Consumo excessivo do combustível.

edupajeu

New member
Boa tarde amigos, eu estou com uma dúvida em relação ao consumo de combustível da minha bicimoto, pois como esta no manual ("com consumo de até 65 km/litro")
eu esperava ser consumida essa quantidade, no entanto ela esta consumindo muito mais do que estar especificado ( em média 2 litros para 55km). Gostaria de saber se isso é normal enquanto esta na fase de amaciamento? Estou com 164 km rodados.

att. Edupajeu

budget100

New member
Não rodei tanto com a minha mas não está econômica. Mas isso não pode ser levado em conta durante o período de amaciamento onde as peças encontra-se muito justas e procurando se acomodar às posições ideais de trabalho. Leve em conta, também, que a mistura de óleo está mais densa fazendo com que você, sem querer, acelere mais para ela andar. O negócio é amaciar, suavemente, acelerando pouco até a quilometragem informada no manual. Com a redução do óleo na mistura após o amaciamento, conferência da vela e calibragem correta dos pneus o consumo vai diminuir muito.

Lembre-se também qua a informação de economia é de "até" 65 Km/l. Isso quer dizer que a economia estará, sempre e diretamente ligada, à suavidade da condução e a busca da velocidade econômica. Abraços

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá Edupajeu

A informação mais relevante você não postou... Qual é o seu motor??? (Você também Robinson)

Num Fórum com mais de 400 membros onde falamos sobre 3 modelos de motores (50cc 2 tempos, 80cc 2 tempos e 50cc 4 tempos) informar qual é o motor em questão é o mínimo amigo. Diagnosticar um defeito ou problema remotamente já é difícil, sem saber do que estamos falando então pior ainda...

Nas Regras de Convivência do Fórum deixamos bem claro como pode ver neste trecho que copiei...

"DICAS

- Ao postar uma pergunta, seja educado e inclua todos os detalhes (tipo de motor, cilindrada, Km rodados, se é um kit de motorização ou uma bicicleta motorizada que foi comprada montada) que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema, começando pelo título, que se não for relacionado ao problema irá dificultar uma resposta correta."

Que tal se o título de sua postagem fosse: "Alto consumo de minha 80cc 2 tempos."

Sem dúvidas bem mais específico e objetivo do que: "Consumo excessivo do combustível."

No mais a resposta de nosso amigo Budget está absolutamente correta já que forma de pilotagem, excesso de óleo 2T misturado à gasolina durante o amaciamento, mistura propositalmente rica, calibragem de pneus, topografia e altitude do onde você costuma andar, velocidade média, seu peso e até se você pedala ou não ao tirar sua motorizada da imobilidade influenciam e muito no consumo. Aguarde pelo término do período de amaciamento quando o motor estará muito mais solto do que agora e com a redução da mistura óleo 2T voltaremos a falar de consumo Ok.

Forte abraço

budget100

New member
Prezados Edupajeu e Robinson.

Tenho amaciado de forma muito, mas muito suave minha 80cc. Acelerando pouco, mantendo a velocidade entre 20 e 25km rodados, não subindo ladeiras e ajudando 50% no pedal na hora das arrancadas. Preparei 1 garrafa de coca cola PET 2 litros com a mistura de óleo para amaciamento quando ela tinha 11 Km rodados. Fiquei a pé hoje, por falta de gasolina, quando o velocímetro marcava 101 Km rodados. Descontando-se os 11 Km iniciais com outra gasolina, temos 90 Km com 2 litros de gasolina. Média de 45. Creio que não está mal. Mas como falei antes, não me preocupo com isso nesta fase. O importante é amaciá-la da forma mais suave possível para que a mesma dure... até acabar...depois de muuuiiiiiito tempo. Abraços a todos.

Última edição:

lucasfc201

New member
Antes de 300 a 500km o motor gasta mais pelo que eu sei. Mas depende muito do jeito que anda, eu não ando com acelerador colado e nas descida eu aperto embreagem.
Eu botei menos de 1 litro na minha e andei bastante e nem chego acabar hoje.

budget100

New member
Evite a "banguela". Ou seja, apertar a embreagem em descidas. Dependendo da situação, quando se solta a mesma, poderá acarretar em problemas imediatos na embreagem. A ecomomia de combustível poderá sem muito pouca diante do aborrecimento e prejuízo com a quebra da embreagem. O Carlos Mayer já falou sobre isso no fórum.

Pedro Nizer

New member
Evite a "banguela". Ou seja, apertar a embreagem em descidas. Dependendo da situação, quando se solta a mesma, poderá acarretar em problemas imediatos na embreagem. A ecomomia de combustível poderá sem muito pouca diante do aborrecimento e prejuízo com a quebra da embreagem. O Carlos Mayer já falou sobre isso no fórum.

Cara ainda bem que eu li isto, estava cometendo o mesmo erro que muito, largava ela na "banguela", de agora em diante nunca mais...

( Coitado de quem não lê o fórum!! )

carlosak

New member
Cara ainda bem que eu li isto, estava cometendo o mesmo erro que muito, largava ela na "banguela", de agora em diante nunca mais...

