Como Verificar se a Bobina / Magneto estão bons?

OswalTech

New member
Salve bit´s Galera, pois bém o motor de 80cc , num belo dia perdeu potência, enfim não consigo mais coloca-lo para funcionar. Comprei outro cachimbo e vela, nada. verifiquei no youtube um video que ensina verificar se a vela esta boa, video esse da bicimoto.

Fiz o teste dei tranco com a roda traseira, utilizei agora as 3 velas e não centelhou. Como possuo um multímetro e sabendo que o dos 3 fios que saem do motor o preto é o terra, com isso logo o fio Azul e o Branco são positivos ou Azul o positivo e o branco seria um Retorno.

usando no multímetro ANALÓGICO a categoria DCV e as escalas de 25v até 0,1v os resultados foram:

Preto(-) com Azul (+): não houve movimentação da agulha do multímetro

Preto (-) com Branco (+): aqui sim HOuve movimentação da agulha do multímetro em todas as escalas.

Com isso posso concluir que a bobina /magneto estão ruins, tehno que compra outro, ou pelo fato que só o fio branco esta gerando energia posso liga-lo no CDI? PAra que a bina volte a funcionar?

Alguém poderia me ajudar nesta questão? Mestre Carlos cadê vocÊ?
Abraços.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Amigo primeiro entenda que se trata de um magneto com dois positivos originários de:

Fio branco alimentação de farol ou acessório com limite de 6 Voltas 3 Watts
Fio azul alimentação do CDI.

Se após testar o fio azul o resultado foi zero seu magneto está queimado. Opções comprar um novo ou mandar enrolar o seu o que já foi feito com sucesso por alguns membros aqui mesmo do Fórum.

P.S. Poste sua dúvida em apenas UM tópico e aguarde a resposta que acontecerá sempre no mesmo dia já que visito o Fórum entre 3 e 4 vezes nos mais variados horários... Qualquer dúvida leia o Tópico REGRAS DO FÓRUM e perceberá que este tipo de comportamento é passível de advertência e punição...

OswalTech

New member
Obrigado pela dica, Carlos. Ap[os a dica acabei comprando outro, mais deixei o antigo para realizar o enrolamento. pesquisei um pouco e segundo um membro ele disse que os giros do rolamento do magneto seriam... 200 voltas no primario e 20 MIL voltas no segundario (20 MIL?), Carlos, [e isso mesmo? Po [e muita volta, cara pra um espaco tao pequeno.

Abra;os

Carlos eu quero saber se a ligação que fiz entre o CDI, a bobina magneto e o botão de desligamento está correto. A ligação foi feita do seguinte modo:

Conectei o CDI aos fios preto e azul que saiam da bobina seguindo sua ordem de cor. E para o botão de desligamento presente no punho do acelerador o fio preto foi conectado ao bloco do motor e o fio vermelho conectado ao fio branco, proveniente da bobina magneto.

Carlos Mayer

New member
Não Vitor a ligação não está correta... O certo seria...

Entre magneto e CDI

PRETO COM PRETO, AZUL COM AZUL

Do corta corrente para a ligação entre o magneto e o CDI

PRETO COM PRETO, VERMELHO COM AZUL

O fio branco que sai do magneto é um + (Positivo) que serve para você conectar acessórios de até 6 Volts - 3 Watts. Caso não pretenda utilizá-lo ele deve ser isolado e deixado de lado. Caso pretenda utilizá-lo use-o como positivo e o preto do magneto como negativo.

P.S. Caso instale um acessório com consumo maior do que 6 Volts - 3 Watts o motor pode não ligar Ok...

