como aumentar a refrigeração dos motores 2t

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
olá pessoal gostaria de saber se tem algum modo de aumentar a refrigeração dos nossos motores 2t

O maior problema dos motores 2t é não ter ventilação forçada. Quando a bike está parado, com o motor ligado, ele tende a esquentar muito. Para amenizar isto, vc pode colocar mais aletas de alumínio parafusadas ao motor. Para melhor troca de calor entre as aletas, colocar uma pasta termica (encontrado em lojas de componentes eletrônicos). Com o motor em movimento (bike andando) a troca de calor é eficiente, isentando a necessidade de qualquer tipo de defletor de ar. Alguns usuários do fórum já fizeram isso com bons resultados. Belezz ? :cool:
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Paulo,
Possivel é, mas o ventilador teria que ser alimentado por uma bateria. Ainda teria que colocar uma câmara para direcionar o fluxo de ar para o motor.

Até agora, não vi nada igual para motores 2t.
 

paulodsfjr

New member
E se fosse duas ventoinhas nas laterais, presas nas aletas? Uma de cada lado, algo parecido com os coolers/ventoinhas de com****dor, mas que sejam totalmente metálicas, e com fiação resistente ao calor também, essa parte eletrica eu não sei muito bem, mas dependendo da voltagem dava pra se ligar ela numa bateria, o que vc acha?
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Em termos de melhoria para o motor, acredito que seja bom, mas não ficará nada estético para o conjunto. Ficará muito esquisito.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Paulo,
Para funcionar, basicamente, precisa de uma bomba d'água, um radiador e um cabeçote novo (com canais para passagem da água).
A bomba, pode ser mecânica ou elétrica. Acho que pode ser conectado mecanicamente a algum ponto da transmissão, na mesma condição de fixação do dínamo, roçando no pneu. O radiador, terá que fabricar um. Igual ao cabeçote, só que com muito mais aletas. O radiador (trocador de calor) deverá ser fixado á frente do motor ou logo abaixo dela, onde possa pegar um vento. O cabeçote terá que ser usinado (torneado e fresado).
Isso tudo se o motor fosse exigido para alta performance (corridas). Para o uso normal, acho que um ventiladorzinho de compu.tador já ajudaria muito.
Bem, falar é fácil. Difícil é botar a mão na massa para fazer. :cool:
 

paulodsfjr

New member
Caramba, isso deve dar um trabalho gigantesco, quero nem imaginar, por enquanto vou me concentrar nas mudanças basicas da bicicleta e do motor mesmo.
 

grotrovri

New member
cilindro aluminio + solda mig = motor refrigerado liquido , olhe o DKV ele não tem bomba da água

então basta soldar algo ao redor do cilindro e do cabeçote , retire as aletas centrais do cilindo para que a agua possa circular deixe apenas as da ponta
 

BlackOps

Member
cilindro aluminio + solda mig = motor refrigerado liquido , olhe o DKV ele não tem bomba da água

então basta soldar algo ao redor do cilindro e do cabeçote , retire as aletas centrais do cilindo para que a agua possa circular deixe apenas as da ponta
Eu deixaria as aletas entre o topo e a base do cilindro, tomando o cuidado de abrir janelas de passagem defasadas em posição para garantir máxima eficiência em termos de troca.
Em um sistema eficiente seria possível promover a circulação por convecção, dispensando o emprego de bomba para circulação forçada ou pelo menos adotar uma bomba que exija menos potência em seu acionamento.
o
 
Top