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MECÂNICA GERAL
Sistema elétrico 2T e 4T
Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.
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<blockquote data-quote="tioruja" data-source="post: 5862" data-attributes="member: 2351"><p>Olá pessoal,</p><p></p><p>Voltei para relatar que o sistema de farol com lampada de 10W e sinaleira com lampada de 5W não aprovou , devido ao uso da motorizada mais a noite, o dínamo não deu conta de manter a bateria com carga.</p><p></p><p>Como as lampadas consomem (1,25 Amperes) e o dínamo gera apenas (0,6 Amperes à 35-40km/h) então 1,25-0,6= 0,65 , 0,65 Amperes eram sugados da bateria, como a bateria fornece 2,5A, em 3horas e meia ela zerava. Dai como eu usava meia hora por noite, durou uma semana a garga.</p><p></p><p>Para que a bateria mantivesse a carga eu teria que andar 1 hora todos os dias durante o dia com as lampadas desligadas, ou andar 4horas e meia no domingo , dai teria uma carga completa, para gastar na próxima semana.</p><p></p><p>Para mim ficou enviável fazer este procedimento.</p><p></p><p>O ideal seria um sistema de iluminação que consumisse a mesma amperagem que o dínamo gera, (0,6Ah), dai a bateria ficaria sempre carregada.</p><p></p><p>A solução foi montar o farol de Led's do amigo Budget 100, ele consome em torno de (0,14Ah) e manter minha sinaleira com lampada de 5W 0,4Ah dando um total de 0,5Ah . com sobra de 0,1Ah.</p><p></p><p>Mas temos um problema, o farol de Led's necessita só 4,5V e a bateria fornece 12V, temos que nos livrar de 7,5V , que vai ser através de um resistor ligado em série entre a bateria e o farol, para calcular o valor deste resistor usamos a "lei de Ohm". </p><p></p><p>R=E/I</p><p></p><p>Onde:</p><p></p><p>R= resistor</p><p>I= corrente no farol</p><p>E= tensão que queremos nos livrar</p><p></p><p>R=7,5/0,14 R=53,5 Ohms </p><p></p><p>então o resistor seria de 53,5 Ohms, como não existe este valor exato, temos que comprar o mais próximo, eu usei um de "56 Ohms 1Watt" e esta funcionando bem.</p><p>[ATTACH]1298[/ATTACH]</p><p>depois vou postar o circuito , já esta tarde , e o sono pegou.....</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="tioruja, post: 5862, member: 2351"] Olá pessoal, Voltei para relatar que o sistema de farol com lampada de 10W e sinaleira com lampada de 5W não aprovou , devido ao uso da motorizada mais a noite, o dínamo não deu conta de manter a bateria com carga. Como as lampadas consomem (1,25 Amperes) e o dínamo gera apenas (0,6 Amperes à 35-40km/h) então 1,25-0,6= 0,65 , 0,65 Amperes eram sugados da bateria, como a bateria fornece 2,5A, em 3horas e meia ela zerava. Dai como eu usava meia hora por noite, durou uma semana a garga. Para que a bateria mantivesse a carga eu teria que andar 1 hora todos os dias durante o dia com as lampadas desligadas, ou andar 4horas e meia no domingo , dai teria uma carga completa, para gastar na próxima semana. Para mim ficou enviável fazer este procedimento. O ideal seria um sistema de iluminação que consumisse a mesma amperagem que o dínamo gera, (0,6Ah), dai a bateria ficaria sempre carregada. A solução foi montar o farol de Led's do amigo Budget 100, ele consome em torno de (0,14Ah) e manter minha sinaleira com lampada de 5W 0,4Ah dando um total de 0,5Ah . com sobra de 0,1Ah. Mas temos um problema, o farol de Led's necessita só 4,5V e a bateria fornece 12V, temos que nos livrar de 7,5V , que vai ser através de um resistor ligado em série entre a bateria e o farol, para calcular o valor deste resistor usamos a "lei de Ohm". R=E/I Onde: R= resistor I= corrente no farol E= tensão que queremos nos livrar R=7,5/0,14 R=53,5 Ohms então o resistor seria de 53,5 Ohms, como não existe este valor exato, temos que comprar o mais próximo, eu usei um de "56 Ohms 1Watt" e esta funcionando bem. [ATTACH=CONFIG]1298._xfImport[/ATTACH] depois vou postar o circuito , já esta tarde , e o sono pegou..... [/QUOTE]
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