Dica de como carregar uma bateria de12V, através do dínamo.

Amigo Nelson pelo que eu pude entender em respostas acima de outros usuários do site um dínamo com potência de 5 watts gera uma corrente de 0,5 Ah ou 500 mha? Se for isto mesmo fico empolgado porque no meu projeto que pretendo montar em minha bike quero usar um dínamo como carregador de bateria e ela gera uma tensão de 12 volts (mínima) mas é uma voltagem variável mas diz no corpo do dínamo um modelo que eu vi na internet pelo mercado livre a potência de 12 volts e 8 watts.Então a minha dúvida é a seguinte: se o dínamo me gera uma voltagem variável de 12 a 50 v com potencia de 8 watts eu vou ter uma carga de trabalho (energia elétrica gerada) de 0,8 Ah ou 800 mah? É isto mesmo? Grato se puder ajudar a tira a dúvida.
 

Amosbike

New member
View attachment 1301
Este circuito estou usando na minha 4T.

Estou até andando com o farol ligado durante o dia, mas com o dínamo acionado, e a bateria esta se mantendo com carga máxima.


Este circuito pode ser adaptado para outras tensões, apenas trocando o resistor, por exemplo:

Se usar uma lanterna de 4 pilhas (6V) para montar o farol, tem que fazer o seguinte cálculo:

12V - 6V = 6V, esta vai ser a queda de tensão que precisamos ter.

Considerando que as lanternas com 7-10 Leds devem consumir normalmente em torno de 140mA (0,14A) , aplicando a lei de Ohm, temos:

Resistor = 6V/0,14 = 42,8 Ohms, valor mais próximo comercial é 43 Ohms, dai é só trocar no circuito e ligar o farol de Leds de 6V.


Estou satisfeito , agora minha iluminação ficou auto suficiente.

Só usando para ter certeza se a bateria vai aguentar com carga máxima.

Estou até instalando uma buzina de moto.
 
Top