Cilindro Riscado

Depois de um tempo que troquei os aneis do pistao, começei a perceber que o motorzinho tava com perda de compressao, percebia que ligava mais facil, tava mais leve e com menos potencia. Inspecionei direito o cabeçote e a junta e percebi que nao era lá que estava mal apertado, ai entao resolvi abrir o cilindro e percebi que este estava todo riscado... Eram vários riscos em toda a volta dele, não extremamente grandes, mas dava pra senti-los facilmente. Vejo se depois consigo tirar uma foto e postar aqui, mas tenho quase certeza que é dai que vem a perda de compressao. Como isso pode ter acontecido??

Carlos Mayer

New member
Qual foi o motivo da troca dos anéis de segmento? Os originais partiram? Se foi isso que ocorreu esta é a causa dos riscos no cilindro já que ao partirem os anéis se quebram em diversos pedaços e como o motor está em movimento são literalmente triturados dentro do motor... Mas acredite apenas os riscos no cilindro não são suficientes para causar perda de compressão como a mencionada... Salvo sejam enormes e muito profundos...

Onde o cilindro encosta no bloco existe uma junta. Ela foi trocada quando da abertura do motor? E o mesmo com a junta (espaçador) metálica entre o cilindro e o cabeçote?

Abriu o motor tem que trocar tudo independente de parecer estar em bom estado...

Ja era pra ter trocado esses aneis faz tempo, há tempos que eu vinha andando com 1 anél só, por ignorancia mesmo hehehe.
Por isso posso afirmar também porque vi, o cilindro estava quase que perfeito quando troquei os aneis, então nao foi na partida deles que riscou... E esses riscos são varios, eu também achei dificil de acreditar que dai vinha essa perda de compressao, mas não tem outra explicação...
A junta do cilindro eu troquei, já a de aluminio não, não sabia que ela é descartavel tbm.
Mas como já disse, não acho que a perda de compressao seja por cima (cabeçote) inspecionei bem isso e acho que daria pra saber se fosse.
Obrigado pela ajuda Carlos, se tiver outras sugestões agradeço!

Carlos Mayer

New member
Victor como estamos trabalhando no campo das possibilidades... Por acaso você andou com a sua motorizada sem o filtro de ar?

Já vi cilindros danificados por areia e pedriscos... Neste caso os riscos são superficiais...

Óleo 2 tempos em quantidade inferior à recomendada também pode causar este tipo de problema e é claro andar com um motor projetado para 2 anéis de segmento com apenas 1 anel de segmento. Outra hipótese é que o seu cilindro esteja ovalizado mas realmente só vendo de perto para matar esta charada... Forte abraço

Nunca Carlos, não andei sem o filtro...
Apesar do misterio de como isso aconteceu, sua resposta me foi bastante animadora em dizer que talvez não seja este o motivo da falta de compressao, realmente não queria trocar o cilindro todo hehe...
Tem algumas sugestões sobre a solução disso então, outros problemas de compressao??
Obrigado Carlos

Carlos Mayer

New member
Eu começaria procurando por sinais externos deste vazamento de compressão... Coisas como... Borrifos de óleo onde o cilindro encosta no bloco, onde o cilindro encosta com o cabeçote, onde o escape encosta no cilindro e finalmente em volta da vela de ignição... Pode parecer difícil de acreditar mas já vi velas com a junta ruim comprometerem e muito o desempenho do motor justamente por deixar escapar compressão...

Depois de analisados estes itens eu retiraria a tampa do magneto e procuraria por sinais de vazamento de óleo o que indicaria retentor estragado e o mesmo do lado da tampa da embreagem... Assim a gente vai se cercando e eliminando todas as possibilidades...

Agora se não encontrar nenhum vazamento no motor, na vela e nos retentores ai só mesmo a abertura do motor e a medição da circunferência do cilindro restaria como alternativa para detectarmos esta perda de desempenho... Abç e boa sorte Victor

Carlos, agora que falou realmente está ficando oleo no bloco aonde encosta no cilindro... A junta dali eu mesmo que fiz com papel guarnital, talvez a junta seja um pouco falha e esse seja o problema, será??
Abraços!