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Bicicletas Motorizadas e suas generalidades
Projetos e customizações de Bicicletas Motorizadas
Começando a envenenar
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<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 7456" data-attributes="member: 16"><p>Gosto destas questões que envolvem bicicletas motorizadas vs. desempenho...</p><p></p><p>Por mais antagônico que isso possa parecer já que a proposta inicial de uma bicicleta motorizada é a economia de combustível em detrimento da velocidade máxima ou do desempenho, até mesmo pelas limitações impostas por um quadro, rodas e freios de bicicleta.</p><p></p><p>Analisando item por item de sua lista:</p><p></p><p>CARBURADOR - O único carburador "esportivo" compatível com os nossos kits a venda no mercado nacional é o CNS Wabron. Relatos aqui mesmo no Fórum dão conta de que este carburador é difícil de regular, não tem peças de reposição e não entrega o que promete em termos de desempenho "esportivo" no mais tende a fazer o motor trabalhar quase sempre engazopado (mistura excessivamente rica) sem oferecer recursos de regulagem que permitam a correção necessária da mistura. Carburadores esportivos importados. Estamos falando de outro assunto marcas consagradas como Dell Orto e Speed tem modelos compatíveis com nossos kits mas que devido às taxações se tornam a importação praticamente inviável. Eu comprei um Speed para minha 50cc 2 tempos. Importei-o dos EUA, veio com 3 agulhas, 3 giclês, filtro de ar quadrado de alta vazão e jogo de juntas. Com isso consegui realmente (depois de muita luta) acertar a carburação de minha 50cc 2T que teve as janelas de admissão e escape trabalhadas ANTES da troca do carburador. Custo da importação? Uns U$ 240,00 + taxas</p><p></p><p>VELOCÍMETRO - Como disseram vai de gosto. Eu prefiro os ciclo computadores multi funcionais. O meu da marca Serfas por exemplo me permite até a programação das revisões e trocas de óleo (está instalado em uma 4 tempos). No mais vale ressaltar que o erro percentual dos velocímetros digitais é infinitamente menor do que o apresentado pelos velocímetros mecânicos. Se formos falar exclusivamente de visual eu ficaria com os mecânicos, mas como prefiro a precisão opto sempre pelos digitais. Vale ressaltar que alguns velocímetros digitais de baixo custo são tão imprecisos quanto os mecânicos e alguns chegam a sofrer interferência do campo magnético gerado pelo magneto causando erros consideráveis na leitura. Opte por marcas consagradas se for comprar um digital. Neste caso o barato sai caro.</p><p></p><p>CACHIMBO - Este ou funciona ou não funciona. A instalação de um de melhor qualidade certamente te deixará mais tranquilo no que toca a durabilidade. É um investimento baixo (em tono de R$ 15,00 a 25,00) que realmente vale a pena. Mas acredite não trará benefícios no desempenho.</p><p></p><p>VELA - Testei em minhas 2 tempos as velas Z4C e Z8C da Bicimoto. Não gostei dos resultados de nenhuma das duas. Consegui partidas mais rápidas, menores temperaturas de funcionamento e até maior economia com a utilização da NGK B5HS e nunca mais mudei de marca ou tipo. É comum a garotada postar na internet que após a instalação de velas NGK Iridium ou Denso Iridium Power a motorizada virou um foguete... BALELA...</p><p></p><p>ESCAPE DIMENSIONADO - Os escapes dimensionados a venda no mercado nacional são fabricados em sua grande maioria para Mobiletes e Scooters e podem sim ser instalados (na verdade adaptados) em bicicletas motorizadas de 2 tempos. Melhoram o desempenho? Sim algo em torno de 5 a 10% quando muito mas cobram um preço... Muito barulho e o motor rodando perigosamente em altas RPM's. Sem mencionar que ao mexer no sistema de escape (por exemplo) sem mexer no sistema de alimentação você poderá acabar comprometendo o funcionamento do motor. Entenda que existem regras e parâmetros entre os valores de admissão da mistura e a saída de gases quentes nos motores de 2 tempos é esta relação que criará o vácuo necessário no momento da admissão... Desequilibrar esta "conta" muitas vezes pode diminuir o desempenho de um motor ao invés de aumentá-lo.</p><p></p><p>O QUE SERIA UM VENENO ENTÃO?