Diferenças entre sistema elétrico dos kits de 2 e 4 tempos

Carlos Mayer

New member
Percebi que existe uma certa confusão quando falamos de magneto nas motorizadas de 2 e de 4 tempos... E o motivo é simples, apesar de extremamente semelhantes os dois sistemas são distintos.

Nos kits de 4 tempos...

O sistema elétrico se resume ao essencial. Ou seja um imã fixado à ventoinha (esta fixada ao eixo do motor) e uma única peça que compreende o magneto e o CDI. Ou seja nos kits de 4 tempos o sistema elétrico gera energia única e exclusivamente para alimentação do CDI, acumulação, descarga e finalmente a centelha da vela de ignição.

Vejam nesta imagem:

PQAAAK8WftC_yWzIi60AIC3KXmbO6EGKgezAiDqa4AZ1WY7F9FB9WmphE9SrQ_23h9O-6QdXZiG8A194VWcfrNZU9l4Am1T1UOJfjTo511cY8rJoHklgjGq1GAKA.jpg


Reparem no topo direito da imagem uma pequena peça preta de onde saem dois fios um verde e um preto e o cabo que é ligado ao cachimbo. Este é o sistema de magneto e ignição dos kits de 4 tempos. Logo se o proprietário desejar instalar farol ou lanterna numa bicicleta motorizada equipada com um kit de 4 tempos terá que instalar sistemas alimentados por dínamo, pilhas ou mesmo adaptar uma bateria recarregável.

Nos kits de 2 tempos...

O sistema elétrico é igualmente simples mas com duas funções distintas. A geração de energia para ignição e a geração independente de energia para alimentação de acessórios elétricos que não excedam 6V-3W... Ou seja nos kits de 2 tempos o magneto possui dois enrolamentos em separado. Um que gera a energia que irá alimentar o acumulador do CDI e gerará a centelha (fio azul) e outro que gera 6V-3W para utilização em acessórios (fio branco) com um consumo máximo de 3W e voltagem de 6V. Em comum o fio preto (negativo ou terra) que é compartilhado.

PQAAAMxe8ZX_uqL0dxdRc40hv4187PmkrMnSqKVYwgKflwLqcv9cSOfA5naah0t90mCOygV0WFiE6pSW15oad00RaCkAm1T1UJwK04PnUMb-Fci3LDI8sli7cEC4.jpg


Reparem que existe apenas um fio negativo/terra (preto) para dois positivos (azul e branco). A peça redonda ao centro é o imã ou rotor e está ligada diretamente ao eixo do motor, os dois braços que formam o U são os captadores e finalmente as bobinas (uma sobre a outra) protegidas pela faixa de tecido envernizado.

A única limitação deste sistema está na voltagem (6V) e no limite de consumo (3W) do acessório. Ou seja se você tentar ligar um farol de 12V e 10W de consumo o seu motor simplesmente não ligará quando o farol estiver "aceso" já que a voltagem e o consumo deste farol estão acima da capacidade de geração do sistema.

Se restaram dúvidas sintam-se a vontade para perguntar. Forte abraço
 
Top