Forte abraço

Última edição:
eu já suspeitava que esta ligação estava incorreta pois já li no fórum muitas postagens sobre a ligação dos fios da parte elétrica, mas o que me deixava intrigado era o fato de a minha ligação estar errada mas, funcionando muito bem.:eek:

Carlos Mayer

New member
Vitor o corta corrente na verdade causa um curto circuito fechando o contato entre os polos... Ao ligar o fio branco foi o que aconteceu e por isso o motor desligava, mas sinceramente? Acho melhor conectar como manda o fabricante heheheh (eu particularmente nem uso o corta corrente em minha 2T desligo sempre na embreagem) Forte abraço

Dacriber

New member
Tenho uma bina motor 50cc amaciado, mistura rica. Bati com a roda dianteira na guia (meio-fio), bem devegar,a menos de 20km/h, depois disso ela não pegou mais e também peguei chuva oito dias antes desse fato. Fiz os testes mencionados e nada de centelha. Abri a tampa do magneto e constatei a presença de água. Sequei e tentei fazer pegar e nada de novo. Abri a tampa da parte de cima do cilindro do motor e vi que o pistão está com a cabeça carbonizada, tem algo a ver? E essa pancada, pode ter influenciado? Não tem salvação para magneto molhado? Percebi também está vazando muito óleo no encaixe do escapamento. A roda está travando normalmente quanto solto a embreagem.

Carlos Mayer

New member
Olá Dacriber

Lamento em saber pelo incidente, mas acredite que não tem qualquer relação com o fato de o motor não mais dar partida (apesar da infeliz coincidência)...

Antes de "condenar" seu magneto uma pergunta: - Já desmontou o punho do acelerador/corta corrente e verificou se não entrou água ali? Isso já aconteceu comigo depois de uma lavagem. A motorizada não ligava e nem centelhava, me lembrei do corta corrente, abri, e Bingo estava enxarcado. Sequei-o com um secador de cabelos e o motor ligou. Não custa você verificar até porque se o corta corrente estiver em curto o magneto não dá centelha entende?

Os magnetos são inimigos Nº 1 da água o que nos permite afirmar que motorizadas e chuva ou lavagens com mangueira não dão certo. O que acontece é que quando o magneto está molhado ele entra em curto circuito e queima, algumas vezes queima o "enrolado" do fio azul que vai para o CDI e outras o fio branco que alimenta farol e/ou acessórios. Não tem jeito amigo ou manda enrolar numa auto elétrica ou compra um novo e substitui.

Quando ao pistão apresentar-se carbonizado não esquente a cabeça. É característica normal de funcionamento dos motores 2 tempos e no mais sinal de que você está colocando óleo na medida correta e protegendo seu motor. Forte abraço

Dacriber

New member
Obrigado Carlos, já tentei fazer pegar sem o corta- corrente ligado aos fios e nada! Tens alguma dica para retirar parafuso com a cabeça espanada? O ultimo parafuso que prende o magneto está colado e não se move agora. Espanou a cabeça e a chave philips tá passando direto.

Dacriber

New member
É, realmente era o magneto com defeito! Apesar dela ter funcionado uma semana após pegar chuva. Troquei por um novo e agora voltou à ativa. Tá pegando rapidão.

GLOBOLINQUE

New member
Vitor o corta corrente na verdade causa um curto circuito fechando o contato entre os polos... Ao ligar o fio branco foi o que aconteceu e por isso o motor desligava, mas sinceramente? Acho melhor conectar como manda o fabricante heheheh (eu particularmente nem uso o corta corrente em minha 2T desligo sempre na embreagem) Forte abraço

Sugestão de um piloto de bicicleta motorizada: Evite parar o motor usando a embreagem, pois é um desligamento forçado. Use somente o botão corta-corrente. Esse botão não deve ser inutilizado, pois é um excelente freio motor em descidas (vc mantém o botão pressionado enquanto quer freio-motor), pois nessa situação o freio mecânico (a borracha na roda) é menos utilizado - dura mais. Ter um freio contra-pedal também é interessante, mas vc perde o efeito catraca.

