doc/100269233/Especificacoes-Tecnicas-Torques-Motos )
Podemos usar essa tabela como referencia de torque ideal para apertos de porcas e parafusos, ela é utilizada para motos...... por exemplo, parafusos M6, é recomendado 6,0Nm ou 0,6 kgf. Via de regra, kgf 10 vezes menor que Nm.
Tem torquímetro de vareta de 0 a 60Nm por 50,00 reais, e basta depois comprar um jogo de bocas de acordo com as cabeças dos parafusos que iremos apertar.
É claro que a tabela é exemplo para motores Yamaha, e que a resistência dos matérias dos parafusos e dos blocos tem até certificado de material especificado pela montadora, mas sabemos que nunca teremos informações precisas dos motores das bicimotos, ja que nem deve ter controle de qualidade, a ideia aqui, é orientar os levianos para que não apertem tudo usando como critério a força de seu biceps.
 

yscalybur

New member
Os três inimigos da bicimoto, que ira desencadear todos problemas seguintes, são:
1 - Peças de má qualidade
2 - Condutor / usuario
3 - Vibração.

1 - Peças de má qualidade = Cabe a cada um ter bom senso de avaliar ou procurar saber da qualidade das peças que se compra. Procure informações técnicas ou até mesmo tirar duvidas aqui no forum.
2 - Condutor / usuário = Como já discutido anteriormente, o usuário precisa seguir a cartilha, caso contrario, a bicimoto nunca terá funcionabilidade, estará sempre com problemas.

3 - Vibração = Esse sim precisa de atenção diferenciada, porque vibração é uma condição natural de motores a combustão ligados, e precisamos lidar com elas. Vamos explorar melhor o que fazer para que evitemos os problemas dela causada, e/ou prever as manutenções antes que algo grave ocorra.

Vibração

Analisando do externo par ao interno, o contato que o motor faz com alguma peça mais externa, é o quadro da bike. É comum, o motor estar fixado por 2 pontos, com abraçadeiras, porcas e parafusos ou varões de rosca. Ja é provado e estudado, que a vibração de um corpo passa para outro corpo que estiver em contato com esse, e se nada tiver entre os corpos, ambos tenderão a ter a mesma vibração, e isso ocorre de fato na bicimoto.

O problema, é que as porcas por serem moveis, se afrouxam com o tempo, e esse tempo pode ser diminuído quando se coloca um material flexível entre o motor e o quadro. Nesse caso, recomendamos um pedaço de borracha rígida perto de 2mm de espessura que assente toda região da área entre o motor e o quadro, nos dois pontos. Pode ser um pedaço de câmera de pneu de carro por exemplo. Mas é importante que não seja muito mole, que não seja espuma, porque esses materiais vão piorar a situação. A borracha vai amortecer e diminuir a vibração entre os metais que agora não se encostam mais, e diminuir também o afrouxamento das porcas.
 
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Nelson H

Administrator
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Complementando um pouco mais a explanação do Yscalybur sobre a vibração:

1- Peças e componentes da bicicleta também sofrem com a vibração se não forem reduzidos de modo eficiente. Porcas e parafusos podem soltar e, ou mesmo trincar/espanar/romper.

2- As soldas trincadas da bike são os mais danosos. Qdo isso acontece, dificilmente uma manutenção resolve o problema. Normalmente é PT.

3- A fonte de origem da vibração, se for no motor, a frequência de vibração nela é grande, mas com pouco deslocamento. Quanto mais longe se propaga a vibração, menor a frequência, mas maior o deslocamento. Então, é preciso matar isso na fonte. No motor, isso fica difícil, mas podemos evitar que isso se dissipe pela bike e peças satélites do motor.
Um caso crônico que pode ser observado nas motorizadas é no escapamento. Ocorre o espanamento da rosca do motor onde é fixado o escapamento. Se o escapamento ficar em balanço, o parafuso e a rosca do motor sofrem fadiga devido a isso. É preciso fixar a ponta do escape também. Não pode deixar preso somente em um ponto apenas. Pelo menos 2 pontos.