( Coitado de quem não lê o fórum!! )

Lembro que eu li em algum lugar que nao se deve desser morros com o motor assionado,pois a rotação da roda ultrapasa a do motor podendo trancalo...Agora não entendi mais nada!!! eu ja sempre desligo o motor ja que o morro que desso todos os dia é bem estenço!!! ah em relação ao consumo o meu motor ta fazendo em media 55 a 60 km/l,160 km rodados,lembrando que eu ando com a trava no primeiro sulco(nao recomendado pelo fabricante no periodo de amaciamento)mais foi so nesse que consigo andar,no resto da excesso de combustivel e afoga o motor... abraços

Última edição:

budget100

New member
Olá Carlosak

Em uma descida, desligando-se o motor ou com o mesmo em marca lenta, pode-se usar a banguela. Mas é preciso que se entenda o risco que ela representa se a embreagem for solta em alta velocidade, seja com o motor ligado ou desligado. Imediatamente o motor sofrerá um brutal aumento de rotação que não é benéfico para o motor e embreagem. O ideal é que se espere que a motorizada retorne aos 15 ou 20km por hora para soltar a embreagem novamente. Lembremos que embora com pouca compressão o motor 2T, ainda, possibilita um pequeno freio motor nas descidas. Podemos aproveitá-lo. Abração

Última edição:

carlosak

New member
olá Budget100

entendi agora a questão de descer com o motor em movimento(sem usar a embreagem) eh por questão de segurança,nao tinha pensado nisso imagina vc descendo aos 50km/h com a embreagem assionada e arrebenta o cabo(nem quero imagina no que pode acontecer)...

eu seguro na embreagem e no freio,no final do morro volto a ligar...mais agora vou segurar no freio e usar (freio a motor tbm)

valew pela dica abração

Carlos Mayer

New member
Foi direto ao ponto Carlos...

Realmente imagine se o cabo da embreagem se rompe com a motorizada com o motor ligado e na "banguela" a 50 ou mais Km/h??? A roda traseira certamente travará subitamente e o tombo será inevitável... Usufrua do freio motor e não deixe que alcance velocidade incompatível é o mais sensato a fazer... Abç

gilmar_2t

New member
Só para estatística:

Kit 80cc 180km 32km/l a 25km/h.

Estou no litoral, altitude 0m.

Ontem ventava forte (por volta de 30km/h) e fui
testar o conjunto com vento contra.

O consumo subiu para 24 km/l para manter os
25km/h.

[]s

carlosak

New member
Só para estatística:

Kit 80cc 180km 32km/l a 25km/h.

Estou no litoral, altitude 0m.

Ontem ventava forte (por volta de 30km/h) e fui
testar o conjunto com vento contra.

O consumo subiu para 24 km/l para manter os
25km/h.

[]s

olá gilmar

bom eu tenho uma com motor 80cc e ja andei 220 km

a minha faz 50km/l facil, eu coloquei 2 litro no tanque andei 105 km,mais ainda tinha um restinho de combustivel no tanque mais como vou trampa com ela
fiquei com medo de ficar na rua.kkkk
se numa biz ja é vergonhoso deixar acabar combustivel imagina numa bicicleta motorizada.kkkkk

ah so lembrando eu deixo a trava no primeiro sulco(nao recomendado no periodo de amaciamento do motor),ja que as demais a minha motorizada não anda..

ate mais

Última edição:

gilmar_2t

New member
Obrigado pela dica Carlos, depois dos cabalisticos
500km arriscarei outros refinos.

Vou de leve sem paranoias, afinal sao 92kg de carga
pro 80cc arrastar ;)

[]s

Sinho Cruz

New member
Pois é, eu também já li algo semelhante! Algo que dizia que ao descer ladeiras muito íngremes o motor deveria ser desligado para que as rotações ao descer a ladeira não viessem a ultrapassar às do motor em funcionamento, causando problema. Então pergunto qual seria o correto: descer a ladeira com o motor em funcionamento ou desligá-lo para descer a ladeira?

Grato a todos.

PASG2402

New member
A minha bicicleta motorizada está gastando muita gasolina, não sei se por mal uso, ou por vazamento. Eu comprei ela de "2ª", troquei bobina, cilindro completo e a biela. O restante é oque veio nela, de novo só as peças que mencionei acima. Vi que a boia e carburador estão ok! A agulha está no primeiro risquinho de cima pra baixo. Uso em média 50ml de óleo mineral a cada 1L de gasolina. Ela faz mais ou menos 25km/L. Isso me deixa desanimado pois é muito pouco, faço entregas com ela. Com 2L não consigo ultrapassar 50km rodados. A um problema na tampa do tanque, o qual faz vazar gasolina quando está com 1,5L nele, não sei se isso que faz a gasolina gastar mais rápido. Eu ainda estou aprendendo a manuseia ela da forma correta, geralmente uso nos 30Km/h. Se alguém poder me dar dicas pra fazer economizar gasosa eu agradeço. (Obs: a minha é motor mosquito 2T, 80cc, é velha com algumas peças novas.)

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Mesmo se for 80 cc, ela tá consumindo bastante.
Pergunte ao dono anterior se não foi trocado o gicle. Se estiver com o furo maior, vai consumir mais. Outra coisa que acontecia com a minha é o vazamento no carburador. Era a regulagem da boia que deixava tranbordar. Veja se depois de andar, o carburador ficou molhado de gasolina ou pingando.
Outra coisa é o pneu murcho e o peso total d bike. Quanto maior peso, maior consumo.
Muito morro também.