Início
Fóruns
Novos posts
Pesquisar fóruns
Novidades
Novas postagens
Novas postagens de perfil
Última atividade
Membros
Visitantes atuais
Novas postagens de perfil
Pesquisar postagens de perfil
Entrar
Cadastrar
Novidades
Pesquisar
Pesquisar
Procurar apenas por títulos
Por:
Novos posts
Pesquisar fóruns
Menu
Entrar
Cadastrar
Install the app
Install
Início
Fóruns
Bicicletas Motorizadas e suas generalidades
Projetos e customizações de Bicicletas Motorizadas
Começando a envenenar
JavaScript is disabled. For a better experience, please enable JavaScript in your browser before proceeding.
You are using an out of date browser. It may not display this or other websites correctly.
You should upgrade or use an
alternative browser
.
Responder ao tópico
Mensagem
<blockquote data-quote="Carlos Mayer" data-source="post: 7456" data-attributes="member: 16"><p>Gosto destas questões que envolvem bicicletas motorizadas vs. desempenho...</p><p></p><p>Por mais antagônico que isso possa parecer já que a proposta inicial de uma bicicleta motorizada é a economia de combustível em detrimento da velocidade máxima ou do desempenho, até mesmo pelas limitações impostas por um quadro, rodas e freios de bicicleta.</p><p></p><p>Analisando item por item de sua lista:</p><p></p><p>CARBURADOR - O único carburador "esportivo" compatível com os nossos kits a venda no mercado nacional é o CNS Wabron. Relatos aqui mesmo no Fórum dão conta de que este carburador é difícil de regular, não tem peças de reposição e não entrega o que promete em termos de desempenho "esportivo" no mais tende a fazer o motor trabalhar quase sempre engazopado (mistura excessivamente rica) sem oferecer recursos de regulagem que permitam a correção necessária da mistura. Carburadores esportivos importados. Estamos falando de outro assunto marcas consagradas como Dell Orto e Speed tem modelos compatíveis com nossos kits mas que devido às taxações se tornam a importação praticamente inviável. Eu comprei um Speed para minha 50cc 2 tempos. Importei-o dos EUA, veio com 3 agulhas, 3 giclês, filtro de ar quadrado de alta vazão e jogo de juntas. Com isso consegui realmente (depois de muita luta) acertar a carburação de minha 50cc 2T que teve as janelas de admissão e escape trabalhadas ANTES da troca do carburador. Custo da importação? Uns U$ 240,00 + taxas</p><p></p><p>VELOCÍMETRO - Como disseram vai de gosto. Eu prefiro os ciclo computadores multi funcionais. O meu da marca Serfas por exemplo me permite até a programação das revisões e trocas de óleo (está instalado em uma 4 tempos). No mais vale ressaltar que o erro percentual dos velocímetros digitais é infinitamente menor do que o apresentado pelos velocímetros mecânicos. Se formos falar exclusivamente de visual eu ficaria com os mecânicos, mas como prefiro a precisão opto sempre pelos digitais. Vale ressaltar que alguns velocímetros digitais de baixo custo são tão imprecisos quanto os mecânicos e alguns chegam a sofrer interferência do campo magnético gerado pelo magneto causando erros consideráveis na leitura. Opte por marcas consagradas se for comprar um digital. Neste caso o barato sai caro.</p><p></p><p>CACHIMBO - Este ou funciona ou não funciona. A instalação de um de melhor qualidade certamente te deixará mais tranquilo no que toca a durabilidade. É um investimento baixo (em tono de R$ 15,00 a 25,00) que realmente vale a pena. Mas acredite não trará benefícios no desempenho.</p><p></p><p>VELA - Testei em minhas 2 tempos as velas Z4C e Z8C da Bicimoto. Não gostei dos resultados de nenhuma das duas. Consegui partidas mais rápidas, menores temperaturas de funcionamento e até maior economia com a utilização da NGK B5HS e nunca mais mudei de marca ou tipo. É comum a garotada postar na internet que após a instalação de velas NGK Iridium ou Denso Iridium Power a motorizada virou um foguete... BALELA...</p><p></p><p>ESCAPE DIMENSIONADO - Os escapes dimensionados a venda no mercado nacional são fabricados em sua grande maioria para Mobiletes e Scooters e podem sim ser instalados (na verdade adaptados) em bicicletas motorizadas de 2 tempos. Melhoram o desempenho? Sim algo em torno de 5 a 10% quando muito mas cobram um preço... Muito barulho e o motor rodando perigosamente em altas RPM's. Sem mencionar que ao mexer no sistema de escape (por exemplo) sem mexer no sistema de alimentação você poderá acabar comprometendo o funcionamento do motor. Entenda que existem regras e parâmetros entre os valores de admissão da mistura e a saída de gases quentes nos motores de 2 tempos é esta relação que criará o vácuo necessário no momento da admissão... Desequilibrar esta "conta" muitas vezes pode diminuir o desempenho de um motor ao invés de aumentá-lo.