</p><p></p><p>Para realmente envenenar um motorzinho destes o trabalho seria bem mais extenso do que a simples troca do carburador e do escapamento. Começaria com a desmontagem do motor e troca de todos os rolamentos originais (incluindo o de gaiola da biela) por rolamentos de marcas consagradas como NSK. Em seguida o virabrequim precisaria ser balanceado e aliviado. Troca de todas as porcas, arruelas de pressão e arruelas lisas por peças de aço inoxidável. A troca da junta do bloco do motor de papel (original) por veda juntas para motores de alta compressão como por exemplo a comercializada pela Hylomar. Para finalizar esta parte eu ainda perderia um tempo reforçando a base dos prisioneiros no bloco.</p><p></p><p>A parte seguinte seria trabalhar as janelas de admissão e escape. Alargando-as e polindo seus dutos (sem no entanto eliminar 100% a porosidade sob o risco do combustível evaporar antes de chegar a câmara de combustão). Este processo se dá milímetro a milimetro sempre testando o motor após cada alteração (em meu 50cc consegui ótimos resultados com 2mm em cada), mas como disse não existe uma "receita" e se o sujeito "arrombar" as janelas muitas vezes o motor nem liga... As alterações nas janelas de admissão e de escape deveriam ser feitas já com o dimensionado e o carburador de alta vazão instalados de forma a encontrar um ponto de equilíbrio. Depois em função da mexida nas janelas, escape e carburação começar os testes de mistura ar/combustível e vela de ignição... Momento de descobrir se o motor funcionará melhor com uma vela mais fria ou mais quente do que a original...</p><p></p><p>Pensa que acabou? Não mesmo...</p><p></p><p>Com a nova configuração do propulsor é chegada a hora de testar como a relação reagirá ao novo regime de rotações do motor. Você pode ficar com ótima arrancada e o motor gritando a 45 Km/h ou péssima arrancada e o motor voando a 85 Km/h... Nem sempre a relação original de pinhão de 10 dentes e coroa de 44 funciona...</p><p></p><p>Ai com tudo isso acertado e resolvido vale reforçar o quadro nas soldas, usar aros de parede dupla, raiação dupla inox, eixos rolamentados, freio a disco na dianteira e V-Brake de qualidade na traseira uma mesa de guidom de qualidade e pneus que aguentem a maior velocidade...</p><p></p><p>Coloca isso tudo na ponta do lápis... Desista e compre uma 125cc heheheh</p><p></p><p>É possível fazer? Sim... Vale o que custa???</p><p></p><p>Forte abraço</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 7456, member: 16"] Gosto destas questões que envolvem bicicletas motorizadas vs. desempenho... Por mais antagônico que isso possa parecer já que a proposta inicial de uma bicicleta motorizada é a economia de combustível em detrimento da velocidade máxima ou do desempenho, até mesmo pelas limitações impostas por um quadro, rodas e freios de bicicleta. Analisando item por item de sua lista: CARBURADOR - O único carburador "esportivo" compatível com os nossos kits a venda no mercado nacional é o CNS Wabron. Relatos aqui mesmo no Fórum dão conta de que este carburador é difícil de regular, não tem peças de reposição e não entrega o que promete em termos de desempenho "esportivo" no mais tende a fazer o motor trabalhar quase sempre engazopado (mistura excessivamente rica) sem oferecer recursos de regulagem que permitam a correção necessária da mistura. Carburadores esportivos importados. Estamos falando de outro assunto marcas consagradas como Dell Orto e Speed tem modelos compatíveis com nossos kits mas que devido às taxações se tornam a importação praticamente inviável. Eu comprei um Speed para minha 50cc 2 tempos. Importei-o dos EUA, veio com 3 agulhas, 3 giclês, filtro de ar quadrado de alta vazão e jogo de juntas. Com isso consegui realmente (depois de muita luta) acertar a carburação de minha 50cc 2T que teve as janelas de admissão e escape trabalhadas ANTES da troca do carburador. Custo da importação? Uns U$ 240,00 + taxas VELOCÍMETRO - Como disseram vai de gosto. Eu prefiro os ciclo computadores multi funcionais. O meu da marca Serfas por exemplo me permite até a programação das revisões e trocas de óleo (está instalado em uma 4 tempos). No mais vale ressaltar que o erro percentual dos velocímetros digitais é infinitamente menor do que o apresentado pelos velocímetros mecânicos. Se formos falar exclusivamente de visual eu ficaria com os mecânicos, mas como prefiro a