Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Sistema elétrico 2T e 4T
Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="tioruja" data-source="post: 5862" data-attributes="member: 2351"><p>Olá pessoal,</p><p></p><p>Voltei para relatar que o sistema de farol com lampada de 10W e sinaleira com lampada de 5W não aprovou , devido ao uso da motorizada mais a noite, o dínamo não deu conta de manter a bateria com carga.</p><p></p><p>Como as lampadas consomem (1,25 Amperes) e o dínamo gera apenas (0,6 Amperes à 35-40km/h) então 1,25-0,6= 0,65 , 0,65 Amperes eram sugados da bateria, como a bateria fornece 2,5A, em 3horas e meia ela zerava. Dai como eu usava meia hora por noite, durou uma semana a garga.</p><p></p><p>Para que a bateria mantivesse a carga eu teria que andar 1 hora todos os dias durante o dia com as lampadas desligadas, ou andar 4horas e meia no domingo , dai teria uma carga completa, para gastar na próxima semana.</p><p></p><p>Para mim ficou enviável fazer este procedimento.</p><p></p><p>O ideal seria um sistema de iluminação que consumisse a mesma amperagem que o dínamo gera, (0,6Ah), dai a bateria ficaria sempre carregada.</p><p></p><p>A solução foi montar o farol de Led's do amigo Budget 100, ele consome em torno de (0,14Ah) e manter minha sinaleira com lampada de 5W 0,4Ah dando um total de 0,5Ah . com sobra de 0,1Ah.</p><p></p><p>Mas temos um problema, o farol de Led's necessita só 4,5V e a bateria fornece 12V, temos que nos livrar de 7,5V , que vai ser através de um resistor ligado em série entre a bateria e o farol, para calcular o valor deste resistor usamos a "lei de Ohm". </p><p></p><p>R=E/I</p><p></p><p>Onde:</p><p></p><p>R= resistor</p><p>I= corrente no farol</p><p>E= tensão que queremos nos livrar</p><p></p><p>R=7,5/0,14 R=53,5 Ohms </p><p></p><p>então o resistor seria de 53,5 Ohms, como não existe este valor exato, temos que comprar o mais próximo, eu usei um de "56 Ohms 1Watt" e esta funcionando bem.</p><p>[ATTACH]1298[/ATTACH]</p><p>depois vou postar o circuito , já esta tarde , e o sono pegou.....</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="tioruja, post: 5862, member: 2351"] Olá pessoal, Voltei para relatar que o sistema de farol com lampada de 10W e sinaleira com lampada de 5W não aprovou , devido ao uso da motorizada mais a noite, o dínamo não deu conta de manter a bateria com carga. Como as lampadas consomem (1,25 Amperes) e o dínamo gera apenas (0,6 Amperes à 35-40km/h) então 1,25-0,6= 0,65 , 0,65 Amperes eram sugados da bateria, como a bateria fornece 2,5A, em 3horas e meia ela zerava. Dai como eu usava meia hora por noite, durou uma semana a garga. Para que a bateria mantivesse a carga eu teria que andar 1 hora todos os dias durante o dia com as lampadas desligadas, ou andar 4horas e meia no domingo , dai teria uma carga completa, para gastar na próxima semana. Para mim ficou enviável fazer este procedimento. O ideal seria um sistema de iluminação que consumisse a mesma amperagem que o dínamo gera, (0,6Ah), dai a bateria ficaria sempre carregada. A solução foi montar o farol de Led's do amigo Budget 100, ele consome em torno de (0,14Ah) e manter minha sinaleira com lampada de 5W 0,4Ah dando um total de 0,5Ah . com sobra de 0,1Ah. Mas temos um problema, o farol de Led's necessita só 4,5V e a bateria fornece 12V, temos que nos livrar de 7,5V , que vai ser através de um resistor ligado em série entre a bateria e o farol, para calcular o valor deste resistor usamos a "lei de Ohm". R=E/I Onde: R= resistor I= corrente no farol E= tensão que queremos nos livrar R=7,5/0,14 R=53,5 Ohms então o resistor seria de 53,5 Ohms, como não existe este valor exato, temos que comprar o mais próximo, eu usei um de "56 Ohms 1Watt" e esta funcionando bem. [ATTACH=CONFIG]1298._xfImport[/ATTACH] depois vou postar o circuito , já esta tarde , e o sono pegou..... [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
MECÂNICA GERAL
Sistema elétrico 2T e 4T
Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.