Embreagem fazendo barulho e campânula oxidada

Corlex

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Olá a todos,

Sou carioca e moro relativamente próximo ao litoral e comprei uma motorizada 4T esse mês para ir a praia. Estou muito contente com o desempenho e a funcionalidade da bike de modo geral, porém recentemente, embora ela só tenha um pouco menos de 200km rodados, a embreagem começou a fazer um barulho muito forte quando aperto o botão pra desligá-la. Isso acontece com ela ainda em movimento, antes de parar totalmente. Fiquei intrigado com isso.

Chegando em casa hoje e olhando bem, percebi que campânula, acho é isso, um disco que roda sobre os discos de embreagem já se encontra levemente oxidada e, acho que são os discos de embreagem, que ficam por dentro dela, também estão começando a ficar tbm :(. Que eu ia sofrer com os efeitos maresia com a bicicleta, eu já sabia, como já vem acontecendo com os raios, mas não esperava que assim tão rápido e numa parte tão vital como do motor. Pesquisei no fórum e não achei nada sobre isso, por isso resolvi postar.
 

Nelson H

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Corlex,
Desculpe a demora na resposta. Final de semana é corrido...
Tente mandar um video com áudio para melhor entendermos o tipo de ruído que faz na campânula.
Quanto a oxidação, tente trocar alguns parafusos por inox.
Para os raios, o ideal no seu caso, seria trocar por inox também.
:cool:
 

Corlex

New member
Fala amigo, estava ansioso por uma resposta, já que tanto na internet quanto aqui no fórum não há nada sobre o assunto. Fiquei até me perguntando se meu kit não teria vindo com esse defeito prévio.

Sobre o vídeo, vou tentar fazer um pra semana e postar no Youtube e colocar o link aqui.

Bom, eu já sofri com esse problema de oxidação com outras bicicletas comuns e tive que trocar algumas peças, como o raio por exemplo trocar por raição de inox, isso não é problema, embora ache que a Bicimoto, como o fabricante do motor 4T, deveria usar componentes que melhor qualidade que fosse menos suscetível a ferrugem. Mas e as peças do motor, o que fazer? A campânula e o restante das peças de embreagem, tem como trocar por peças mais resistentes a oxidação? Procurei pela internet e não achei nenhum lugar de venda de peças que não seja a Bicimoto. Um pergunta, me recomendaram usar WD40 pra ameziar esses efeitos, posso usar isso dentro do sistema de embreagem?

Agradeço atenção, obrigado.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Corlex,
Maresia é terrível para os metais.
O WD40 não é indicado para evitar oxidação, mas é melhor do que nada.
O ideal mesmo seria tintas a base de zinco, conhecido zarcão. Como esteticamente isso não fica legal na bike, vc pode ir passando óleo de motor (com pano) nas partes com mais chances de oxidação, sejam elas de aço ou alumínio.
Mesmo a água doce do litoral tendo uma salinidade um pouco maior, sempre que retornar do passeio, dê uma boa tacada de água. Isto retardará o processo.
Normalmente esses procedimentos não são tão comuns no interior do estado.
Para deixar o motor brilhando novamente, use o "Limpa Alumínio ". Vende em qualquer supermercado.
:cool:
 

Corlex

New member
Nelson H,

Consegui gravar o vídeo e tirei algumas fotos tbm. Segue o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=vFYys3MCuFA

Vou tentar postar as fotos depois pois deu erro aqui.

É um barulho muito forte, de início até achava que era normal, mas não tem como ser normal isso aí. A frustração é muito grande com a motorizada e o motor 4T que sempre li bem sobre ele. Amanhã mesmo vou levá-la a Bicimoto, não paguei nem a primeira mensalidade.
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
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Corlex,
Vi o vídeo e realmente isso é novo.
Parece como se tivesse apertando o freio do carro com marcha enganada e deixasse morrer.
Infelizmente não poderei te ajudar nessa.
Por favor, logo que o pessoal da Bicimoto achar a solução do problema, poste aqui. Isso ajudará outros usuários.
 