GLOBOLINQUE, Concordo quanto ao fato de desligar o motor da bicimoto usando a embreagem não seja algo muito saudável para o motor, principalmente por causa do tranco que sempre haverá na hora desse procedimento e por isso poder acarretar a quebra de alguma peça interna. Mas não concordo de maneira alguma quanto a utilizar o botão corta corrente como freio motor, pois como já foi dito em postagens anteriores, o corta corrente fecha um curto circuito entre a bobina e o CDI, o que não acarreta problemas quando somente utilizado para desligar o motor, pois nesta situação, este está em baixa rotação (marcha lenta) , logo quando o botão for acionado e ocorrer o curto circuito, este somente irá durar por frações de segundo, na presença de uma corrente muito baixa que não afetará o sistema elétrico. Contudo, se for utilizado o corta corrente como freio motor, isso poderá causar sérios danos ao sistema elétrico da bicicleta. Isso ocorre porque o motor estará em uma rotação elevada, e não sendo somente isto, estará também engatado (devido a utilização como freio motor), fazendo com que, mesmo que o botão corta corrente esteja acionado, o motor se mantenha em alta rotação e ao mesmo tempo com sua bobina em curto. Isso irá ocasionar em um super aquecimento da fiação pois a bobina por estar em alta rotação estará gerando uma corrente alta que deveria estar alimentando o CDI.
Como resultado deste super aquecimento, poderá haver o derretimento do isolamento dos fios em algum ponto do sistema elétrico ou até o rompimento do fio extremamente fino que compõe a bobina.

Falo isto, pois assim como você eu também utilizava este freio motor acionando o botão do corta corrente, o que depois de muito uso acabou por destruir o sistema elétrico da minha bicicleta. Enfim depois deste ocorrido fiz as devidas substituições e desde então funciona perfeitamente

Jomar2

New member
GLOBOLINQUE, Concordo quanto ao fato de desligar o motor da bicimoto usando a embreagem não seja algo muito saudável para o motor, principalmente por causa do tranco que sempre haverá na hora desse procedimento e por isso poder acarretar a quebra de alguma peça interna. Mas não concordo de maneira alguma quanto a utilizar o botão corta corrente como freio motor, pois como já foi dito em postagens anteriores, o corta corrente fecha um curto circuito entre a bobina e o CDI, o que não acarreta problemas quando somente utilizado para desligar o motor, pois nesta situação, este está em baixa rotação (marcha lenta) , logo quando o botão for acionado e ocorrer o curto circuito, este somente irá durar por frações de segundo, na presença de uma corrente muito baixa que não afetará o sistema elétrico. Contudo, se for utilizado o corta corrente como freio motor, isso poderá causar sérios danos ao sistema elétrico da bicicleta. Isso ocorre porque o motor estará em uma rotação elevada, e não sendo somente isto, estará também engatado (devido a utilização como freio motor), fazendo com que, mesmo que o botão corta corrente esteja acionado, o motor se mantenha em alta rotação e ao mesmo tempo com sua bobina em curto. Isso irá ocasionar em um super aquecimento da fiação pois a bobina por estar em alta rotação estará gerando uma corrente alta que deveria estar alimentando o CDI.
Como resultado deste super aquecimento, poderá haver o derretimento do isolamento dos fios em algum ponto do sistema elétrico ou até o rompimento do fio extremamente fino que compõe a bobina.

Falo isto, pois assim como você eu também utilizava este freio motor acionando o botão do corta corrente, o que depois de muito uso acabou por destruir o sistema elétrico da minha bicicleta. Enfim depois deste ocorrido fiz as devidas substituições e desde então funciona perfeitamente
oi amigo!!! como assim usar botao do panico como freio motor, pois se eu estiver andando com a bicicleta com o motor ligado, a partir do momento que eu apertar o botao do panico o motor desliga,nao entendi como funciona este freio m otor

peritogouveia

New member
Dizem que pode mandar enrolar a bobina quando queima. A dúvida foi que levei num lugar e o cara só enrola se souber qual a potência dela. Eu não entendo disso, só sei dos 6/watts para. Farol. Alguém sabe da potência total?

bico

New member
que pena não estarmos perto, tenho recuperado todas as bobinas aqui na minha cidade, e todas estão rodando blz, tenho sido uma referencia pros amigos