CDI e bobina novos, mas motor não liga.

gl0007

New member
Boa tarde a todos! Desde a minha última postagem aqui se passou 1 ano e tudo corria bem. No entanto, na última semana peguei uma leve chuva com minha motorizada e ela funcionava tranquilamente, até que eu decidi desligá-la pra abastecer. Depois disso ela não ligava mais, demorou um bom tempo até que eu consegui ligá-la novamente, parei no semáforo e ela desligou. Foi um parto pra ligar novamente. Desde então não consigo fazê-la ligar mais.

Mesmo com tudo vedado, tanto carburador quanto a parte elétrica, decidi por trocar bobina e CDI já que nunca havia trocado. Não sei se existe vida útil pra esses itens, mas tenho o motor há 3 anos, com aproximadamente 15mil km rodados então se alguém puder me esclarecer isso serei grato.

O cilindro e pistão estão ok, a compressão está legal. A vela molha, ou seja, está alimentando.

Fiz o teste da centelha com a bobina nova + cdi novo(pelo fio do cachimbo, sem a vela, sem cachimbo) no cabeçote e não faísca. Alguém pode dar uma ideia do que pode estar acontecendo?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Fez o teste com o cachimbo e vela ? Deu faísca ? Precisa testar com vela. Ela que tem a distância correta entre massa e eletrodo.
Pelo histórico das ocorrências, parece que algum problema foi se agravando com o tempo e por fim, bichou de vez.
Já postei algumas vezes aqui os motivos de falha na ignição ou não pega. Vai novamente :
1- Faltá de gasolina. Filtro de gasolina entupido. Filtro de ar encharcado.
2- Bobina queimada. Devido a chuva (curto elétrico )
3- Cdi queimado. Mesmo motivo da bibina. Veja na foto do meu avatar a posição correta do cdi e o cabo da bobina.
4- Carburador entupido. Gicle entupido e ajuste com mistura muito rica.
5- Cabo de vela rompido. Cachimbo danificado. Vela danificada.

gl0007

New member
Fez o teste com o cachimbo e vela ? Deu faísca ? Precisa testar com vela. Ela que tem a distância correta entre massa e eletrodo.
Pelo histórico das ocorrências, parece que algum problema foi se agravando com o tempo e por fim, bichou de vez.
Já postei algumas vezes aqui os motivos de falha na ignição ou não pega. Vai novamente :
1- Faltá de gasolina. Filtro de gasolina entupido. Filtro de ar encharcado.
2- Bobina queimada. Devido a chuva (curto elétrico )
3- Cdi queimado. Mesmo motivo da bibina. Veja na foto do meu avatar a posição correta do cdi e o cabo da bobina.
4- Carburador entupido. Gicle entupido e ajuste com mistura muito rica.
5- Cabo de vela rompido. Cachimbo danificado. Vela danificada.
Boa tarde Nelson! No dia da postagem eu nao pude testar o motor ligado, mas já que agora o motor está ligando, eu só pude concluir que o cabeçote está sujo e por isso não consigo ver faísca mesmo após instalação da parte elétrica nova. A bobina e cdi antigos foram aposentados.

Com sua experiência com esses motores, tu acredita que uma folga no eixo do virabrequim possa ocasionar a queima da bobina? Pergunto isso pois minha bobina era resinada e os fios estavam muito bem protegidos da chuva. Não faz barulho no motor em funcionamento, mas percebi que a porca do magneto marcou a tampa da bobina.

Uso a motorizada para trabalhar então ainda não pude abrir pra verificar exatamente onde é a folga, se é na carcaça ou na biela/virabrequim.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Avalie se o rolamento não está estragada. Isso pode ocasionar a folga, mas acredito que isso não estaria dificultando ligar o motor.