precisão opto sempre pelos digitais. Vale ressaltar que alguns velocímetros digitais de baixo custo são tão imprecisos quanto os mecânicos e alguns chegam a sofrer interferência do campo magnético gerado pelo magneto causando erros consideráveis na leitura. Opte por marcas consagradas se for comprar um digital. Neste caso o barato sai caro. CACHIMBO - Este ou funciona ou não funciona. A instalação de um de melhor qualidade certamente te deixará mais tranquilo no que toca a durabilidade. É um investimento baixo (em tono de R$ 15,00 a 25,00) que realmente vale a pena. Mas acredite não trará benefícios no desempenho. VELA - Testei em minhas 2 tempos as velas Z4C e Z8C da Bicimoto. Não gostei dos resultados de nenhuma das duas. Consegui partidas mais rápidas, menores temperaturas de funcionamento e até maior economia com a utilização da NGK B5HS e nunca mais mudei de marca ou tipo. É comum a garotada postar na internet que após a instalação de velas NGK Iridium ou Denso Iridium Power a motorizada virou um foguete... BALELA... ESCAPE DIMENSIONADO - Os escapes dimensionados a venda no mercado nacional são fabricados em sua grande maioria para Mobiletes e Scooters e podem sim ser instalados (na verdade adaptados) em bicicletas motorizadas de 2 tempos. Melhoram o desempenho? Sim algo em torno de 5 a 10% quando muito mas cobram um preço... Muito barulho e o motor rodando perigosamente em altas RPM's. Sem mencionar que ao mexer no sistema de escape (por exemplo) sem mexer no sistema de alimentação você poderá acabar comprometendo o funcionamento do motor. Entenda que existem regras e parâmetros entre os valores de admissão da mistura e a saída de gases quentes nos motores de 2 tempos é esta relação que criará o vácuo necessário no momento da admissão... Desequilibrar esta "conta" muitas vezes pode diminuir o desempenho de um motor ao invés de aumentá-lo. O QUE SERIA UM VENENO ENTÃO? Para realmente envenenar um motorzinho destes o trabalho seria bem mais extenso do que a simples troca do carburador e do escapamento. Começaria com a desmontagem do motor e troca de todos os rolamentos originais (incluindo o de gaiola da biela) por rolamentos de marcas consagradas como NSK. Em seguida o virabrequim precisaria ser balanceado e aliviado. Troca de todas as porcas, arruelas de pressão e arruelas lisas por peças de aço inoxidável. A troca da junta do bloco do motor de papel (original) por veda juntas para motores de alta compressão como por exemplo a comercializada pela Hylomar. Para finalizar esta parte eu ainda perderia um tempo reforçando a base dos prisioneiros no bloco. A parte seguinte seria trabalhar as janelas de admissão e escape. Alargando-as e polindo seus dutos (sem no entanto eliminar 100% a porosidade sob o risco do combustível evaporar antes de chegar a câmara de combustão). Este processo se dá milímetro a milimetro sempre testando o motor após cada alteração (em meu 50cc consegui ótimos resultados com 2mm em cada), mas como disse não existe uma "receita" e se o sujeito "arrombar" as janelas muitas vezes o motor nem liga... As alterações nas janelas de admissão e de escape deveriam ser feitas já com o dimensionado e o carburador de alta vazão instalados de forma a encontrar um ponto de equilíbrio. Depois em função da mexida nas janelas, escape e carburação começar os testes de mistura ar/combustível e vela de ignição... Momento de descobrir se o motor funcionará melhor com uma vela mais fria ou mais quente do que a original... Pensa que acabou? Não mesmo... Com a nova configuração do propulsor é chegada a hora de testar como a relação reagirá ao novo regime de rotações do motor. Você pode ficar com ótima arrancada e o motor gritando a 45 Km/h ou péssima arrancada e o motor voando a 85 Km/h... Nem sempre a relação original de pinhão de 10 dentes e coroa de 44 funciona... Ai com tudo isso acertado e resolvido vale reforçar o quadro nas soldas, usar aros de parede dupla, raiação dupla inox, eixos rolamentados, freio a disco na dianteira e V-Brake de qualidade na traseira uma mesa de guidom de qualidade e pneus que aguentem a maior velocidade... Coloca isso tudo na ponta do lápis... Desista e compre uma 125cc heheheh É possível fazer? Sim... Vale o que custa??? Forte abraço [/QUOTE]
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