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MECÂNICA GERAL
Sistema elétrico 2T e 4T
Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.
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<blockquote data-quote="tioruja" data-source="post: 5668" data-attributes="member: 2351"><p>Olá pessoal,</p><p></p><p>Fotos da primeira montagem:</p><p></p><p>[ATTACH]1242[/ATTACH][ATTACH]1243[/ATTACH][ATTACH]1244[/ATTACH][ATTACH]1245[/ATTACH][ATTACH]1246[/ATTACH]</p><p>Usei um tubo de reparos para câmaras de ar cortado na medida do circuito.</p><p>Coloquei ele preso por presilhas entre os dois tubos paralelos curvos que reforçam o quadro, e próximo à bateria.</p><p></p><p></p><p>Comecei fazendo o teste de carga da bateria, primeiro descarreguei totalmente a bateria deixando farol e a sinaleira ligados até apagarem, isto levou 2 horas, que é explicado pela formula:</p><p></p><p>A(corrente)=potencia(watts)/tensão (volts)</p><p></p><p>potencia= 10W(farol)+5W(sinaleira)---> 15W</p><p>tensão = 12V (bateria)</p><p></p><p>A(corrente) = 15W/12V</p><p>A(corrente) = 1,25 ah , isto significa que farol e a sinaleira ligados juntos consomem 1,25 amper/hora.</p><p></p><p>Como a bateria carregada fornece 2,5ah, dai é só dividir pelo consumo de 1,25 ah, então temos 2,5/1,25= 2 horas.</p><p></p><p>Dai, com a bateria zerada, desliguei o interruptor(farol,sinaleira) deixando só o dínamo na bateria, liguei a motorizada no cavalete e deixei por 15 minutos a uma velocidade de 30km/h. Desliguei o motor e liguei o interruptor do farol, e já tinha uma boa iluminação, claro que para uma iluminação 100% teria que deixar 2 horas e meia carregando, porque o dínamo fornece apenas 0,5 ah. Para uma carga total da bateria seriam necessárias 4 horas andando com a motorizada e com o farol apagado.</p><p></p><p>Resultado, a bateria esta sendo carregada pelo dínamo, isto é ótimo...</p><p></p><p>Agora a parte ruim, durante o tempo que o farol ficou ligado para descarregar a bateria, o tubo onde esta o circuito deformou, devido ao calor gerado pelo regulador (LM7812), como o regulador esta trabalhando no regime máximo de potencia (1,25 A), precisaria de um bom dissipador de calor, que pode ser feito em chapa de aluminio dobrada em forma de 'U', o LM7812 tem uma parte metálica com um furo, para ser parafusado no dissipador.</p><p></p><p>Para farol de LEDs que consome apenas 1W 0,08A , não necessita ter dissipador, dai esta montagem serve. mas no meu caso usando lampadas de 10W+5W fui obrigado a fazer outra montagem usando dissipador.</p><p></p><p>Logo colocarei fotos da montagem com dissipador de calor.</p><p></p><p>Até....</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="tioruja, post: 5668, member: 2351"] Olá pessoal, Fotos da primeira montagem: [ATTACH=CONFIG]1242._xfImport[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]1243._xfImport[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]1244._xfImport[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]1245._xfImport[/ATTACH][ATTACH=CONFIG]1246._xfImport[/ATTACH] Usei um tubo de reparos para câmaras de ar cortado na medida do circuito. Coloquei ele preso por presilhas entre os dois tubos paralelos curvos que reforçam o quadro, e próximo à bateria. Comecei fazendo o teste de carga da bateria, primeiro descarreguei totalmente a bateria deixando farol e a sinaleira ligados até apagarem, isto levou 2 horas, que é explicado pela formula: A(corrente)=potencia(watts)/tensão (volts) potencia= 10W(farol)+5W(sinaleira)---> 15W tensão = 12V (bateria) A(corrente) = 15W/12V A(corrente) = 1,25 ah , isto significa que farol e a sinaleira ligados juntos consomem 1,25 amper/hora. Como a bateria carregada fornece 2,5ah, dai é só dividir pelo consumo de 1,25 ah, então temos 2,5/1,25= 2 horas. Dai, com a bateria zerada, desliguei o interruptor(farol,sinaleira) deixando só o dínamo na bateria, liguei a motorizada no cavalete e deixei por 15 minutos a uma velocidade de 30km/h. Desliguei o motor e liguei o interruptor do farol, e já tinha uma boa iluminação, claro que para uma iluminação 100% teria que deixar 2 horas e meia carregando, porque o dínamo fornece apenas 0,5 ah. Para uma carga total da bateria seriam necessárias 4 horas andando com a motorizada e com o farol apagado. Resultado, a bateria esta sendo carregada pelo dínamo, isto é ótimo... Agora a parte ruim, durante o tempo que o farol ficou ligado para descarregar a bateria, o tubo onde esta o circuito deformou, devido ao calor gerado pelo regulador (LM7812), como o regulador esta trabalhando no regime máximo de potencia (1,25 A), precisaria de um bom dissipador de calor, que pode ser feito em chapa de aluminio dobrada em forma de 'U', o LM7812 tem uma parte metálica com um furo, para ser parafusado no dissipador. Para farol de LEDs que consome apenas 1W 0,08A , não necessita ter dissipador, dai esta montagem serve. mas no meu caso usando lampadas de 10W+5W fui obrigado a fazer outra montagem usando dissipador. Logo colocarei fotos da montagem com dissipador de calor. Até.... [/QUOTE]
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