</p><p></p><p>O QUE SERIA UM VENENO ENTÃO?</p><p></p><p>Para realmente envenenar um motorzinho destes o trabalho seria bem mais extenso do que a simples troca do carburador e do escapamento. Começaria com a desmontagem do motor e troca de todos os rolamentos originais (incluindo o de gaiola da biela) por rolamentos de marcas consagradas como NSK. Em seguida o virabrequim precisaria ser balanceado e aliviado. Troca de todas as porcas, arruelas de pressão e arruelas lisas por peças de aço inoxidável. A troca da junta do bloco do motor de papel (original) por veda juntas para motores de alta compressão como por exemplo a comercializada pela Hylomar. Para finalizar esta parte eu ainda perderia um tempo reforçando a base dos prisioneiros no bloco.</p><p></p><p>A parte seguinte seria trabalhar as janelas de admissão e escape. Alargando-as e polindo seus dutos (sem no entanto eliminar 100% a porosidade sob o risco do combustível evaporar antes de chegar a câmara de combustão). Este processo se dá milímetro a milimetro sempre testando o motor após cada alteração (em meu 50cc consegui ótimos resultados com 2mm em cada), mas como disse não existe uma "receita" e se o sujeito "arrombar" as janelas muitas vezes o motor nem liga... As alterações nas janelas de admissão e de escape deveriam ser feitas já com o dimensionado e o carburador de alta vazão instalados de forma a encontrar um ponto de equilíbrio. Depois em função da mexida nas janelas, escape e carburação começar os testes de mistura ar/combustível e vela de ignição... Momento de descobrir se o motor funcionará melhor com uma vela mais fria ou mais quente do que a original...</p><p></p><p>Pensa que acabou? Não mesmo...</p><p></p><p>Com a nova configuração do propulsor é chegada a hora de testar como a relação reagirá ao novo regime de rotações do motor. Você pode ficar com ótima arrancada e o motor gritando a 45 Km/h ou péssima arrancada e o motor voando a 85 Km/h... Nem sempre a relação original de pinhão de 10 dentes e coroa de 44 funciona...</p><p></p><p>Ai com tudo isso acertado e resolvido vale reforçar o quadro nas soldas, usar aros de parede dupla, raiação dupla inox, eixos rolamentados, freio a disco na dianteira e V-Brake de qualidade na traseira uma mesa de guidom de qualidade e pneus que aguentem a maior velocidade...</p><p></p><p>Coloca isso tudo na ponta do lápis... Desista e compre uma 125cc heheheh</p><p></p><p>É possível fazer? Sim... Vale o que custa???</p><p></p><p>Forte abraço</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="Carlos Mayer, post: 7456, member: 16"] Gosto destas questões que envolvem bicicletas motorizadas vs. desempenho... Por mais antagônico que isso possa parecer já que a proposta inicial de uma bicicleta motorizada é a economia de combustível em detrimento da velocidade máxima ou do desempenho, até mesmo pelas limitações impostas por um quadro, rodas e freios de bicicleta. Analisando item por item de sua lista: CARBURADOR - O único carburador "esportivo" compatível com os nossos kits a venda no mercado nacional é o CNS Wabron. Relatos aqui mesmo no Fórum dão conta de que este carburador é difícil de regular, não tem peças de reposição e não entrega o que promete em termos de desempenho "esportivo" no mais tende a fazer o motor trabalhar quase sempre engazopado (mistura excessivamente rica) sem oferecer recursos de regulagem que permitam a correção necessária da mistura. Carburadores esportivos importados. Estamos falando de outro assunto marcas consagradas como Dell Orto e Speed tem modelos compatíveis com nossos kits mas que devido às taxações se tornam a importação praticamente inviável. Eu comprei um Speed para minha 50cc 2 tempos. Importei-o dos EUA, veio com 3 agulhas, 3 giclês, filtro de ar quadrado de alta vazão e jogo de juntas. Com isso consegui realmente (depois de muita luta) acertar a carburação de minha 50cc 2T que teve as janelas de admissão e escape trabalhadas ANTES da troca do carburador. Custo da importação? Uns U$ 240,00 + taxas VELOCÍMETRO - Como disseram vai de gosto. Eu prefiro os ciclo computadores multi funcionais. O meu da marca Serfas por exemplo me permite até a programação das revisões e trocas de óleo (está instalado em uma 4 tempos). No mais vale ressaltar que o erro percentual dos velocímetros digitais é infinitamente menor do que o apresentado pelos velocímetros