Bezerra

New member
Amigo corlex, tbm estou sofrendo com barulheira na minha 4 tempos, e olhe q assim como vc tenho pouco mais de um mes de uso, a minha nao para de funcionar mas o barulho q faz deixa vc intrigado como se algo tivesse raspando muito ou fosse partir, a sua tbm faz ? nao consegui gravar o video assim como vc fez, ela so começa o barulho na casa dos 25/30 km e msm acelerando parada ela nao faz ai tentei gravar mas quase me "estabaquei" no chão e parei, como moro em Natal/RN nao tenho como leva-la a autorizada e os mecanicos aqui nao sabem do q se trata a causa do barulho. Assim q puder mande novidades
 

Corlex

New member
Pessoal,

Não levei a motorizada na Bicimoto, pois estive sem tempo durante a semana, porém consegui achar uma solução que reduziu a oxidação e consequentemente o barulho. Usei um óleo desengripante antiferrugem, um produto chamado White Lub, estilo WD-40. Primeiro retirei a capa de proteção da correia da embreagem pra ter acesso a campânula, a peça mais afetada e borrifei o produto sobre ela, o resultado foi surpreendente. Embora a oxidação não tenha desaparecido, ela reduziu bastante, o trabalho do sistema de embreagem ficou trabalhando melhor, mais suave e com menos barulho. E aquele barulho alto que parecia freio, mesmo desligando ela em velocidade, acabou. Fiquei muito satisfeito com o resultado e vou manter uma manutenção básica com esse produto, que tbm acabei usando em outras peças, de tempos em tempos, pelo menos 1 vez por mês. Pra quem mora próximo ao litoral é uma boa.

Uma dúvida que fiquei ao tentar resolver isso, foi que não achei a campânula desse motor em outro site que não fosse o da Bicimoto pra vender, será que só tem lá? Procurei pra ver se não achava uma de melhor qualidade, feita com um metal que não enferrujasse tão fácil, mas não achei. É isso mesmo, só tem na Bicimoto?

Ah... respondendo ao meu amigo ai Bezerra, essa barulho, como mencionou a minha não faz não, principalmente em movimento ela se mantém mais serena. O problema era quando eu desligava ela no botão do pânico em movimento como no vídeo. Tem que ver se no teu caso a montagem foi feita corretamente, pois a minha foi feita na própria Bicimoto justamente para não ter dor de cabeça. Mas de qualquer forma isso é só um chute, sou novo nesse ramo, tomara que a galera mais experiente aí possa te dar uma ideia melhor.

valeu
 

Bezerra

New member
Pois é amigo corlex, foi o que tambem pensei na hora da compra, ai por isso mesmo comprei o modelo completo vindo da fabrica com o motor montado, mas mesmo assim infelizmente estou tendo mais dor de cabeça q alegria, hoje mesmo pra conseguir chegar em casa na volta do trabalho passei sufoco, muito barulho q parecia ate q eu vinha arrastando um caixote ou coisa parecida e a danada morreu umas 5 vezes, pense numa raiva rsrs, vou tentar fazer esse esquema do white lub, mas por favor me explique, vc colocou o produto somente por cima da campanula ou retirou ela e colocou por dentro tambem ? nao ficou patinando ? ja nao sei mais o q fazer, pesquisei muito antes de comprar essa bike pra justamente nao passar por isso e me parece q ta acontecendo td ao contrario.
 

Corlex

New member
Então vc não teve que montar o motor no quadro e coroa de roda, já veio tudo montado? Não sabia que tinha essa opção. Isso de morrer pode ser que sua marcha lenta ou a entrada de ar estejam desreguladas, é bom dar uma olhada no youtube que tem uns vídeos de como regular isso. Na aplicação do do White Lub, eu tirei a tamba da engrenagem da correia da embreagem e lubrifiquei toda aquela a área, tbm pensei que pudesse patinar, mas não ficou legal. Um conhecido que mora próximo a praia me falou tbm em vaselina liquida em spray que tbm ajuda muito na proteção contra a oxidação. Tenta iniciamente aplicar o White Lub e dá um retorno. Espero que melhore.

A minha hoje começou a fazer um barulho na arrancada, ainda mais quando está fria, parece que está até afogada, estranho. Vou pesquisar sobre isso no fórum.
 

Braischatt

New member
Boa tarde, tenho minha bike 4t a cerca de um ano e meio, e nesse último mês, qnd estou na lenta do motor ou ligando, ele dá um tranco para frente com um forte rangido, msm com ela desacelerada, logo em seguida ela morre, isso acontecia raramente algumas semanas atrás, mas agr toda vez q é ligada acontece.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Já chegou a abrir a tampa para ver como está a embreagem ?
Pode ser que a engrenagem esteja danificada ou com faltamde lubrificação.
O meu kit 2t usa um igual da 4t. Sempre mantenho a campanula limpa, pois pode juntar raspas da embreagem e atrapalhar no engrenamento.
Qualquer coisa, manda uma foto aí.
 

Braischatt

New member
Já chegou a abrir a tampa para ver como está a embreagem ?
Pode ser que a engrenagem esteja danificada ou com faltamde lubrificação.
O meu kit 2t usa um igual da 4t. Sempre mantenho a campanula limpa, pois pode juntar raspas da embreagem e atrapalhar no engrenamento.
Qualquer coisa, manda uma foto aí.
Vou abrir amanhã e já retornarei
 
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