Bem, lembrando de mais alguma coisa, postarei novamente. :cool:
 

yscalybur

New member
Eu cancelei a compra da minha bike de uma loja e comprei na bicimoto, estão montando. Semana que vem espero que chegue para eu continuar com esse estudo. Ja encomendei um torquímetro. Antes mesmo de liga-la, farei uma revisão e exponho aqui.

To pensando em trocar as porcas que seguram o motor por porca parlock, pois tem um anel plástico que é forçado pela rosca do parafuso propositalmente afim de dar pressão e não soltar. Ja usou Nelson?
 
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Nelson H

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Membro da Staff
Yscalybur,
Boa noite.
A porca parlock é mais indicado para fixar partes em temperatura ambiente.
Como o motor é quente, ele vai acabar soltando ou afrouxando. É que a trava da porca é de nylon e ele acaba amolecendo com o calor.
Se tem receio que a porca se solte, use arruelas de pressão e cola para rosca no parafuso.
Comprou a bike com tanque embutido ?
:cool:
 

yscalybur

New member
Eae @nelson

Minha bicicleta fez 700 kilometros. Foram tantos problemas que não daria conta de colocar no fórum. Hoje ela esta mais estável, ao menos nos últimos 200 kilometros, não tive grandes problemas.

Quem for comprar a bicimoto de tanque embutido 2t hoje, precisa fazer muita modificação pra que não tenha dor de cabeça.

1 - Colocar uma lixa no eixo do garfo para tirar a folga entre a mesinha e o eixo do garfo, pois a folga que veio de fabrica é tão grande, que a mesinha não deforma o suficiente com o aperto dos parafusos. Se não fizer isso, a roda vai ficar solta em relação ao guidão.

2 - Colocar proteção para chuva no cdi

3 - Colocar silicone pra vedar a caixa da bobina pra não entrar agua.

4 - Colocar esticador de corrente com mola, e colocar arruelas adequadas no conjunto pra não travar o rolamento e perder a função principal ( o kit não vem com arruelas corretas )

5 - Colocar durepox no vão interno superior da caixa que tem o pinhão. Se não fizer, a corrente pulará dentes na engrenagem de vez em quando e travará dentro da caixa travando a própria corrente.

6 - Colocar roda AERO aluminio folha dupla e cubo roletado atrás. Se manter a roda original, a roda será destruída na primeira vez que cair a corrente.

7 - Colocar pneu slick de no máximo 1.95. Se não fizer, a corrente vai cair constantemente por encostar nos cravos do pneus que vem na bicicleta.

8 - Colocar calços ou arruelas grandes para aperto da roda traseira, pois o pedalar e o motor afrouxa constantemente a corrente do pedal.

9 - Colocar porca parlock no lugar de todas porcas do conjunto do esticador de corrente

10 - colocar cola travarosca em todos parafuros/porca da bicicleta.

11 - colocar porcas servindo de arruela nos varões que seguram o motor no quadro, na parte dianteira. Arruelas padrões não conseguem resistir a vibração do motor.

12 - Comprar um vela reserva para fazer revezamento e limpeza a cada 100 kilometros.

13 - Colocar paralamas pra evitar voar sujeira em toda bicimoto.
 

Nelson H

Administrator
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Yscalybur,

Grato por seus comentários precisos.

Infelizmente, quanto ao motor, esses são os problemas básicos que o usuário enfrenta no início do uso.
Alguns itens são específicos do quadro com tanque (como a mesa e o pneu).O motor 2T tem seus problemas particulares, mas são uma ótima fonte de aprendizado. Tendo paciência e tenacidade, pode-se deixar esse motorzinho, um "jato".
Terminando o amaciamento, tente usar o óleo sintético. Assim, poderá obter maior vida do motor e menor fumaça.
Faltou a foto da bicimoto para a gente curtir.....

Abraço.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
A vibração pode ser reduzido usando borracha nas fixações do motor no quadro.
O paralama se torna essencial em dias de chuva. Pode colocar. Dificilmente quebra.
 
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