mecânicos. Se formos falar exclusivamente de visual eu ficaria com os mecânicos, mas como prefiro a precisão opto sempre pelos digitais. Vale ressaltar que alguns velocímetros digitais de baixo custo são tão imprecisos quanto os mecânicos e alguns chegam a sofrer interferência do campo magnético gerado pelo magneto causando erros consideráveis na leitura. Opte por marcas consagradas se for comprar um digital. Neste caso o barato sai caro. CACHIMBO - Este ou funciona ou não funciona. A instalação de um de melhor qualidade certamente te deixará mais tranquilo no que toca a durabilidade. É um investimento baixo (em tono de R$ 15,00 a 25,00) que realmente vale a pena. Mas acredite não trará benefícios no desempenho. VELA - Testei em minhas 2 tempos as velas Z4C e Z8C da Bicimoto. Não gostei dos resultados de nenhuma das duas. Consegui partidas mais rápidas, menores temperaturas de funcionamento e até maior economia com a utilização da NGK B5HS e nunca mais mudei de marca ou tipo. É comum a garotada postar na internet que após a instalação de velas NGK Iridium ou Denso Iridium Power a motorizada virou um foguete... BALELA... ESCAPE DIMENSIONADO - Os escapes dimensionados a venda no mercado nacional são fabricados em sua grande maioria para Mobiletes e Scooters e podem sim ser instalados (na verdade adaptados) em bicicletas motorizadas de 2 tempos. Melhoram o desempenho? Sim algo em torno de 5 a 10% quando muito mas cobram um preço... Muito barulho e o motor rodando perigosamente em altas RPM's. Sem mencionar que ao mexer no sistema de escape (por exemplo) sem mexer no sistema de alimentação você poderá acabar comprometendo o funcionamento do motor. Entenda que existem regras e parâmetros entre os valores de admissão da mistura e a saída de gases quentes nos motores de 2 tempos é esta relação que criará o vácuo necessário no momento da admissão... Desequilibrar esta "conta" muitas vezes pode diminuir o desempenho de um motor ao invés de aumentá-lo. O QUE SERIA UM VENENO ENTÃO? Para realmente envenenar um motorzinho destes o trabalho seria bem mais extenso do que a simples troca do carburador e do escapamento. Começaria com a desmontagem do motor e troca de todos os rolamentos originais (incluindo o de gaiola da biela) por rolamentos de marcas consagradas como NSK. Em seguida o virabrequim precisaria ser balanceado e aliviado. Troca de todas as porcas, arruelas de pressão e arruelas lisas por peças de aço inoxidável. A troca da junta do bloco do motor de papel (original) por veda juntas para motores de alta compressão como por exemplo a comercializada pela Hylomar. Para finalizar esta parte eu ainda perderia um tempo reforçando a base dos prisioneiros no bloco. A parte seguinte seria trabalhar as janelas de admissão e escape. Alargando-as e polindo seus dutos (sem no entanto eliminar 100% a porosidade sob o risco do combustível evaporar antes de chegar a câmara de combustão). Este processo se dá milímetro a milimetro sempre testando o motor após cada alteração (em meu 50cc consegui ótimos resultados com 2mm em cada), mas como disse não existe uma "receita" e se o sujeito "arrombar" as janelas muitas vezes o motor nem liga... As alterações nas janelas de admissão e de escape deveriam ser feitas já com o dimensionado e o carburador de alta vazão instalados de forma a encontrar um ponto de equilíbrio. Depois em função da mexida nas janelas, escape e carburação começar os testes de mistura ar/combustível e vela de ignição... Momento de descobrir se o motor funcionará melhor com uma vela mais fria ou mais quente do que a original... Pensa que acabou? Não mesmo... Com a nova configuração do propulsor é chegada a hora de testar como a relação reagirá ao novo regime de rotações do motor. Você pode ficar com ótima arrancada e o motor gritando a 45 Km/h ou péssima arrancada e o motor voando a 85 Km/h... Nem sempre a relação original de pinhão de 10 dentes e coroa de 44 funciona... Ai com tudo isso acertado e resolvido vale reforçar o quadro nas soldas, usar aros de parede dupla, raiação dupla inox, eixos rolamentados, freio a disco na dianteira e V-Brake de qualidade na traseira uma mesa de guidom de qualidade e pneus que aguentem a maior velocidade... Coloca isso tudo na ponta do lápis... Desista e compre uma 125cc heheheh É possível fazer? Sim... Vale o que custa??? Forte abraço [/QUOTE]
Insert quotes...
Verificação
Postar resposta
Início
Fóruns
Bicicletas Motorizadas e suas generalidades
Projetos e customizações de Bicicletas Motorizadas
Começando a envenenar